segunda-feira, 28 de maio de 2012

GOVERNADOR ANUNCIA VICE-PREFEITO DA CAPITAL, SÍLVIO SANTOS, COMO NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE.

O governador Marcelo Déda anunciou, na tarde desta sexta-feira, 25, o atual vice-prefeito da capital, Silvio Santos, como o novo secretário de Estado da Saúde. Após um encontro com o então titular da pasta, Antônio Carlos Guimarães, pela manhã, onde foi entregue o pedido de afastamento, o governador reuniu ambos e anunciou o início do processo de transição na Secretaria de Estado da Saúde.

“O secretário Antônio Carlos não pediu nem disputou para assumir o cargo. Ele foi convidado numa situação que nós consideramos extremamente difícil para assumir a responsabilidade de conduzir a Saúde. Naquele momento, o secretário tinha me dito que planejava retornar ao seu estado de origem, São Paulo, já que sua família continuava a residir por lá. Desde então, ele afirmava que pensava em colaborar conosco pelo período de um ano, e ele já completou um ano e meio. Seu objetivo é retornar ao convívio da família e redirecionar sua atuação profissional”, afirmou o governador ao informar que o secretário pôs o cargo à disposição.

Agradecimento

“Eu agradeci e disse a ele que, como governador do Estado, tenho uma dívida de gratidão já que ele aceitou um grande desafio, agiu com extrema correção, lisura, responsabilidade profissional e conseguiu marcar sua presença com uma respeitabilidade que verificamos pelos depoimentos que ouvimos em todos os cantos”, completou Marcelo Déda.

O governador foi enfático ao reconhecer o esforço, as dificuldades que o secretário foi obrigado a superar, pelo trabalho empreendido e pela contribuição que ofereceu ao Estado de Sergipe e à administração por ele liderada. “Desejo que ele tenha muita sorte e muito sucesso nos novos desafios de sua vida profissional”, sentenciou.

Convite a Silvio Santos

Após o comunicado oficial do titular da pasta, o governador afirmou que decidiu logo no início da tarde formular o convite ao vice-prefeito e ex-secretário municipal da Saúde de Aracaju, Silvio Santos. “Silvio deixou recentemente a Secretaria Municipal da Saúde, onde realizou uma gestão exitosa. Ele também assumiu num momento difícil na nossa capital, e revelou uma enorme capacidade gerencial, sensibilidade política e responsabilidade, do ponto de vista de gestor, conseguindo recuperar de maneira significativa os serviços de saúde e surpreendendo a todos pela forma de como, sem ser profissional da saúde, foi capaz de gerenciar com êxito a principal secretaria de Saúde de Sergipe, depois da estadual”, mencionou Marcelo Déda.

O governador também lembrou do fato de Silvio Santos ser um companheiro de jornada política há mais de 30 anos e detentor de toda a sua confiança pessoal e política. “Ele é um companheiro com experiência administrativa na prefeitura, onde foi secretário municipal por diversas vezes, onde ocupou as pastas do Orçamento Participativo, Participação Popular, Planejamento, Saúde, vice-prefeito, além de ser uma pessoa com grande trânsito no movimento sindical, nas instituições de representação das categorias da saúde e nos conselhos profissionais. Ele tem, portanto, um perfil técnico e político que lhe permite conduzir com segurança e tranquilidade a nossa secretaria, implantando plenamente as diretrizes da nossa política de saúde”, ratificou Déda.

Relação harmoniosa

Outro aspecto ressaltado pelo governador refere-se ao fato de Silvio Santos ter desenvolvido uma relação pessoal e profissional muito qualificada com o secretário Antônio Carlos Guimarães. “Eles compartilharam, ao longo do ano passado, as responsabilidades de secretário municipal e estadual da Saúde. Nessa condição, eles foram fundadores de um fórum, uma mesa de gerenciamento comum da saúde na capital onde o prefeito, o governador e os respectivos secretários tinham assento para conduzir, de maneira articulada, a gestão da saúde no território da capital, superando eventuais problemas justamente pela cooperação entre a capital e o Estado. Essa convivência produziu uma parceria muito boa entre o município de Aracaju e o Estado na área da Saúde”, relembrou.

Diante desse aspecto, segundo o governador, será muito mais fácil construir o processo de transição entre Antônio Carlos e Silvio Santos. “Eles agora vão deflagrar o processo de transição, durante toda a próxima semana vão conversar, conhecer as equipes e, tanto o secretário preparar a sua retirada, como Silvio Santos também tomar suas providências junto à Prefeitura, já que, como vice-prefeito, ele também precisa renunciar ao cargo, o que revela o seu grau de compromisso com o nosso projeto. Ele deixa o cargo de vice-prefeito para assumir uma secretaria de Estado. Mas faz isso para servir ao povo de Aracaju e de Sergipe”, reforçou Déda, ao salientar que manteve contato com o prefeito Edvaldo Nogueira que compreendeu a necessidade dessa saída.

“A transição se dará ao longo da próxima semana, de maneira transparente e leal, adotando-se, em seguida, as medidas pertinentes à mudança de equipe”, complementou o governador, sem especificar datas.

Carta Branca

O governador também foi incisivo ao afirmar que deu ‘carta branca’ com total autonomia para que o secretário anunciado componha a sua equipe. “Tanto na assessoria direta da Secretaria de Estado da Saúde, quanto nas fundações, o secretário tem carta branca para fazer as modificações que julgar necessárias. Ele me apresentará propostas para todos os cargos dentro daquilo que ele avaliar. A partir desse momento, toda a equipe da Secretaria da Saúde poderá ser mudada, se essa for a definição e a vontade do novo secretário, bem como toda a equipe das fundações”, assegurou Marcelo Déda.

Emoção e Gratidão

O secretário que deixa a pasta afirmou que esse é um momento de grande emoção e gratidão pela ação desempenhada. “É uma emoção já que foi possível participar de um processo de consolidação da reforma sanitária em Sergipe e, consequentemente, repercutindo no Sistema único de Saúde (SUS) do nosso país, e eu sou um verdadeiro militante do SUS. Nesse aspecto, Sergipe contribuiu muito no avanço da pactuação entre os municípios, os estados e o Governo Federal. Poder fazer parte desse processo foi muito rico, do ponto de vista profissional e enquanto cidadão. Do ponto de vista da gratidão, quero agradecer muito ao governador Marcelo Déda e à equipe de governo, toda a equipe técnica da secretaria das três fundações, além de um agradecimento especial à população de Sergipe que me acolheu. Mesmo vindo de fora, sempre conseguimos manter um diálogo, uma interlocução respeitosa e, nesse sentido, só tenho a agradecer. Cresci muito e aprendi muito com as belezas de Sergipe e com a riqueza de seu povo”, disse Antônio Carlos Guimarães.

Segundo ele, também é um momento de extrema satisfação por passar o cargo e a condução dos destinos da saúde para Silvio Santos. “Ele é uma pessoa da minha extrema consideração, que passei a admirar muito no momento em que passamos a conviver. Eu não o conhecia e compartilhamos momentos difíceis, mas também de grandes avanços e conquistas e, tenho certeza, que ele cumprirá muito bem essa função, dando continuidade àquilo que o governador Marcelo Déda projeta como o melhor para a população de Sergipe”, registrou Guimarães.

Novo Desafio

Já o secretário anunciado, Silvio Santos, destacou o seu compromisso e sua postura como um “soldado” do projeto. “Resolvi aceitar o convite com muita felicidade e alegria por participar de um governo honrado como o liderado pelo companheiro Marcelo Déda. Em segundo lugar, aceito esse convite como uma missão, já que sou um soldado do projeto liderado por Marcelo Déda em Sergipe”, destacou Silvio.

Ele relembrou sua experiência nas administrações municipais comandadas tanto por Marcelo Déda, como por Edvaldo Nogueira, ressaltando sua fidelidade aos compromissos assumidos. “Sei que é um grande desafio, mas acho que somados os esforços de todos os que querem uma saúde pública de qualidade, nós haveremos de encontrar soluções para os problemas que vivemos hoje”, ressaltou.

Silvio Santos também evidenciou a questão do financiamento da saúde como um dos complicadores em nível mundial para o seu gerenciamento. “Este é um problema mundial. Mas, tenho certeza que, assim como fizemos no município de Aracaju, nós poderemos, nas condições atuais, buscar avanços, ouvindo servidores, conversando com os que atuam na área da saúde, interagindo com os hospitais filantrópicos, entidades de médicos, enfermeiros e, enfim, juntando todos esses segmentos, ouvindo-os e respeitando-os, temos certeza que poderemos encontrar o ambiente propício para produzirmos nas políticas de saúde as alternativas para sairmos dessa crise mais latente”, afirmou Silvio Santos.

Fonte:  ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário