quinta-feira, 29 de abril de 2010

GOVERNADOR MARCELO DÉDA EMPOSSA NOVOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.

Foto:  Márcio Dantas

“Esses que hoje criticam, não fizeram um terço dos concursos públicos que meu governo fez”. Este foi o tom do discurso do governador Marcelo Déda na manhã desta quinta-feira, 29, durante a solenidade de posse dos 376 novos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed), aprovados em concurso público realizado em setembro de 2007 para o preenchimento dos cargos de merendeiro escolar (256) e executor de serviços básicos (120). O ato aconteceu no auditório Atalaia, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

Para o governador Marcelo Déda, o Estado firma compromisso com a criação de concursos públicos e dá provas contundentes de que este governo foi o que mais promoveu concursos dentro da lei, como manda fielmente a Constituição brasileira. “Estamos perto de oito mil concursados convocados ao longo de três anos de governo. Isso representa quase três vezes as convocações realizadas no governo anterior. Isto é uma demonstração clara e inequívoca do nosso compromisso, valorizando o talento do cidadão, permitindo que ele, independentemente de suas opções políticas, possa acessar livremente o serviço público sem dever esse acesso a nenhum político, como acontecia antigamente, mas devendo apenas ao seu próprio estudo”.

Em relação ao que está sendo questionado na Assembleia Legislativa sobre as contratações denominadas de ‘trem da alegria’, o governador foi taxativo e esclareceu a questão. “Nós temos situações de emergência que são previstas na Constituição, permitindo que o governo contrate de forma justificada. Isto é impedir que os serviços como, por exemplo, saúde e educação, sejam suspensos. Esses casos excepcionais estão previstos na Constituição e o Estado pode fazer contratos temporais, mas, imediatamente, é obrigado a realizar concurso público e criar as vagas permanentes em seus quadros. É isto que estamos fazendo”, explicou.

Ao final do discurso, Marcelo Déda citou a realização do concurso público como ferramenta essencial para a construção da democracia brasileira. “Foi a democracia brasileira que garantiu esses empregos a vocês, e foram vocês que conquistaram. Quando falam por aí que existe ‘trem da alegria’, essas afirmações tornam-se sem fundamento quando provamos que esse trem aqui todos vocês pagaram com estudo e dedicação para entrar. Tenho orgulho de dizer que este concurso já tinha terminado o preenchimento das vagas, mas o Estado viu que podia e mandou chamar mais 1.155 dos excedentes do concurso. Isso é compromisso”, finalizou o governador, que foi aplaudido veementemente pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário