sábado, 8 de agosto de 2009

NOVE CASOS DA NOVA GRIPE SÃO CONFIRMADOS EM SERGIPE.

Até o momento, nove casos da nova gripe já foram confirmados em Sergipe. “Todos já estão fora de perigo, já ficaram isolados em casa, receberam o tratamento adequado e já voltaram à rotina normal. Cerca de 25 casos estão em monitoramento aguardando os resultados dos exames para conclusão. Todos os casos são considerados leves ou brandos”, garante o infectologista Marco Aurélio.

De acordo com o infectologista, o primeiro paciente contraiu o vírus na Argentina, país que visitou recentemente, passando o vírus para três de sua família. “O tratamento é feito durante cinco dias, mas os pacientes continuam por mais uma semana isolados, depois voltam a rotina normal”, explica.

O Ministério da Saúde já lançou recomendação para que as pessoas adiem viagens ao Chile e Argentina. A orientação é principalmente para idosos e crianças com até dois anos de idade além de pessoas com baixa imunidade. De acordo com o ministro, a recomendação foi definida com base em critérios epidemiológicos, uma vez que há grande número de casos da nova gripe no Brasil de pessoas que voltaram de viagem a esses dois países.

"Se o paciente esteve em alguma região de risco ou em contato com alguém que chegou de outro país, sentir os sintomas da doença deve buscar ajuda no Hospital João Alves Filho com urgência e se identificar para receber os atendimentos necessários. Após os exames será possível detectar ou não o possível vírus, caso o resultado seja positivo o paciente vai receber todos os cuidados e vai se isolar até ser curado", garante.

Além destes casos, o alerta sobre os novos possíveis casos da nova gripe ganharam novo foco. “Além de pessoas que estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com alguém que esteve em alguma região, estamos observando casos de gripes fortes, mesmo que não tiveram contato com algum suspeito do vírus. Já foram identificadas pessoas que contraíram a doença sem ter contato com nenhum infectado. Nosso foco agora está também voltado para gripes fortes em idosos, crianças, pessoas com baixa imunidade e doenças crônicas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que embora cause menos mortes do que a gripe comum, a influenza A (H1N1) - gripe suína - representa 60% dos casos de gripe no país. Segundo Temporão, nos próximos dias há uma tendência 'natural' de aumento no número de casos. 'O vírus está se disseminando', disse. Mas, garantiu que o sistema público de saúde está bem preparado, inclusive com estoque adequado de medicamento.

O ministro também explicou que com a disseminação da doença e com a semelhança nos sintomas e no tratamento, a exigência de testes para diferenciar as gripes é desnecessária. 'Esse [exigir o exame] é outro disparate [o primeiro é o uso indiscriminado do medicamento Tamiflu]. Nenhum país está mais fazendo isso. É uma medida irresponsável do ponto de vista de gasto e impossível, do ponto de vista logístico. Só tem uma empresa que fabrica o kit no mundo e ela não tem sequer condições de oferecê-lo a todos os governos.'

Fonte: Emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário