segunda-feira, 19 de abril de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE ALTERA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE "A".

O Ministério da Saúde prolongou o período de vacinação contra a Influenza A (H1N1) para jovens de 20 a 29 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos. Esta etapa da imunização seria encerrada no dia 23 de abril, mas o prazo foi estendido até o dia 7 de maio. Devido esta alteração no calendário, os idosos portadores de doenças crônicas, grupo priorizado na próxima etapa de imunização contra a gripe A, serão vacinados entre 8 e 21 de maio, e não mais de 24 de abril à 7 de maio, como anteriormente previsto.

A mudança no calendário de vacinação contra a H1N1 para pessoas acima de 60 anos de idade vai abranger as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A alteração se deve a problemas na entrega das doses de vacina contra a influenza sazonal (gripe comum), produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Esse atraso obrigou o Ministério da Saúde a corrigir o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

Em Aracaju, a imunização contra a gripe A vai acontecer em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelo município, obedecendo às novas determinações do Ministério da Saúde. As Unidades de Saúde permanecem à disposição para a aplicação da vacina, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12, e das 14 às 17 horas, exceto nos feriados.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 em Aracaju, Débora Moura, ressalta a importância de tomar a vacina e destaca que as reações causadas pela mesma são eventuais. "A única preocupação que deve existir é nos agravos que podem ser ocasionados por não se tomar a vacina. A dor causada é comum de qualquer medicação injetável e os efeitos inerentes a aplicação da vacina são leves e corriqueiros", afirma Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário