O clima festivo do Carnaval já invadiu a capital sergipana. Uma amostra disso foi o desfile de blocos que, nos dias 10, 11 e 12, coloriu as ruas da cidade. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), vários bairros puderam curtir, antecipadamente, a folia de Momo. No último fim de semana, a festa foi comandada pelos blocos Carro Quebrado, Galo do Augusto Franco, Piriguetes do Grageru, Amigos do Jessé, Papada, Os Ligeiros, Mamãe Quero Beber, As Favoritas, Amigos Coisa e Tal e Rega Bofe.
Carro Quebrado
Pelo sétimo ano consecutivo, o tradicional Carro Quebrado abriu oficialmente os festejos carnavalescos de Aracaju. Realizado pela comunidade do Bairro São José, nos dias 10 e 11, o bloco agitou a Zona Sul da capital sergipana. Na ocasião, o grupo Los Guaranis, com 48 anos de existência, e Medeiros e Sua Orquestra, com 52 anos de estrada, comandaram a folia.
"A nossa associação realiza projetos culturais e sociais com a comunidade do São José. Este ano, oito bonecos circularam entre os foliões, além de muito samba e frevo que fizeram a festa de quem passou pelo local. O carnaval antecipado que fazemos é uma proposta muito boa para animar o folião e já se prepará-lo para o que vem por aí", comentou Érico Melo, presidente da Confraria do Carro Quebrado.
Galo do Augusto Franco
Resgatar os antigos carnavais de rua é uma das propostas do Galo do Augusto Franco, que há três anos faz a festa pelas ruas do conjunto Augusto Franco. Nesta terceira edição, que aconteceu nos dias 10 e 11, o bloco apresentou a sua rainha, a sergipana Fabrícia, e também circulou acompanhado de Adalberto e Leonarda, Rei Momo e Rainha do Carnaval de Aracaju, coroados no último dia dois de fevereiro, durante o Baile da Cidade 2012. A animação do Galo ficou por conta das bandas Kafungada, Simples e Bacana, além de um galo de quatro metros feito pelo artista Ancelmo Seixas.
De acordo com Max Prejuízo, organizador do Galo do Augusto Franco, o bloco faz referência e homenagem ao famoso Galo da Madrugada, que desfila durante o carnaval na cidade de Recife, em Pernambuco. "O nosso Galo desfila há três anos pelas ruas do bairro, levando animação e contagiando a todos que passam pelo local. Sem dúvida, em nosso bloco, a diversão é garantida", diz Max.
Apoio
Apoiando os blocos de rua de Aracaju, a PMA procura resgatar carnavais tradicionais da capital, promovendo e disseminando a cultura momesca para todas as gerações de foliões sergipanos. Segundo o coordenador de Patrimônio Cultural da Funcaju, Geraldo Krauss, é de extrema importância colaborar com esse tipo de manifestação. "O Carnaval é uma festa que faz parte do calendário nacional, movimentando todo o país em uma única energia. E a Prefeitura de Aracaju dá total apoio aos carnavais de rua da cidade. Essa é uma festa que atinge todos os bairros e, consequentemente, toda a população aracajuana, resgatando os antigos carnavais locais e proporcionando a todos uma festa tranquila e bonita", destaca Geraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário