quarta-feira, 5 de agosto de 2009

29 PESSOAS JÁ CONTRAÍRAM MENINGITE EM SERGIPE.

Encontro discute as causas da doença e a eficiência do diagnóstico

A meningite é o foco das discussões de uma reunião que acontece durante toda esta terça-feira, 4, no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O objetivo do encontro é aumentar o conhecimento sobre os agentes causadores da doença para melhorar o diagnóstico laboratorial e conseqüentemente o tratamento do doente.

Só este ano já foram contabilizados 29 casos de meningite em Sergipe e cinco óbitos pela doença. De acordo com a enfermeira Acácia Perolina Setton, responsável técnica pela área de Meningites da Vigilância Epidemiológica da Secretária de Estado da Saúde (SES) esta é uma doença que afeta pessoas de todas as faixas etárias.

“Quando detectar os sintomas a pessoa deve procurar logo uma unidade de saúde”, ressalta. Febre, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez de nuca, sinais de irritação das meninges, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas que indicam a presença da doença.

Acácia explica que no período chuvoso é quando há maior incidência de casos de meningite. No entanto, alerta para alguns cuidados que podem evitar o contágio. “É importante evitar aglomerações e ambientes fechados”, explica.

O encontro que prossegue na tarde desta terça-feira, 4, reúne coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos municípios, representantes da rede de assistência hospitalar pública e privada, do laboratório do HUSE e do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Além disso, técnicos do Ministério da Saúde (MS) também marcam presença.

Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário