quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

IRAN ALERTA: CHEGA À CÂMARA PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO QUE MUDA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS.


A preocupação que vinha rondando os educadores de Aracaju nos últimos dias, em meio às sessões extraordinárias da Câmara Municipal, em relação à possibilidade da vinda, para votação, de projeto propondo mudanças numa conquista histórica da categoria e dos aracajuanos, a gestão democrática, concretizou-se.
Nesta terça-feira, 05/2, ao fim da última das três sessões em que foram aprovados os 11 projetos do Poder Executivo, com uma única emenda da oposição sendo acatada, veio uma nova convocação de sessão extraordinária para a quinta-feira, 07/2, às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, para apreciação do Projeto de Lei Complementar que "Dispõe sobre a Gestão Democrática das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino".
Pressa em aprovar
A bancada do governo queria apreciar o projeto já na quarta-feira. O vereador e professor Iran Barbosa, PT, questionou a urgência para se tratar tão rapidamente de uma proposta complexa e que exige um debate aprofundado com a sociedade, como é a gestão democrática, e solicitou que o tema fosse debatido no retorno efetivo dos trabalhos do legislativo municipal, no próximo dia 19/2, mas foi voto vencido. Na pressa de votar o projeto, no máximo, a presidência da mesa diretora encaminhou o debate para a quinta-feira.
"Vejo com muita preocupação a forma como chega este projeto e a pressa com que querem votá-lo. Entendo que este é um debate que não pode ser feito de forma atropelada. Temos um modelo já consolidado de gestão democrática no município de Aracaju que precisa ser considerado. O projeto que propõe alterações a esse modelo acaba de chegar. Vamos estudá-lo, dialogar com o nosso sindicato, o SINDIPEMA, para ver a forma de defesa dessa conquista histórica do povo de Aracaju e do magistério municipal", ressaltou Iran Barbosa.
O vereador petista, que também é professor da rede municipal da Capital, aproveitou para destacar a importância da participação da categoria nas galerias da Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 07, a partir das 9 horas, para acompanhar as discussões e possível votação do projeto. Iran defendeu junto à mesa diretora que a professora Vera Oliveira, presidenta do Sindipema, deveria ter oportunidade de se manifestar quanto ao conteúdo do projeto. O presidente Vinícius Porto (DEM) autorizou que o Vereador formulasse o convite à professora para ocupar a tribuna na quinta-feira.
"A categoria precisa estar mobilizada para acompanhar, porque, sem dúvida, teremos desdobramentos em relação ao funcionamento da gestão democrática na rede municipal de Aracaju. E pelo que vimos nas votações dos últimos três dias, quando praticamente nenhuma contribuição da oposição que visava melhorar projetos eivados de equívocos foi acatada, podemos esperar muitas dificuldades, porque o que veio do Executivo foi aprovado de qualquer forma", disse.
Assim que recebeu cópia da Mensagem e do Projeto de Lei complementar, o Vereador Iran Barbosa entrou em contato com a presidenta do Sindipema, professora Vera Oliveira, e lhe entregou, pessoalmente, na sede do sindicato, os documentos, informando da negociação em torno da sua participação na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, que ocorrerá na Assembleia Legislativa, na próxima quinta-feira, 07/2, a partir da 9 horas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário