sexta-feira, 26 de março de 2010

MUTIRÃO D ELIMPEZA CONTRA A DENGUE ACONTECE NESTE SÁBADO NO BAIRRO CIDADE NOVA.

A partir das 8 horas deste sábado, dia 26, acontece o Mutirão de Limpeza Contra a Dengue no bairro Cidade Nova. A mobilização será aberta com uma grande caminhada, começando na Praça Juiz Manoel Barbosa de Souza e terminando na Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano. Os participantes vão percorrer as ruas Carlos Menezes, São Vicente, Laudelino Freire, Artur Fortes, avenida Sanatório, Sete de Setembro e Santa Terezinha.

O mutirão é uma estratégia criada pela Prefeitura Municipal de Aracaju para ampliar as ações de combate e mobilização social contra a dengue. A ação foi lançada no último dia 13 de março e é mais uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, as atividades visam a fortalecer a força-tarefa e integram o Plano de Enfrentamento à Dengue. "A PMA trabalha cotidianamente para prevenir e combater a doença, mas nesta época do ano o trabalho deve ser reforçado. As chuvas constantes e o calor intenso ajudam na proliferação do mosquito Aedes Aegypti", reforça o secretário.

Equipe

Para a ação deste sábado, a SMS vai mobilizar 150 agentes de endemias e 50 agentes comunitários. A secretaria vai fornecer ainda suporte com carros de apoio. Gerentes e coordenadores da Rede de Atenção Básica (REAB) estarão presentes para acompanhar os trabalhos.


A Emsurb vai disponibilizar 120 agentes de limpeza, 14 caçambas, uma máquina retroescavadeira, dois caminhões-carroceria e um caminhão compactador, além de carro de som para anunciar o bota-fora, estratégia que divulga a passagem do mutirão pelo bairro e chama as pessoas a realizar a limpeza de suas casas e colocar o entulho nas portas para que seja recolhido.

Visitas

Além do bota-fora e da caminhada, os agentes comunitários e de endemias intensificarão as visitas domiciliares para orientar os moradores sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito da dengue, realizando ainda a identificação e a eliminação de possíveis focos da doença. Os agentes de Emsurb farão o recolhimento do lixo e limpeza de terrenos baldios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário