quinta-feira, 8 de abril de 2010

SEMARH ALERTA PARA FORTES CHUVAS NO ESTADO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA.

Meteorologista Overlan

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através do Centro de Meteorologia de Sergipe, informa que no período de 8 a 13 de abril haverá uma grande concentração de chuva em Aracaju, na grande Aracaju, litoral norte do Estado e no sertão sergipano. Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia, Overland Amaral, as chuvas serão mais intensa e com trovoadas nessa quinta e sexta-feira, 8 e 9 respectivamente, no período da noite.

De acordo com Overland, as chuvas em Aracaju e na grande Aracaju começarão na noite da quinta-feira. Já no alto sertão, em torno de Poço Redondo, as chuvas virão no final da tarde de amanhã e na madrugada da sexta-feira.

Revela que as chuvas que cairão no Estado a partir de amanhã são provenientes da Frente Fria que chegou no Rio de Janeiro na segunda-feira passada. Ressalta que ela está chegando ao sul da Bahia na tarde dessa quarta-feira, 7, e com 24 horas chegará a Sergipe.

Explica o coordenador do Centro de Meteorologia da Semarh que a Frente Fria está associada a grandes instabilidades oceânicas, que atingirá também a costa sergipana. “As chuvas se prolongarão até a próxima terça-feira”, afirmou Overland, acrescentando que já comunicou a Defesa Civil do Estado e do Município essa previsão meteorológica.

Confira o boletim meteorologico abaixo:

BOLETIM DE AVISO METEOROLOGICO

Condições Meteorológicas do dia 07/04/2010 (quarta-feira)

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com possibilidades de pancadas de chuvas em áreas isoladas no Território do Estado, principalmente no noroeste e oeste do Estado. Aracaju: Céu claro com algumas nuvens no período da manhã, céu parcialmente nublado pela tarde e noite. Temp. Min.: 24.4°C e Temp. Máx.: 34.1°C, previsão de máximo de UV 12 / Boquim: Céu claro com algumas nuvens no período da manhã, pela tarde céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvisco e céu parcialmente nublado. Temp. Min.: 23.1°C e Temp. Máx.: 34.6°C, previsão de máximo de UV 12 / Itabaiana: Céu claro com algumas nuvens no período da manhã, pela tarde céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvisco e a noite céu encoberto. Temp. Min.: 23.1°C e Temp. Máx.: 34.4°C, previsão de máximo de UV 12 / N. S. Glória: Céu claro no período da manhã, pela tarde céu nublado, pela noite céu encoberto. Temp. Min.: 23°C e Temp. Máx.: 34.8°C, previsão de máximo de UV 12 / Própria: Céu claro com algumas nuvens no período da manhã, pela tarde céu nublado com possibilidade de chuva fraca e a noite céu encoberto. Temp. Min.: 24°C e Temp. Máx.: 35.8°C, previsão de máximo de UV 12.
Prognóstico Meteorológico para o dia 08, 09, 10, 11,12 e 13/04/2010

As condições de tempo deverão favorecer a formação de nebulosidade nas regiões do Estado, onde a previsão é de céu nublado a encoberto com possibilidades de pancadas de chuvas com trovoadas, em praticamente todo Estado.
Na área litorânea as condições do tempo estão influenciadas pelas Temperaturas da Superfície do Mar (TSM), que se encontra com valores em torno de 1,0°C a 2ºC mais quentes do que a média histórica (Figura ao lado). Ressalta-se que, as águas do Oceano Atlântico Sul estando mais aquecidas, temos mais evaporação que por sua vez é transportada para o continente intensificando a formação de nebulosidade, assim temos mais probabilidade de chuvas. A previsão para essa faixa e o restante do Estado é de céu nublado a encoberto, com chuvas e temperaturas médias do ar oscilando entre 22°C (mínima) e 36.5°C (máxima), mas com sensação térmica ficando mais elevada, em conseqüência da grande umidade. Na Figura 01 mostra a TSM do Atlântico Norte e Sul bem aquecido e o Oceano Pacífico Sul oscilando entre uma fase fria e quente mais na parte equatorial. Acumulados de chuva significativos
Aviso Meteorológico Especial

Para quinta -feira (08/04), esperam-se chuvas significativas entre Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, incluindo o entorno da Grande Aracaju espera-se chuvas intensas nesta área. E desde amanha (08/04) e pelo menos até a sexta-feira (09/04) esperam-se chuvas contínuas e intensas e acumulados significativos, esperando-se precipitações entre 130mm a 135mm de chuva nesta área. Os acumulados de chuva das próximas 168hs(entre quinta-feira, sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira) deverão ser significativos e poderão ultrapassar os 300 mm desde a grande Aracaju a todo litoral norte e incidindo entre dia 8/04 e 9/04 no alto sertão de Sergipe no entorno de Poço Rendo

Vale ressaltar que o impacto destas chuvas previstas, neste aviso meteorológico, depende da vulnerabilidade das áreas atingidas. Por isso, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário