segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DEPARTAMENTO DE GRUPOS VULNERÁVEIS PRESTARÁ SERVIÇOS DE FORMA INTINERANTE.

A unidade levará serviços a vários lugares / Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), lançou nesta segunda-feira, 10, o projeto ‘DAGV Itinerante: Justiça e Segurança Cidadãs Acessível a Todos’. A idéia, que é uma iniciativa inédita no Brasil, tem como objetivo principal potencializar a capacidade do cidadão envolvido ou conhecedor de um conflito, de atuar positivamente na prevenção e erradicação das mais variadas formas de expressão e violência.

Além disso, a iniciativa irá possibilitar a conscientização da comunidade acerca das várias formas de violência e vai potencializar das ofertas de serviços oferecidos pela política de segurança pública por meio do DAGV e das Delegacias da Mulher (DEAMs).

O superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, comentou sobre a importância do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). “A própria Secretaria Nacional de Segurança Pública tem o DAGV como modelo a ser copiado e implementado por outros Estados. E por entender a importância do trabalho desenvolvido por esta unidade especializada estamos lançando este projeto que, através de uma unidade móvel levará, o serviço de excelência para localidades que não contam ainda com os atendimentos voltados aos grupos vulneráveis”, explicou Batista.

A metodologia a ser aplicada passa num primeiro momento pelo esclarecimento e conscientização das mais variadas expressões de violência. Através de palestras e audiências de mediação as Delegacias da Mulher farão a divulgação do projeto nas comunidades, informando os dias e o horário das palestras que serão proferidas posteriormente pelos profissionais do DAGV.

“Num primeiro momento nós selecionamos as cidades onde já possuem um atendimento a mulher. Com o ônibus adaptado vamos poder atender todos os cidadãos em situação de conflito. Atenderemos todos os crimes de menor potencial, possibilitando o diálogo entre as partes envolvidas”, esclareceu a diretora do DAGV, delegada Georlize Teles.

Durante as atividades, serão abordados temas como violência doméstica, lei de proteção dos grupos vulneráveis, ações desenvolvidas pelo DAGV, entre outros temas inerentes a violência sofrida pelos grupos vulneráveis. Também serão distribuídos panfletos, adesivos com números de emergência e exibição de filmes e documentários. Na oportunidade, será empregado um ônibus equipado com toda a estrutura, dando conforto aos sergipanos e servidores da SSP.

Cronograma

O projeto terá seu ponta-pé inicial no dia 14 de agosto e se estenderá até o dia 18 de dezembro no cronograma a ser cumprido em 2009. A população do conjunto João Alves, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, será a primeira comunidade beneficiada pelo projeto. Seguindo o cronograma o Conjunto Fernando Collor, ainda em Socorro, será a próxima parada dos profissionais envolvidos com a idéia.

No mês de setembro, a população dos municípios de Estância e Itabaiana serão contempladas com o projeto. Em outubro será a vez dos cidadãos de Lagarto e do bairro Santos Dumont, em Aracaju, a serem beneficiados. No mês de novembro a caravana do DAGV vai até os bairros Santa Maria, Industrial e Coroa do Meio. Finalizando, o projeto encerra o exercício 2009 no bairro América.

As atividades desenvolvidas pelo projeto em cada comunidade terão a duração de cinco dias. Iniciando sempre nas segundas-feiras com as audiências de mediação de conflitos e atendimento que se estenderão até a quinta-feira. Nas sextas-feiras serão realizadas as palestras sobre violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário