quinta-feira, 22 de março de 2012

"ARACAJU É UMA CIDADE NEGRA E PRECISA DISCUTIR INTOLERÂNCIA RACIAL", DIZ ANA LÚCIA.

Na quarta-feira, dia 21, quando o mundo discutiu o Dia de Combate à Intolerância Racial, a deputada estadual Ana Lúcia Vieira Menezes (PT) convidou a sociedade sergipana para a mobilização que seria realizada na tarde de ontem, no bairro Jardins, em protesto ao assassinato de um trabalhador no Shopping Jardins e à agressão sofrida por dois jovens negros no mesmo estabelecimento. A deputada alertou que os dois acontecimentos chamam a atenção para a necessidade urgente de se refletir sobre o preconceito étnico em Sergipe.

A deputada explicou que estas datas são importantes para se discutir sobre as ocasiões em que o preconceito enraizado se torna mais evidente. Ela destacou que este problema ocorre em todo o mundo, sendo que no Brasil geralmente a população negra sofre desde a infância com preconceito social e étnico, além das dificuldades de acesso às políticas públicas.

“Precisamos a cada momento ver o que temos de preconceito em nós, seja ele racial, sexista, social ou econômico. Não podemos escamotear esta realidade, senão não vamos superá-la. E este debate tem que estar nas escolas. Com certeza, o conhecimento acumulado precisa ser confrontado com o que vivenciamos”, observou.

DIA DA ÁGUA

A proximidade das comemorações do Dia da Água, celebrado em 22 de março, fez com que a deputada também falasse sobre os rios e lagoas de Sergipe – uma discussão puxada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), desde a última segunda-feira, 19, quando teve início a Semana das Águas.

“Nós vivemos num país com grandes reservas de recursos hídricos, e isso nos demanda uma grande responsabilidade com as gerações futuras que não terão como existir sem este bem indispensável à vida. Aracaju é uma cidade entrecortada por rios, e precisamos tomar muito cuidado antes de executar projetos que possam comprometer nossos lençóis freáticos e fontes de água potável”, alertou a deputada.

Ana Lúcia parabenizou o secretário Genival Nunes pela realização do evento e divulgou o estudo publicado pela Secretaria sobre os rios e lagoas de Sergipe. “Pela primeira vez na história teremos um Plano Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe, um material impresso e digitalizado com informações importantes. Precisamos entender e participar deste debate ao invés de fazer política em torno de uma temática que é tão crucial para todos nós”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário