terça-feira, 18 de agosto de 2009

RESOLUÇÃO DA ANVISA RESTRINGE VENDAS EM FARMÁCIAS, COM PRAZO DE 6 MESES PARA ADAPTAÇÃO.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou em coletiva nesta terça novas regras para a venda de produtos de saúde e normas em geral para as famárcias. Os estabelecimentos terão até seis meses para se adaptarem à nova Resolução de Boas Práticas Farmacêuticas (RDC 44/09), que proíbe a venda de produtos que não sejam considerados relacionados à saúde, como chocolates, balas, sandálias, refrigerantes, entre outros.

Segundo a resolução, os medicamentos deverão permanecer "em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento". Também será obrigatório que a farmácia coloque placas com informações destinadas aos consumidores sobre os medicamentos.

No comunicado divulgado à imprensa, somente estão permitidos serem comercializados plantas medicinais, cosméticos, produtos de higiene pessoal, produto de saúde para uso por leigo. Entre os serviços permitidos às fármacias realizarem, estão a medição de pressão arterial e temperatura global, assim como a "perfuração de lóbulo auricular", para colocação de brinco.

"Deverá ser feita com aparelho específico para esse fim e que utilize o brinco como material perfurante. É vedada a utilização de agulhas de aplicação de injeção, agulhas de suturas e outros objetos para a realização da perfuração", diz o informe.

A RDC 44/09 também criou regras para vendas de produtos pela internet e telefone. Somente os estabelecimentos que tenham farmacêuticos durante todo o seu funcionamento poderão comercializar e entregar remédios.

Fonte: Jornal do Brasil

5 comentários:

  1. O presidente da ANVISA; Dirceu Raposo de Mello quer determinar para o POVO brasileiro o que é melhor para eles.... Ém outras palavras quer escolher o que é melhor para você brasileiro!!!
    Quer tirar ou dar na sua mãozinha brasileiro o que ele acha que é bom ou ruim!!! Quer ser o seu PAIZÃO meu amigo!!!
    Além disso ainda ele quer falar por você!! Dizer que você; cidadão brasileiro é de acordo ao que ele acha que é bom e contra ao que ele acha que é RUIM!!!
    Proibir a exibição dos medicamentos que estão fora do balcão, que são de livre comercialização (não possuem tarja vermelha}... Sabe por que??? Por que ele alega brasileiros que você não tem capacidade para escolher medicamentos de venda livre (sem tarja} sozinho!!!
    Por que ele acha brasileiro que você é um incapaz, inutel, um Jeca de 1 classe... rsrsrs
    Haja espaço para colocar tudo que ficava fora para atras de um balcão!!
    Essa Nova Resolução da ANVISA dita o grau do BURRO que está em sua presidencia!!! Burro esse que quer fazer você meu amigo de BURRO também!!!Mais não sejamos radicais como eles... Vamos deixar ele justificar sua nova ideologia ilusionaria a respeito!!!
    Fale presidente da ANVISA Dirceu Raposo de Mello;
    ION...ION...ION...OIN...ION...

    ResponderExcluir
  2. Até parece que essa NOVA resolução da ANVISA vai valorizar a classe dos Farmaceutico!!!
    Aonde!!!!!!!!!!!
    Nós farmaceuticos é que temos que se valorizar...
    E não ESPERAR de um orgão(ANVISA) para nós VALORIZAR!!!
    BANDO DE INUTEIS são os que compõem esses DESVALORIZADOS!!!
    Eu particulamente não PRECISO e JAMAIS ia querer que um orgão fosse o MEU PAIZÃO, ou seja, que me prometece PROTEÇÃO!!!
    Isso é INFANTILIDADE!!!
    - 1º eles começam sendo o PAIZÃO!!!
    - Depois eles começam a se meter e dar ordem para que toda a classe Farmaceutica cumpra, como já estão começando a fazer!!!
    Não seje MARIONETE desse FALSO ORGÃO LEGISLATIVO... Pois pelo que sei o dever deles era apenas de EXECUTAR as LEIS e não de CRIA-lAS!!!!

    ResponderExcluir
  3. A automedicação se faz em maior parte dentro dos Hospitais via Receita medica!!!
    Essa dsculpa para a automedicação é só MIGUE!!!
    Seria muito bom se uma Comissão Interna de Infecção Hospitalar coibisse o uso indiscriminado dos antibióticos...
    Vemos que mesmos os hospitais que possuem essa comissão o abuso dos antibióticos se conservam firmes!! O Socorrão da minha cidade é terrível...
    Levei a minha sobrinha com dor de garganta... E passarem para ela Benzetacil injetável... Acho que para quem quer evitar o uso indiscriminado de antibióticos passaria um de efeito mais moderado!E outra aplicam sem fazer o teste p/saber se é alérgico ao mesmo!
    Queria acrescentar que as Farmácias já são fiscalizadas... E acho que de tantos tipos de órgãos que a fiscalizam tiram cada vez mais a autonomia de um profissional que só serve para tirar DUVIDAS!!!
    A realidade não é essa!!! Salvamos vidas e temos competencia de indicar medicamentos de venda livre, seja ele qual for!! E outra... Não contribuimos para a automedicação e tão pouco uso indiscrimidado de medicamentos...
    Isso acontece pq não tem medicos para completar com o nosso dever de farmaceuticos... E as pessoas preferem se automedicar... E pior!!! Se automedicam sem a nossa orientação farmaceutica!!! Pois nós farmaceuticos não liberamos medicamentos para provocarem intoxicações em ninguém!! Ao contrario... Nós somos contra as intoxicações medicamentosas e coibimos sua difusão por todo o pais!!
    Lembrando que muitas intoxicaçoes medicamentosas são feitas mediante receita medica e dentro do hospital... Com outras palavras; O proprio medico indica medicamentos que levam a intoxicações!

    ResponderExcluir
  4. A desculpa da ANVISA é justificar tudo da RDC 44 c/ esse papo de automedicação!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que um dos grandes problemas é algo que vem de base para tudo!!!
    A EDUCAÇÃO!!! Lembramos que muitos no brasil ainda são analfabetos ou com a escolaridade incompleta do ensino fundamental e medio! Muitas infecções são causadas pela falta de higiene... Ou seja, a pessoa nem se lava direito por falta de conhecimento! Acho que isso é o que chamamos de medicina PREVENTIVA... Acabar com o foco {causa} da infecção... Isso diminuaria o uso de antibioticos em toda a federação, pois sem infecção não necessitariamos de antibioticos!
    EDUCAR O POVO é necessario!!!

    ResponderExcluir