quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ATENDIMENTO DA GRIPE SUÍNA ADIA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE.

A segunda etapa da campanha vacinação contra poliomielite foi adiada para o dia 19 de setembro, segundo informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde. A ação estava prevista para 22 de agosto. A decisão foi tomada para evitar uma sobrecarga nos postos de saúde, onde a maioria das pessoas com sintomas da gripe suína procura atendimento.

A mudança na data, segundo o ministério, não compromete o efeito protetor da vacina aplicada em 20 de junho, na primeira etapa da campanha. A orientação atende também a pedido de secretarias de Saúde dos Estados mais afetados pela gripe suína.

Até esta quinta-feira 276 pessoas haviam morrido no País infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1), que causa a gripe suína. Os óbitos aconteceram em São Paulo (111), Paraná (58), Rio Grande do Sul (55), Rio de Janeiro (37), Santa Catarina (5), Minas Gerais (4) Paraíba (2), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

A previsão do Ministério da Saúde é que ocorra uma queda gradativa no número de casos da nova gripe, especialmente com o fim do inverno. O órgão ressalta que as crianças que tenham de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.

A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário