segunda-feira, 4 de novembro de 2013

JACKSON BARRETO E MDA ENTREGAM CAÇAMBAS A MUNICÍPIOS SERGIPANOS.

Um ato que consolida a parceria exitosa entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), oferecendo estrutura logística para que os municípios sergipanos possam realizar manutenção de estradas vicinais e obras de recuperação dos sistemas de retenção de água (barragens e aguadas) para enfrentamento da seca. Esta é a síntese que pode definir o ato realizado pelo governador em exercício, Jackson Barreto, e o delegado do MDA em Sergipe, Adailton dos Santos, que promoveram a entrega de 26 caçambas a municípios sergipanos. O ato ocorreu no Parque João Cleophas, no final da manhã desta segunda-feira, 4.

As caçambas representam um investimento de R$ 6,4 milhões e estão inseridas no âmbito da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Equipamentos) com foco na restruturação produtiva dos agricultores familiares dos municípios sergipanos. “Além destas caçambas já foram entregues retroescavadeiras, motoniveladoras e ainda serão entregues caminhões-pipa, o que permitirá que nossos municípios estejam estruturados para enfrentar a seca e outras adversidades, melhor servindo aos seus munícipes, além de manter suas estradas vicinais em bom estado”, destacou o governador, referindo-se a outras máquinas já entregues.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios hoje em dia e como é difícil conviver com as diversas demandas sem contar com equipamentos como esses. Essa é uma política exitosa do Governo Federal que tem a participação dos estados, já que houve uma discussão com todos os governadores do semiárido. O que se quer é dotar esses municípios de infraestrutura para que eles se preparem para dar uma melhor resposta no período da seca”, complementou o governador em exercício, após realizar a entrega simbólica das chaves dos veículos à prefeita de Arauá, Ana Helena Costa, e aos demais prefeitos, ao lado do senador Antônio Carlos Valadares, do delegado do MDA, Adailton dos Santos, e do secretário de Estado da Agricultura e Planejamento, Orçamento e Gestão, José Macêdo Sobral.

Contemplados

Os municípios contemplados foram:   

Arauá, Aquidabã, Amparo do São Francisco, Boquim, Canindé do São Francisco,  Carira, Capela,  Frei Paulo,  Gararu, Graccho Cardoso, Itabaianinha, Itabi, Indiaroba, Feira Nova,  Lagarto,  Moita Bonita, Simão Dias, São Domingos,  Propriá, Riachão do Dantas, Nossa Senhores das Dores, Monte Alegre, Salgado, Nossa Senhora Aparecida,  Macambira e Telha.

De acordo com o secretário José Sobral, apesar das chuvas ocasionais, a partir do mês de outubro é o período onde se inicia a estiagem na área de Sergipe, Alagoas e o Norte da Bahia. “Por isso é fundamental que estes equipamentos sejam entregues neste momento, permitindo que se façam alguns trabalhos consolidando a preparação dessas áreas para o período da seca. Uma caçamba, uma pá carregadeira e uma motoniveladora permite ampliar, principalmente, a capacidade de reserva hídrica de pequenas barragens, tanques, açudes e outros reservatórios, retirando sedimentos, melhorando rodovias de acesso e criando uma infraestrutura rural que permita o escoamento da produção”, contextualizou o secretário.

Já o delegado do MDA, Adailton dos Santos destacou a ação sincronizada com o Governo do Estado como elemento potencializador da eficácia da iniciativa. “Aqui contamos com um apoio decisivo do Governo do Estado para que concretizássemos mais uma entrega ainda esse ano. O governador tem trabalhado para que façamos mais uma entrega de caminhões-pipa até dezembro, oferecendo todo um aporte de infraestrutura e apoio operacional e interesse em beneficiar a estrutura dos municípios”, mencionou o delegado, ao relembrar que as máquinas são voltadas, sobretudo, aos municípios com menos de 50 mil habitantes e que estejam sob a vigência de decreto de situação de emergência.

Visão Social

Para o prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva, que falou em nome dos demais prefeitos, é importante notar o ímpeto do governador em exercício de não se ater a questões e critérios políticos na distribuição destes equipamentos. “O governador demonstra a sua compreensão sobre a situação dos prefeitos sergipanos e dá um exemplo ao não adiantar questões políticas. Aqui estão prefeitos de diversas agremiações partidárias contrárias e favoráveis ao projeto da atual administração, mas todos sendo tratados com dignidade e recebendo esses benefícios tão importantes para a população. Para nós, em Canindé, esses equipamentos representam uma grande vantagem já que temos 380 quilômetros de estradas vicinais para manter, além de um grande número de barragens e açudes que necessitam de manutenção. Queremos continuar também contando com o apoio e o prestígio político do governador e dos integrantes da bancada sergipana em Brasília para liberarmos emendas e recursos em prol do sofrido povo do Sertão sergipano”, associou o prefeito.

Participaram do ato o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal José Almeida Lima, os deputados estaduais João Daniel e Garibalde Mendonça, o superintendente do Incra em Sergipe, Leonardo Góes, o presidente da Federação da Agricultura de Sergipe, Eduardo Sobral, dentre outras autoridades, representantes de instituições e integrantes da administração estadual.

Histórico 

Desde 2012, somando-se as máquinas hoje disponibilizadas, o MDA entregou 179 máquinas agrícolas a municípios sergipanos. 70 retroescavadeiras, 51 motoniveladoras, 42 caçambas, 08 caminhões pipa e 08 pás carregadeiras, num investimento superior a R$ 42 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário