sexta-feira, 13 de novembro de 2009

QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS POR ENVOLVIMENTO NO CASO "ACIOLY DA FARMÁCIA".

O delegado da quinta Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Robério Santiago, detalhou na tarde desta sexta-feira, dia 13, a investigação que culminou com a prisão de quatro pessoas envolvidas com a tentativa de homicídio contra o comerciante Eliaquias Acioly dos Santos, conhecido como “Acioly da Farmácia”, registrado no dia 12 de maio deste ano.

Na oportunidade, a professora Ana Alba Brasil Feitoza, 55 anos, que estava próximo da vítima e havia acabado de cumprimentá-lo, foi atingida e morreu dias após o crime. As prisões aconteceram na semana passada sendo finalizadas nesta quarta-feira, dia 11, e foram executadas nos bairros Siqueira Campos e América, e no conjunto Almirante Tamandaré.

Foram presos: Devison José de Lima, 23 anos, conhecido como “Playboy” com passagem pela polícia pelo crime de roubo; Cássio de Lima, 31 anos, apontado pela polícia como o mandante do crime e que já esteve preso por conta de crime de roubo de carros e receptação; José Carlos Andrade Santos, 44 anos, e sua esposa Maria Helena Alves Santos, 35 anos, que já era procurada pela polícia por conta de uma tentativa de homicídio. Rosival Santos Oliveira, 29 anos, vulgo “Cachorrão ou Val”, conseguiu fugir do cerco policial.

De acordo com a polícia, “Val”, que é suspeito da prática de pelo menos quatro homicídios, além de participação em roubos, foi o autor dos disparos que atingiram Acioly e a professora. “O Rosival conseguiu fugir do nosso cerco e estamos tentando prendê-lo. Ainda existe um quinto acusado, que estamos preservando a sua identidade, pois ainda estamos investigando a sua participação no caso”, explicou Santiago.

As duas motocicletas utilizadas pelos criminosos no dia do atentado, uma Suzuki, cor vermelha, sem placa, e uma Traxx, cor preta, placa IAG 9342, foram apreendidas pela polícia. Os três acusados estão detidos na carceragem da DHPP. Já a única mulher envolvida está detida na carceragem da 4ª Delegacia Metropolitana, no conjunto Augusto Franco.

Crime - Segundo o delegado Robério Santiago, o crime foi articulado pelo Cássio de Lima que conhecia Acioly desde quando eram crianças. Ele então acionou o Rosival Santos, com quem já havia dividido uma cela depois de serem presos por envolvimento com roubo, para decidirem a execução do comerciante. Houve então um encontro no conjunto Almirante Tamandaré com a presença de José Carlos e sua esposa Maria Helena.

José Carlos não aceitou participar diretamente do crime. Foi aí que o Rosival acionou o Devison José que topou pilotar a motocicleta no dia da ação criminosa. José Carlos passou, então a negociar os valores que num primeiro momento foi negociado por R$ 4.000,00. Rosival e Devison foram até o bairro Santo Antônio no dia 12 de maio e ao avistar Acioly, que estava na rua próximo ao seu estabelecimento o chamaram.

Quando a vítima olhou para responder foi atingida duas vezes. A professora Alba, que estava próximo do alvo e havia acabado de cumprimentá-lo, também foi baleada. Os dois foram então socorridos e hospitalizados. Acioly resistiu aos ferimentos e a professora acabou morrendo dias depois. Após os disparos, José Carlos e Maria Helena foram até o local na moto Traxx vermelha para conferir se o serviço havia feito a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário