terça-feira, 13 de abril de 2010

GOVERNADOR PROMOVE REUNIÃO DE AVALIAÇÃO E DETERMINA INTERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS AFETADOS.

No final da manhã desta terça-feira, 13, o governador Marcelo Déda promoveu uma reunião que mobilizou toda a estrutura do Governo do Estado que está agindo na prevenção de danos devido às fortes chuvas em Sergipe. Com um panorama de cerca de 2.900 pessoas desalojadas ou desabrigadas e 16 municípios em potencial situação de emergência, o governador determinou que se faça, junto às prefeituras municipais, um levantamento criterioso dos danos e pessoas atingidas nos diversos municípios afetados.

“Graças às medidas preventivas que adotamos e ao trabalho da imprensa informando sobre a situação, conseguimos reduzir os riscos, mas o trabalho continua e a preocupação permanece”, destacou Marcelo Déda.

“Mesmo com toda essa situação, onde há municípios que receberam 520 mm de chuva em cinco dias, quando a estimativa era de 212 mm para todo o mês, Graças a Deus não registramos nenhuma morte”, ressaltou Marcelo Déda. “Diante disso, cada vez mais precisamos mobilizar a estrutura do Estado e a sociedade para responder às demandas urgentes da população intensamente atingida pelo temporal”, esclareceu o governador.

Relatório

Durante a reunião, o coordenador estadual da Defesa Civil, major BM Erivaldo Mendes, fez uma exposição detalhada e ilustrada inclusive com fotos aéreas dos principais pontos em que foram registrados alagamentos e situações calamitosas em todo o estado. Os integrantes da estrutura governamental constataram os danos na capital e Grande Aracaju, onde o índice pluviométrico já alcançou 380 mm, além dos municípios de Tobias Barreto, Maruim, Ilha das Flores, Laranjeiras, Carmópolis e Pacatuba, onde foi registrado um índice pluviométrico de 520 mm nos últimos dias.

Já o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Overland Amaral, também fez uma exposição com os mapas climatológicos demonstrando que, a partir de hoje e até o final de semana, as chuvas devem diminuir de intensidade e concentrar-se no litoral e região Sul do estado.

A partir das orientações do relatório da Defesa Civil, o governador também determinou à Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), que seja feito o monitoramento de todas as barragens e represas no estado, incluindo uma articulação com a Codevasf e o DNOCS, visando minimizar o risco de novas inundações no final do período chuvoso.

Outra determinação onde o governador foi enfático refere-se à articulação entre os órgãos estaduais, prefeituras municipais e entidades parceiras nas ações emergenciais para se dinamizar um diagnóstico situacional revelando quais são as principais ações estruturantes onde o Governo do Estado deverá atuar para recompor a normalidade nas localidades, a exemplo do fornecimento de água e energia elétrica.

“Estamos atuando no emergencial, mais precisamos nos preparar para o momento depois das chuvas, para a reconstrução. Nesse sentido, precisamos de relatórios dos prefeitos para medir a intensidade dos prejuízos, quais os danos que precisam ser mais rapidamente reparados, para que possamos ajudar enquanto Governo do Estado, a essas cidades atingidas, às famílias que perderam suas casas, além de poder buscar ajuda do Governo Federal”, detalhou o governador.

Brasília

Déda também revelou que, já na próxima semana, pretende ir à Brasília para uma audiência com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, onde entregará um relato completo dos danos causados pela chuva em Sergipe. “Vamos reivindicar ao Governo Federal que disponibilize recursos para que possamos reconstruir aquilo que foi destruído ou danificado pelas chuvas”, disse o governador.

Na reunião, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, também detalhou as ações de atendimento, prevenção, informação e cobertura vacinal, que visam otimizar a oferta dos serviços de saúde durante a situação emergencial.

De forma semelhante, a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, também expôs as ações realizadas nos diversos municípios, relatando as ações adotadas à medida que novas demandas são apresentadas, como a aquisição de mais colchões, kits emergenciais e distribuição de alimentos para os desabrigados ou removidos das áreas de risco.

Ações de suporte

Marcelo Déda também mencionou a possibilidade de que o Governo do Estado mobilize, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides), toda a sociedade sergipana numa campanha de arrecadação de roupas e mantimentos para atendimento aos desabrigados em todo o estado.

Ele esclareceu que, mesmo diante da tarefa inicial de encaminhar os desabrigados para os alojamentos, que é dos municípios, o Governo do Estado está apto a ampliar o atendimento que já vem oferecendo, desde fornecimento de cestas básicas até escolas que servirão de abrigo para as famílias atingidas.

“Quem aloja os desabrigados são as prefeituras municipais. O Governo do Estado oferece o suporte que a prefeitura necessite para esses desabrigados. Nós disponibilizamos alimentos, colchões e instalações físicas diante da necessidade apresentada. Estamos dispostos a buscar todas as medidas necessárias para garantir os menores danos possíveis às famílias atingidas”, assegurou o governador.

Participação

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa; da Comunicação, Carlos Cauê; da Casa Civil, Oliveira Júnior; da Educação, José Fernandes de Lima; os comandantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, respectivamente, coronel BM Nailson Santos e coronel PM José Carlos Pedroso; o presidente do Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER), Antônio Vasconcelos; o presidente da Deso, Max Montalvão; o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, tenente-coronel PM Carlos Augusto Bispo; dentre outros integrantes da administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário