sábado, 6 de março de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU AMPLIA CAPACIDADE DE RESPOSTA DO SAMU.

Foto:  Alejandro Zambrana

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem melhorado progressivamente a qualidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) através de investimentos em veículos, qualificação profissional e equipamentos. Os esforços têm resultado na ampliação da capacidade de resposta. No ano passado, foram 30.586 atendimentos, uma média de 83 por dia.

Desse total, 25.235 casos foram atendidos por Unidades de Suporte Básico (USB), específicas para situações de menor gravidade; e 4.990 por Unidades de Suporte Avançado (USA), preparadas para atender casos mais graves. Somente em eventos realizados na capital, o Samu realizou 361 atendimentos.

De acordo com a coordenadora do Samu Municipal, Waneska Barboza, houve uma diminuição considerável no número de atendimentos em comparação com o ano de 2008. Isso aconteceu, principalmente, devido ao trabalho de orientação feito junto aos pacientes que realizam as ligações.

"Como o médico regulador tem a prerrogativa de decidir quanto ao risco do paciente, muitas das vezes a ligação termina em uma orientação, uma solicitação para que o paciente se encaminhe à unidade de saúde, reduzindo, dessa forma, deslocamentos de ambulâncias para casos em que não há uma situação de risco iminente", informa Waneska.

Frota

Em qualquer dia e horário, chegar ao local do acidente o mais rápido possível é uma prioridade para o Samu, já que a rapidez no deslocamento é essencial para o resgate das vítimas. Esse trabalho só tem sido eficaz pela preocupação da PMA em manter as ambulâncias funcionando a contento.


Atualmente, o serviço conta com sete USBs e duas USAs. A previsão é que esse número aumente consideravelmente em 2010. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comprou mais três unidades básicas, que estão em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde (MS). Com a autorização do MS, os veículos reforçarão a rotina de trabalho do Samu.

Ainda no ano passado, a SMS encaminhou o projeto de criação de uma base descentralizada na Zona de Expansão. "O projeto já foi aprovado. As novas ambulâncias deverão chegar em breve: uma USA e outra USB. Com isso, nós ampliaremos de forma significativa a atuação do Samu Aracaju, minimizando o tempo de regaste dos pacientes que ligam para o 192", diz Waneska Barboza, lembrando que a capital sergipana aguarda também a chegada de uma USA materno-infantil, que faz parte de um projeto do MS para reduzir a mortalidade.

Com um trabalho intenso dia e noite, é natural que as viaturas passem por desgastes. Por conta disso, a PMA mantém um calendário de reparos mecânicos. "A expectativa é que até o fim de abril nós recebamos do MS quatro outras viaturas básicas para substituir as mais antigas", complementa Waneska.

Equipamentos

O Samu Aracaju dispõe de todos os equipamentos necessários para o resgate, de acordo com o que determina a Portaria 2048/GM do MS e as normas da Vigilância Sanitária. A depender do tipo de viatura, existem equipamentos específicos disponíveis para as equipes de resgate.

No caso de uma USB, os profissionais contam com uma mochila de primeiros socorros para facilitar o trabalho de cuidado com a vítima em solo. "Por isso tem gente que chega na unidade básica e acha que não tem nada. Mas ela tem tudo o que é necessário para o atendimento que lhe cabe", afirma a coordenadora do Samu.

Já a USA é uma verdadeira UTI Móvel. Lá o paciente encontra equipamentos como desfibrilador, monitor e respirador, além da mochila com material de atendimento em solo.

Treinamentos

A escala de trabalho garante em média 50 profissionais em ação por turno. O número inclui enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, condutores, pessoal de regulação, apoio, farmácia e administrativo.

Para melhorar cada vez mais os recursos humanos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza constantes capacitações. Esse trabalho foi intensificado em 2009 e agora 2010 pretende-se dar continuidade à agenda de qualificações.

"Neste ano de 2010, nós já estamos preparando cursos de aperfeiçoamento para o nosso pessoal. Valorizar os profissionais é entender os benefícios que esse tipo de ação traz para a população", ressalta Waneska.

Referência

Desde que o MS criou o Samu, a capital sergipana tem se destacado pelo pioneirismo na implantação do serviço e por ser referência para o país. Atualmente, muitos Samus do Brasil utilizam os procedimentos internos criados pelo serviço aracajuano, a exemplo da ficha de atendimento, do sistema de regulação e dos protocolos de resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário