quarta-feira, 3 de abril de 2013

GARIBALDE GARANTE QUE GOVERNO VAI NEGOCIAR COM COOPERADOS DA COOPERTALSE.


O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) informou em discurso feito na sessão de hoje, dia 3, que ontem à noite foi procurado por alguns cooperados do sistema de transporte intermunicipal de Sergipe. Os trabalhadores buscavam apoio do parlamentar no sentido de conseguir negociação com o governo do Estado. Segundo ele, os cooperados da Coopertalse têm uma série de reivindicações que foram apresentadas ao governo estadual, mas como o atendimento delas estava demorando eles resolveram, numa assembleia realizada ontem, fazer uma paralisação. O deputado garantiu que o governo tem se mostrado aberto a negociar.

Nesta quarta-feira, 70% da frota não saiu das garagens. Apenas 30% dos veículos estavam rodando para atender aos municípios sergipanos. Como parte da paralisação, os cooperados foram até o Palácio do Governo para novamente entregar as reivindicações ao governo.

Garibalde Mendonça disse que a pauta de reivindicação dos cooperados é composta por quatro itens, entre eles, o reajuste da tarifa do transporte público. Isso porque, segundo eles, já são oito anos sem reajuste. Um dos itens pede o cumprimento da resolução com as taxas de fretamento, que está no projeto de lei 66/2008, e fiscalização contra os clandestinos que a cada dia têm crescido, atrapalhando os que trabalham na legalidade, além de realização de blitz nas BRs e na entrada e saída da capital, inclusive para bloquear a ação dos clandestinos.

O segundo item da pauta de reivindicação diz respeito à gratuidade sem prévio cálculo tarifário. “Ou seja, é a avaliação correspondente ao resultado da divisão dos custos necessários à produção de serviços, dividido pelos passageiros pagantes. E para manter a gratuidade o governo apresente os projetos com isenções ou reduções, para compensação do custo”, disse o deputado.

A pauta traz ainda no terceiro item a solicitação de segurança pública preventiva nos terminais de embarque e desembarque e em trechos críticos. Garibalde Mendonça disse que com isso os cooperados querem que, com base nas estatísticas, seja garantida segurança a eles e os passageiros. O reajuste da tarifa em 31,6% está no quarto item da pauta de reivindicação dos cooperados da Coopertalse. O índice seria o resultado dos custos dividido pelos passageiros. O parlamentar disse que os trabalhadores avaliam que o valor da tarifa está defasado há oito anos.

O deputado Garibalde Mendonça ressaltou que o governo está empenhado em atender os cooperados. A secretária Lúcia Falcon ligou para os diretores da Coopertalse e marcou para a manhã desta quarta-feira uma reunião para ver se se chega a um denominador comum. “Isso mostra que o governo do Estado está preocupado com a Coopertalse”, disse o deputado, que iria participar da reunião entre cooperados e governo, para dar o apoio no que for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário