quinta-feira, 4 de março de 2010

ROGÉRIO CARVALHO REBATE ACUSAÇÕES DO EX-GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO.

Foto:  Maria Odília

Em entrevista concedida a algumas emissoras de rádio e televisão, logo após a breve sessão desta quinta-feira, 4, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Rogério Carvalho (PT) repudiou as declarações feitas pelo ex-governador João Alves Filho de que ele e o governador Marcelo Déda seriam responsáveis por mortes de parturientes e crianças em Aracaju. O deputado petista lembrou que, por acusações semelhantes, já tem um processo em andamento contra o democrata e fez questão de ressaltar que nos últimos dois anos Sergipe registrou uma queda significativa na taxa de mortalidade infantil .

“As declarações do ex-governador nos coloca numa posição de criminosos. Agora, pense nas vidas que deixaram de ser salvas com as carreatas que ele fez com as ambulâncias do Samu, em 2006. Ele teve anos e anos à frente do Governo do Estado para resolver a situação dos hospitais públicos no interior e não fez nada para salvar vidas. O governo de João Alves foi uma mentira na área da saúde e, mesmo assim, não posso chegar agora e chamá-lo de assassino”, avaliou Rogério.

Ações e resultados

Para rebater as acusações, o deputado lembrou as ações e resultados alcançados enquanto ainda era secretário de Estado da Saúde. “Talvez o que o ex-governador não sabe é que nos últimos dois anos conseguimos baixar a taxa de mortalidade infantil no estado de 21 pra 16 a cada mil nascidos. O cenário atual, ao contrário do que eles enxergam, é de evolução na saúde do estado”, comentou.

Entre as ações apontadas pelo deputado estão o aumento da produtividade do Samu 192 Sergipe e o do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). “Quando assumimos a gestão, o Samu estava totalmente concentrado na capital e realizava uma média de 2 mil atendimentos por mês. Hoje, com o serviço descentralizado em 36 bases estrategicamente localizadas, o Samu já realiza 5 mil atendimentos mensais”, comparou o deputado.

Rogério também enfatizou o aumento da produtividade no maior hospital público do estado. Segundo ele, nos últimos três anos, o Huse registrou um aumento de 23% no número geral de atendimentos. Para dar conta do aumento da demanda, o Governo do Estado ampliou em 150% o número de leitos do hospital, saindo de 327 para 495. O número de leitos monitorados para pacientes críticos também teve um aumento significativo de 138%, saindo de 39 para 93.

“O que o ex-governador João Alves Filho está dizendo, em outras palavras, é que todos os profissionais de saúde foram negligentes. Ele está acusando todos que estavam no atendimento”, acrescenta o deputado.

Plano Estadual de Saúde

Já quanto às críticas colocadas ao Plano Estadual de Saúde pela deputada Goretti Reis, durante o grande expediente desta manhã, Rogério Carvalho foi enfático. “O problema da oposição é que não consegue acompanhar as grandes realizações do Governo do Estado e, daí, não consegue sequer se informar do que está acontecendo”, disse o deputado.

De acordo com ele, o Plano Estadual de Saúde 2008-2011 foi aprovado na Conferência Estadual de Saúde, realizada em outubro de 2007. “Na conferência, 50% dos participantes eram usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 25% eram profissionais da área da saúde”, disse o deputado petista.

Ele enfatizou ainda que o Plano Estadual de Saúde também foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde, que somente nesta gestão passou a contar com representatividade legítima. “A partir desta gestão, o Conselho Estadual de Saúde foi regulamentado, passando a ser composto por 50% de representantes dos usuários do SUS; outros 25% composto por representantes dos servidores da saúde e o restante, outros 25%, composto por representantes dos gestores e/ou prestadores de serviço”, disse Rogério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário