segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU ESTENDE IPESAÚDE A APOSENTADOS E PENSIONISTAS.

Foto: Lízia Martins

A partir de agora, os pensionistas e aposentados da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) também terão direito à assistência médica do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). O convênio que formaliza a parceria entre a instituição e a prefeitura foi assinado na manhã desta sexta-feira, 15, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo Edvaldo, o objetivo principal é assegurar assistência médica a todos os servidores municipais, já que os da ativa têm direito ao benefício desde 2008. "Essa é uma reivindicação antiga dos servidores da Prefeitura de Aracaju. Hoje, o servidor pode bater no peito e dizer que agora têm um plano de saúde que cuida dele e da sua família", afirmou o prefeito.

Serão beneficiados 2.936 servidores, sendo 1.445 aposentados e 491 pessoas que recebem pensão por falecimento. De acordo com o prefeito, é importante que aqueles trabalhadores que dedicaram anos da sua vida à administração pública também sejam beneficiadas pelo plano. "Estamos dando a essas pessoas um direito que elas têm a uma vida com dignidade e acesso à saúde, um bem fundamental", defendeu.

Edvaldo lembrou que o primeiro passo foi dado em 2008, quando, através da Lei 3.571, de 30 de junho, a PMA firmou convênio com o Ipesaúde para garantir assistência médica aos servidores efetivos. "A partir de então, eles tiveram direito a um plano bem definido e aperfeiçoado, que tem atendido de forma bastante satisfatória os beneficiados", declarou.

Convênio

De acordo com o prefeito, nenhuma outra administração fez tanto pelos servidores públicos municipais nos últimos anos. "Desde 2009 estamos estudando a viabilidade de estender a assistência médica aos servidores inativos. Finalmente hoje a prefeitura e o Ipesaúde assinam esse importante convênio", comemorou Edvaldo.

A assinatura dos convênios assegura que os servidores inativos já podem realizar a adesão imediata ao plano. "Por já existir uma parceria com a prefeitura para atender os servidores da ativa, já possuímos uma estrutura montada para receber os inativos e pensionistas", disse Vinicius Barbosa, diretor presidente do Ipesaúde.

Ele conta, ainda, que o Ipesaúde disponibiliza uma estrutura específica para atender os conveniados da PMA. "Os servidores públicos municipais são os únicos a terem direito à internação no apartamento. Nem o servidor estadual tem esse direito ainda", destacou Vinicius Barbosa.

Para o secretário de estado da Administração, Jorge Alberto Teles, a assinatura do convênio confirma a parceria já existente entre o Governo do Estado, através do Ipesaúde, e a Prefeitura de Aracaju. "Essa determinação do prefeito e do governador de estender o benefício para aposentados e pensionistas leva cidadania, através da saúde, a todos oa aracajuanos", ressaltou o secretário.

Conquista

Presente na solenidade, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernandes, reafirmou que a extensão do benefício é uma antiga reivindicação da categoria. "A partir de hoje, os aposentados terão direito à medicina preventiva, evitando muitas mortes", disse.

Dona Neilde Menezes, que trabalhou como servente na prefeitura durante 36 anos, está aposentada há 15. Hoje com 63 anos, ela comemorou a assinatura do convênio, que vai mudar a sua rotina de busca por atendimento médico para ela e seus familiares. "Com o Ipesaúde, temos todo tipo de médico à nossa disposição. Antes eu tinha que acordar cedo e ficar na fila para tentar marcar. Agora eu sei que vai ser diferente, vai ser muito bom", enfatiza.

Recentemente vítima de um acidente, no qual fraturou o cóccix, a aposentada reconhece o valor de ter uma assistência médica de qualidade. "Quando chegamos a uma certa idade é que precisamos mais de médico. Hoje eu estou muito feliz em saber que vou ter direito ao Ipesaúde. Vou logo procurar saber como faço para aderir", anunciou Neilde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário