quinta-feira, 24 de maio de 2012

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO À MULHER VOLTADO PARA NOVE MUNICÍPIOS SERGIPANOS.

Foto:  Victor Ribeiro

Depois do território Centro Sul, o Leste sergipano também ganhou seu Centro Regionalizado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream). Batizada com o nome de 'Maria Célia de Santana Magalhães', a unidade situada no município de Carmópolis foi inaugurada na tarde desta quinta, 24, pelo governador Marcelo Déda, com a presença da médica sanitarista Karina Morelli, Diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República.

O novo Cream vai atender à população dos nove municípios que integram o território do Leste sergipano: Carmópolis, Japaratuba, Pirambu, Capela, General Maynard, Rosário do Catete, Divina Pastora, Siriri e Santa Rosa de Lima.

"O Centro representa mais um passo dado pelo governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais e com o governo Federal para consolidar uma política de proteção às mulheres. É mais uma ação do governo, mais uma ação das prefeituras que estão neste consórcio e do governo da República para que nós possamos construir uma sociedade de paz, que valorize as mulheres, que combata a violência e que ofereça, através de centros como esse, um local com apoio técnico, psicológico, jurídico e de assistência social para as mulheres que estão em situação de violência. É fundamental que esses centros existam para dar suporte à política do governo de proteção à mulher", destacou o governador.

Iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), o Centro foi implantado graças a uma parceria firmada ente os governos federal e estadual e um consórcio entre as prefeituras municipais. O investimento foi de R$ 75.715,00 (aluguel, equipamentos e um veículo para execução de suas atividades) em recursos federais.

A implantação do Centro objetiva promover a criação e a estruturação de equipamento público para atendimento à Mulher em situação de vulnerabilidade, garantindo o atendimento social, psicológico e jurídico, orientação e informação às mulheres em situação de violência na perspectiva de fortalecer a autoestima e a construção da cidadania dessas mulheres.

Outras unidades

No modelo de parceria e consórcio com as prefeituras, Sergipe já conta com o Centro Regionalizado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do território Centro Sul, em Tobias Barreto, inaugurado em 2011.

Por meio da SEPM, o Governo de Sergipe está articulando a instalação de novos centros nos demais territórios do estado. O centro do Território Sul deverá ser instalado em Estância; do Território do Alto Sertão em Poço Redondo; do Território do Baixo São Francisco em Propriá e do Território do Agreste Central em Itabaiana.

A Barra dos Coqueiros possui o 'Centro Neuzice Barreto' que funciona com recursos do município.

Homenageada

Maria Célia de Santana Magalhães nasceu no Povoado Aguada, em Carmópolis, no dia 27/11/1945. Foi professora na Escola Rural de Aguada, até casar-se em 1969 com Manoel Joventino Magalhães. Foi primeira-dama do município de 1973 a 1976, época em que se dedicou a projetos sociais. Em 1985 enviúva e passa a se dedicar aos quatro filhos: Joaquina, Alexandre, Patrícia e Armando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário