quinta-feira, 26 de março de 2015

BATALHÃO DE CHOQUE CONCLUI O I CURSO DE CONDUTOR DE CÃES POLICIAIS.




O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizou, entre os dias 09 e 20 de março, o I Curso de Condutor de Cães Policiais. O objetivo foi capacitar policiais militares a atuarem no policiamento ostensivo com a utilização de cães, aplicando técnicas modernas para o emprego dos animais no combate à criminalidade. O curso teve a participação de 12 integrantes da PMSE.

As instruções, de cunho teórico e prático, foram repassadas ao longo de 90 horas pelo 2º tenente Jean Lima Carvalho, subcomandante da Companhia de Policiamento com Cães do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, um dos maiores especialistas no assunto na atualidade. O oficial aproveitou para ressaltar a importância da preparação continuada do profissional de segurança pública, tendo em vista o aprimoramento diário dos serviços prestados.

“O que venho a fornecer aos policiais do Canil da PM de Sergipe é um treinamento eficaz, com amparo legal de que o cão é uma ferramenta a mais, tanto para a segurança do policial quanto da própria sociedade e esta só tem a ganhar com a prestação de um serviço mais qualificado, técnico e pautado nos limites da lei”, salientou o tenente Jean.

O capitão Moisés Moraes de Souza, comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Choque de Sergipe (Canil) e aluno do curso, elogiou as técnicas aplicadas pelo adestrador sênior e destacou a importância do intercâmbio entre as instituições có-irmãs. “Essa troca de experiências é saudável e permite o aprimoramento da modalidade de policiamento com cães. A gente sempre diz que o adestrador deve ter muita criatividade e ser humilde. Se ele não consegue ter acertos, ele vai perguntar. E essa busca de conhecimento no Rio Grande do Norte foi fundamental para a manutenção do nosso trabalho aqui em Sergipe”, destacou.

O oficial da PMSE lembrou que o animal empregado na atividade policial torna-se mais um membro da equipe e, por isso, precisa de um treinamento diferenciado em relação aos cães domésticos. “O cão, quando empregado no serviço policial, ele é mais um policial. O cão é dotado de sentidos muitos mais apurados que o ser humano. Consegue ouvir melhor que o homem, sentir os odores de quem está à volta. Ele lê tudo isso, então, é uma ferramenta a mais, um policial a mais. É assim que nós vemos os cães”, acrescentou o capitão Moraes.

Motivado pela responsabilidade e compromisso com a sociedade sergipana, o cabo Mário César Lima Brandão, lotado no Pelotão Especial de Policiamento em área de Caatinga (PEPAC), também participou das instruções e discorreu sobre a experiência. “Há um plano de descentralização do Canil e o PEPAC pode ser uma nova extensão do Canil no interior sergipano, com o emprego de cães de faro, proteção e guarda. Como o cão é treinado para atividades policiais, toda a sociedade ganha na contenção de crimes como o tráfico de drogas, com aumento da apreensão de substâncias entorpecentes ilícitas”, declarou o policial.

Cabo Brandão elogiou o trabalho do tenente Jean, bem como a iniciativa da Polícia Militar de Sergipe em promover a atualização profissional dos militares. “Somos gratos à Polícia Militar do Rio Grande do Norte por nos enviar um dos maiores conhecedores das técnicas de adestramento, especialista com respaldo nessa seara do conhecimento, aos comandantes do Batalhão de Choque e da Polícia Militar de Sergipe, que demonstram o compromisso da Corporação com seus profissionais e com a segurança dos cidadãos sergipanos”, evidenciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário