segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SERVIDORES E JUIZES FARÃO ATO EM DEFESA DO JUDICIÁRIO.

Em Sergipe, servidores e juízes organizarão ato em defesa da autonomia do Poder Judiciário

Nesta terça (16), a partir das 9 horas, servidores e juízes organizarão ato, em frente à Justiça Federal, para cobrar autonomia do Poder Judiciário .

No final de agosto, a categoria dos servidores do Poder Judiciário Federal intensificou a mobilização da campanha salarial de 2014, em prol da recomposição salarial que seria materializada com a aprovação no orçamento geral da União, de rubrica específica nos gastos do Poder Judiciário, de forma a superar os nove anos de perdas salariais.

Mais uma vez, a representante do Executivo Federal – Presidente Dilma Roussef -  promoveu um corte nos orçamentos do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU), ferindo a autonomia do Poder Judiciário e prejudicando qualquer tipo de aumento salarial para os servidores no exercício de 2015.

Essa ação da Presidente Dilma Roussef provocou a construção de duas frentes de luta que se convergem. A primeira trata-se de uma ação no Supremo Tribunal Federal contra os cortes realizados no orçamento do Judiciário, pedindo que seja suspensa a tramitação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 no Congresso Nacional até que o Executivo encaminhe projeto que contemple as propostas enviadas pelos presidentes dos Tribunais Superiores e pelo Procurador-Geral da República.

A segunda está, exatamente, na capacidade de mobilização da categoria e na realização de atos públicos no sentido de cobrar dos gestores do Judiciário uma posição firme em defesa da autonomia deste Poder, ao mesmo tempo em que denuncia publicamente a posição intransigente do Governo Federal de não reconhecer a política de desvalorização salarial que os servidores do Judiciário Federal vem passando e a necessidade de uma valorização profissional.

Em Sergipe os servidores do Poder Judiciário Federal e os Juízes  da  Justiça Federal – que já se encontram paralisados – organizaram um ato na frente da Justiça Federal a partir das 9h da manhã, com o objetivo de intensificar a luta pela garantia da recomposição salarial na LOA DE 2015 e a defesa da autonomia para o Poder Judiciário.

Para José Pacheco, diretor do SINDJUF/SE, esse atual cenário exige uma maior mobilização da categoria.

“A postura do governo federal em cortar os gastos do Judiciário traz à tona um debate importante; a defesa pela autonomia do Poder Judiciário. Esta postura arrogante do Executivo, levou inclusive os juízes federais no Estado a paralisarem o trabalho por uma semana. Precisamos juntos, servidores e magistrados, cobrar dos gestores da cúpula do Judiciário que defendam essa independência e defendam até o fim a recomposição dos salários”, afirma Pacheco.

Fonte:  Agência Voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário