segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SUZANA PEDE QUE ASSEMBLÉIA SE SOME À PREFEITURA DE ARACAJU PELA MANUTENÇÃO DA ZONA DE EXPANSÃO.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, durante o pequeno expediente da sessão desta segunda-feira, dia 4, a deputada Susana Azevedo (PSC) declarou que a notícia sobre a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), em Recife, sobre a Zona de Expansão de Aracaju, deixou a população daquela comunidade revoltada. Segundo ela, o juiz federal decidiu que a área da Zona de Expansão, que compreende o Mosqueiro, Robalo, Terra Dura, Gameleira, Areia Branco, entre outros, deve integrar o município de São Cristóvão.

“Com isso se criou uma revolta muito grande das pessoas que moram naquela localidade e hoje o serviço de Aracaju já é precário, já deixa a desejar e aquela comunidade sofre muito com a falta de médicos, de um transporte mais rápido e em vários outros setores, porque é uma zona rural e quando a gente vê a decisão de um juiz federal para que aquela área seja integrada a São Cristóvão, é um sofrimento em dobro”, declarou Susana Azevedo.

A deputada disse em seu pronunciamento que o município de São Cristóvão não dá conta dos povoados que existem na cidade. “São Cristóvão hoje é, realmente, deficiente em todas as suas áreas, na educação, na saúde, no transporte, na limpeza pública. Acredito que ele ainda não tem nem capacidade para receber só a Terra Dura, que tem em torno de 70 mil pessoas morando naquela região, fora as outras localidades”, disse.

Somação

Susana Azevedo propôs que a Assembleia criasse uma comissão de deputados, para junto com a Prefeitura de Aracaju fizesse reunião com os moradores, se for preciso retomar o plebiscito, solicitar audiência com o prefeito João Alves Filho, para tomar as medidas cabíveis, caso ainda caiba recurso nesse processo. A deputada disse que já ouviu declarações da Assessoria Jurídica da Prefeitura de São Cristóvão para que haja entendimentos com a Prefeitura de Aracaju para que aos poucos os povoados da zona de expansão sejam repassados a São Cristóvão.

“O que queremos é que esta Casa, que é a casa do povo, caixa de ressonância de quem está sofrendo com essas medidas, possa fazer alguma coisa e junto com a Prefeitura de Aracaju possamos procurar uma solução que não venha desagradar toda aquela comunidade”, disse. Susana lembrou que a Zona de Expansão foi tema da última campanha e ficou claro que a população não queria que ela fosse transferida para São Cristóvão.

Após o pronunciamento da deputada Susana Azevedo, a presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), informou que esta decisão ainda cabe recurso e que ela, diversas vezes, foi a Brasília (DF) com o prefeito de Aracaju, João Alves filho, para tratar dessa questão. Ela explicou que tem uma legislação tramitando no Congresso Nacional. A deputada disse que o prefeito de Aracaju a convidou para uma reunião para discutir uma outra alternativa para ver como barrar isso, “porque não tem sentido algum. Todos os equipamentos estão em Aracaju”, declarou. Ela convidou a deputada Susana Azevedo para acompanhá-la nessa reunião, assim como outros deputados interessados. Já estamos marcando para juntos encontrarmos uma alternativa para resolver esse questionamento”, informou.

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) mais uma vez usou a palavra para deixar claro que essa decisão do TRF sobre a Zona de Expansão é de agosto e a Prefeitura de Aracaju, através da Procuradoria, já recorreu e agora o caso está no Superior Tribunal de Justiça. “Conversei com o vice-prefeito, José Carlos Machado, e marcamos uma reunião para essa questão. Queremos deixar claro que, depois de todo aquele processo, que vem de anos, foi que a Assembleia tomou uma posição baseada em estudos técnicos feitos pelo IBGE que mostram que essas áreas sempre pertenceram a Aracaju”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário