Em audiência com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, nesta quinta, 9, em Brasília, o governador Marcelo Déda tratou da agilização de convênios e da capacitação de novos projetos. No primeiro grupo estão os convênios cujas parcelas ainda não foram liberadas. No segundo, novos projetos objetivando a captação de recursos para parcerias em 2012.
Assessorado pela secretária estadual de Cultura, Eloisa Galdino, o governador apresentou um detalhado esboço do investimento que o Estado realiza no setor. A ministra, que garantiu agilidade às demandas sergipanas, determinou a sua equipe que repassasse todas as informações à secretária Galdino necessárias ao rápido encaminhamento dos projetos.
Mais Cultura
Entre os convênios já firmados, o Teatro Atheneu foi um dos primeiros abordados pelo governador. Déda solicitou a liberação da última parcela do convênio que garantiu a reforma do teatro. Outro projeto relevante, o Mais Cultura, prevê a readequação do plano de trabalho para a reforma de 16 bibliotecas, além do repasse dos kits para o Cine Mais Cultura.
O governador abordou, ainda, a reforma do Espaço Cultural Gonzagão, no Bairro Augusto Franco, e do Cine Vitória, na Rua do Turista, ambos em Aracaju. Neste último, o projeto prevê a compra de equipamentos para montagem de um cinema popular no centro da cidade.
Depois de elencar os investimentos em cultura de sua gestão, reforçando a prioridade do setor para o governo de Sergipe, o governador expôs à ministra novos projetos. Entre eles, o Orquestra Jovem, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), de formação musical de jovens, e a recuperação de unidades culturais, como o Arquivo Público de Sergipe e o Museu de Arte Sacra de Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário