segunda-feira, 19 de abril de 2010

DEPUTADO VÊ INDÍCIOS PARA QUE A TRANSUL FOSSE DESCLASSIFICADA DE CONCORRÊNCIA.

Foto:  Janaína Santos

O deputado Estadual Augusto Bezerra (DEM) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira para mostrar indícios que apontam possíveis irregularidades na contratação da empresa Transul Recursos Humanos para realizar obras para a secretaria de Estado da Saúde. O Democrata teve acesso ao orçamento da secretaria, cujo preço para a contratação da empresa que deveria realizar vários serviços como reforma, pavimentação, demolições e construções, era de oito milhões de reais. Mas a Transul ganhou a concorrência ofertando apenas cinco milhões, ou seja, 70% abaixo do valor. Neste caso a empresa deveria ter sido desclassificada, pois, teoricamente, com valor oferecido, não poderia executar as obras até o fim.

Augusto afirmou ter conversado com engenheiros e eles confirmaram que qualquer empresa que coloque o preço abaixo de 70% do orçamento previsto é desclassificada, porque o valor oferecido é ‘inexeqüível’. Em seu pronunciamento ele questionou se a empresa ganhou para não realizar as obras para as quais foi contratada. “Essa empresa ganhou para não fazer as obras de reformas dos hospitais? Como uma empresa especializada em contratação de pessoal ganhou para tocar todas as obras de engenharia da secretaria de Estado da Saúde por um ano?”, questionou.

O deputado esteve ainda na junta comercial de Sergipe e encontrou um outro grave problema que deveria desclassificar a Transul para trabalhar com o Estado. Com o contrato social da empresa nas mãos, descobriu que sua especialidade passa longe da engenharia e construção civil. “Para entrar em uma disputa dessas é preciso que a empresa mostre uma certidão de acervo técnico. Mas quais as obras realizadas pela Transul em Sergipe? Será que ela construiu o Batistão, o edifício Maria Feliciana? Atua em pavimentação de estradas? Fez a Rota do Sertão? Eu quero o acervo técnico dessa empresa, fica aqui o desafio”, disse.

De acordo com Augusto Bezerra há um terceiro item que deveria impedir a contratada de estar à frente das obras na secretaria da saúde. É que a empresa tem ‘ficha suja’ com o governo Estadual por irregularidades no pagamento de terceirizados durante o governo passado. “Empresa com ficha suja no estado não deveria entrar para disputar as obras de hospitais e ninguém fala nada, fica esse silencio ensurdecedor com relação ao assunto” declarou o Democrata que citou ainda as especialidades da empresa que constam em seu contrato social: limpeza, conservação, jardinagem, locação de veículos, de mão de obra, higienização, dedetização, descupinização e desratização.

Augusto questionou aos presentes se a empresa ganhou por ser especialista em matar ratos e disse não entender como uma especialista em matar pragas pode ganhar para grandes empresas de engenharia. Finalizou seu discurso sobre o assunto informando que irá entregar o caso ao Ministério Público. “Estou trabalhando para que contratos como esse sejam banidos da vida pública do Estado de Sergipe”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário