sexta-feira, 25 de maio de 2012

MARCELO DÉDA REUNE-SE COM REPRESENTANTES DO BANCO MUNDIAL.

No início da tarde desta sexta-feira, 25, o governador Marcelo Déda reuniu-se com representantes do Banco Mundial para discutir a execução do projeto ‘Incluir para Desenvolver’, orçado em US$ 150 milhões. A ação visa a implantação de políticas públicas nas áreas de consolidação fiscal, administração pública, saúde, educação e desenvolvimento econômico. O investimento está previsto para o primeiro trimestre de 2013 e envolverá diversas secretarias de Estado, como Saúde, Educação, Inclusão Social, Agricultura e de Planejamento.

Marcelo Déda explicou que a operação de crédito possibilitará melhorar indicadores sociais e econômicos como o acesso ao Sistema Único de Saúde e geração de emprego e renda. “Recebemos representantes do Banco Mundial que estão acompanhando uma operação de crédito, chamado Projeto Incluir, no valor aproximado de US$ 150 milhões entre o Banco e o governo do Estado. Essa é uma forma inovadora de operação de crédito porque o Estado terá condições de aplicar os recursos conforme a realidade sergipana, naquilo que é prioritário e o Banco vai cobrar que o Estado melhore seus indicadores de sustentabilidade fiscal e de metas sociais”, afirmou o chefe do Executivo.

Expandir a rede de atendimento a gestantes de alto riscos e incentivar o uso de técnicas sustentáveis na atividade agrícola são alguns dos programas que o governo do Estado irá desenvolver no Projeto financiado pelo Banco Mundial.

“Essa operação possibilitará o acesso do Governo a esses valores para financiar uma série de investimentos e para colaborar com a implantação do nosso programa de Governo ao longo dos próximos dois anos. O Banco Mundial já aprovou a proposta do Estado e discutiu conosco algumas metas que o Estado terá que cumprir. O nosso compromisso é investir parte dos recursos na melhoria de sua máquina de arrecadação, combater a evasão fiscal e promover uma modernização da máquina administrativa. Outro foco diz respeito às políticas sociais, que envolve uma série de programas na área de saúde, educação, proteção a grupos vulneráveis e o terceiro ponto é a criação de oportunidade na economia para a população de baixa renda”, explicou Déda.

A representante do Banco Mundial, Tânia Dmytraczenko, informou que investimentos no desenvolvimento do Nordeste são uma prioridade da Instituição no País. “O foco nos últimos anos tem sido o desenvolvimento do Nordeste. O Banco se envolve em parceria com os governos Federal e Estadual com esse fim. Discutimos com o governador os avanços na preparação do projeto, que apoia o governo de Sergipe no fortalecimento de políticas públicas nas áreas de gestão pública, de expansão de acesso aos serviços públicos de saúde e de educação e gerar oportunidades econômicas para populações extremamente pobres. O Governador afirmou que essas políticas estão alinhadas às metas de seu governo e que o apoio do Banco é importante na aplicação desses projetos. Nosso objetivo é finalizar a preparação desse projeto até o final do ano”.

Na área de saúde, ainda conforme a representante do Banco, "o nosso foco é expandir assistência a gestantes de alto risco, porque Sergipe ainda registra um alto índice de mortalidade materna". Com relação ao sistema educacional, Tânia Dmytraczenko explicou que o objetivo é melhorar a gestão escolar através da seleção de diretores por meio da meritocracia. Já com relação aos programas de acesso ao mercado de trabalho, existe um projeto para aumentar a cadeia produtiva de leite e políticas de incentivo ao agricultor familiar, promovendo o uso de técnicas sustentáveis na prática agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário