segunda-feira, 16 de novembro de 2009

AÇÕES CONJUNTAS INTENSIFICAM O COMBATE A DENGUE EM ARACAJU.

Foto: Alejandro Zambrana

Entre os meses de setembro e outubro de 2009, o risco de infestação da dengue caiu em 32% na cidade, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obtidos através do Levantamento Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Nesse sentido, 32 bairros conseguiram baixar ou manter o índice de contaminação, o que equivale a uma queda de 82% no resultado final.

Os dados mostram que as ações conjuntas entre a SMS e as outras Secretarias Municipais, além da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido responsáveis por significativos avanços na batalha contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Desde o início do ano, centenas de agentes tem intensificado diversas ações integradas que visam a prevenção da dengue e a conscientização da população.

Até o mês de outubro, o Programa Municipal de Controle da Dengue realizou a coleta de 33.156 pneus, considerados um dos focos principais para a reprodução do mosquito. Além disso, em dez meses, foram realizadas 151 ações da Força Tarefa, em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e os agentes de endemias.

"No ano passado, realizamos concurso público para agentes de endemias como parte de um planejamento que envolvia todo o trabalho de prevenção que se iniciaria em 2009. Logo no início do ano, a PMA empossou e capacitou 200 agentes aprovados no concurso, o que serviu para dar uma força a mais no trabalho integrado que viemos fazendo nesses últimos meses", afirma a coordenadora do Programa de Controle à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Thaíse Cavalcante.

Conscientização e capacitação

De janeiro a outubro de 2009, os agentes de endemia realizaram 810.624 visitas domiciliares. É por encarar a população como parceira na luta contra a dengue, que a PMA investiu em campanhas publicitárias de conscientização, com informações importantes a respeito das cautelas a serem tomadas nas residências.

"Através da campanha ‘A Prefeitura intensifica o combate à dengue', nós enfatizamos as ações de campo nas vistorias dos imóveis, aterramento de terrenos baldios, orientação casa a casa e tratamentos químico e mecânico. Também ocupamos um bom espaço na mídia escrita e falada, para orientar sobre os cuidados de prevenção e os sinais de alarme da doença. Além, é claro, das palestras educativas que são realizadas em diversos locais públicos", enfatiza a coordenadora.

Além da campanha de prevenção, as equipes de saúde do município foram devidamente capacitadas para atender a todos os casos de suspeita e confirmação da dengue, em todos os postos de saúde da cidade. "Nós capacitamos as Equipes de Saúde da Família e cuidamos da manutenção de 43 salas de hidratação nas USFs (Unidades de Saúde da Família). Até outubro, confirmamos que foram coletados 680 exames hemograma para a avaliação do paciente com suspeita de dengue. É por isso que insistimos em ações integradas entre os órgãos, porque os resultados são muito positivos quando se atua de forma coletiva", ressalta Thaíse Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário