quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

JAILTON DIZ QUE PROJETO DE LEI DA GESTÃO DEMOCRÁTICA É NECESSÁRIO.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Jailton Santana (PSC), usou a Tribuna durante Sessão na tarde desta quinta-feira, 7/2, para falar sobre o Projeto de Lei (PL) 4/2013, de autoria do Poder Executivo e que trata sobre a Gestão Democrática das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. De acordo com o vereador, é necessária uma mudança porque o atual modelo é ineficiente.

Jailton lembra que ficou preocupado ao tomar conhecimento do PL. “Ouvi coisas de pessoas que nem tinham lido o projeto, mas que falavam que ele era um enredo de maldades para os professores e a comunidade”, revelou. Segundo o parlamentar a gestão democrática de hoje, dá sinais claros, que não funciona.

“A secretária da Educação, Márcia Valéria Lira, expôs os terríveis resultados da avaliação da Educação da capital. Aracaju recebeu nota três no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [IDEB]. Não podemos deixar de lado esses resultados para discutir a gestão democrática. Este modelo não faz bem aos nossos alunos, nossas crianças”, frisou.

O vereador destacou, ainda, que é inadmissível a qualidade da Educação aracajuana. “Não é possível que de cada 100 alunos da quinta série, apenas 23 saibam interpretar um texto. De cada 100, oito tem aprovação em matemática, não sabem fazer uma conta simples. Eu vou criticar os professores? Não, isso é culpa do modelo de gestão imposta no país”, disse.

Jailton fez um apelo aos governos Federal, Estadual e Municipal no sentido de que possam valorizar os professores. “Essa categoria faz muito por cada um de nós”, ressalta. O vereador disse ainda que não teria coragem de matricular um dos seus filhos em uma escola pública. “Faço questão de mantê-los em escola privada porque a qualidade do ensino público é uma vergonha”, afirmou.

O vereador disse que não consegue entender o atual modelo. De acordo com ele, existem escolas que possuem recursos nos cofres, mas não conseguem utilizá-los. “Tudo isso graças a esses conselhos que prejudicam o andamento da Educação”, destacou. Jailton afirmou que a gestão democrática não será afetada. “Vamos regulamentar um sistema para permitir um avanço na qualidade do ensino”, refutou.

Jailton lembrou, ainda, que na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), alguns professores o procuraram porque a Prefeitura iria fechar uma das mais tradicionais escolas da capital. “A administração passada fechou a escola Rotary. Os professores procuraram o sindicato, a secretaria e o prefeito e todos disseram não. Nunca vi valorizar o ensino fechando escolas”, disse.

Em aparte, o vice-líder do prefeito na Casa, Renilson Félix (DEM), disse que nunca tinha visto a oposição acuada com o processo de Gestão Democrática. “Por que eles estão assim? Porque não tem o que falar. Contra fatos não há argumentos. O atual modelo está na UTI, nos últimos momentos. A educação de Aracaju é a pior do país”, afirmou.

Renilson destacou, ainda, que a oposição não queria apresentar emendas ao PL porque sabem que o texto vai trazer benefícios ao povo de Aracaju. “Eles não querem fazer isso porque sabem que o projeto é bom e que vai mudar a história da educação na cidade”, assegurou.

Também em aparte, o vereador Iran Barbosa (PT) afirmou que não iria apresentar emendas por não acreditar na matéria. “Não apresentarei porque estou convencido de que esse Projeto acaba sim com a gestão democrática”, frisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário