terça-feira, 11 de agosto de 2009

DEPUTADO FEDERAL IRAN BARBOSA QUER REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) voltou a defender no plenário da Câmara, nesta terça-feira, 11/08, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem a redução ou qualquer prejuízo nos salários. Em seu pronunciamento, o deputado convocou a classe trabalhadora a participar, massivamente, das manifestações marcadas para sexta-feira, dia 14 de agosto.

As manifestações são organizadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em defesa do emprego, do salário e da luta pela redução da jornada de trabalho. Em Sergipe, os trabalhadores estarão mobilizados, no Calçadão da João Pessoa, em frente ao prédio da Caixa Econômica, a partir das 8h30.

“A redução da jornada de trabalho contribuirá para a geração de emprego e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros”, disse Iran Barbosa.

O deputado é titular da Comissão Especial que analisou a redução da jornada de trabalho sem redução nos salários na Câmara Federal. O relatório final da Comissão, a favor da redução da jornada e aumento no valor da hora-extra normal de 50% para 75% foi aprovado, por unanimidade, no dia 30 de julho.

A redução da jornada de trabalho ainda depende de votação no plenário da Casa. “Faço um apelo para que a redução da jornada seja votada o mais rápido possível”, disse o deputado federal.

A matéria tramita há 14 anos no Congresso Nacional. A expectativa é de que a Proposta de Emenda à Constituição seja votada pelo plenário neste mês.

CONCUT – Na tribuna da Câmara, o deputado Iran Barbosa, também, parabenizou a nova direção da CUT. A nova direção foi eleita na última sexta-feira (7/8), no 10° Congresso da Central Única dos Trabalhadores (Concut). Iran Barbosa destacou a participação dos 28 delegados de Sergipe no Concut e disse que os desafios da classe trabalhadores para o próximo período são muitos.

“Entre eles, destaco a importância de construir um novo modelo de organização sindical, que garanta a liberdade de organização no local de trabalho; a ratificação da Convenção 87 da OIT; o fim do imposto sindical; a intensificação das lutas pela valorização do Salário Mínimo; o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho”, afirmou o deputado.
Fonte: Fax Aju

2 comentários:

  1. Quantos empregos o Sr gera? Sabe quanto custa gerar um emprego hoje? Conhece a carga tributária que incide sobre as empresas? Conhece a margem de lucro da maioria das atividades exercidas por pequenas e médias empresas? Já f^z esse estudo? Se estudar melhor essas questões, talvez possa contribuir verdadeiramente para criação de novos empregos, pois as suas propostas, com certeza, contribuirão para a extinção de muitas empresas.

    ResponderExcluir
  2. Sr Deputado, sou gerente de RH de uma empresa e vi o seu projeto de lei de número 5385/09 e percebi o quanto o Sr é alienado, pois ações como essas leva o trabalhador a pressionar o empregador a demití-lo para que possa levar o FGTS acrescido de multa e mais o seguro desemprego. Essa já é a realidade para os cargos operacionais em todo o Brasil, se um projeto insano como esse passar, as empresas não vão suportar o ônus financeiro e da improdutividade causados por uma rotatividade forçada pelo próprio trabalhador.

    ResponderExcluir