quarta-feira, 21 de março de 2012

PREFEITURA DE ARACAJU EXECUTA REFORMA NOS SANITÁRIOS PÚBLICOS DO CENTRO.

Os investimentos foram orçados em R$ 88 mil, mas os proveitos e facilidades proporcionados aos que transitam diariamente pelo Centro da cidade serão mais duradouros e significativos que as cifras destinadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Iniciadas no dia 13 de março, as obras de reforma dos sanitários públicos da travessa Deusdeth Fontes, situada entre os calçadões das ruas Laranjeiras e São Cristóvão, refletem o compromisso da administração municipal com o bem-estar do cidadão aracajuano.

Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão responsável pela ação, Lucimara Passos, a reforma também atende os padrões de acessibilidade. "Vamos manter a fachada destacando a história e cultura da nossa cidade. A reforma que vem sendo feita é na estrutura, troca de revestimento, louças, adequação para cadeirante. Sendo inclusive uma preocupação constante que temos com o cidadão", destaca.

Em média, uma equipe de dez homens atua em dois turnos (manhã e tarde) na execução do projeto de reforma que contempla a reestruturação dos banheiros feminino e masculino; inserção de sanitários adaptados aos cadeirantes; substituição de revestimento e instalação de novas bancadas e pias; além da implantação de mictórios individualizados e uma bancada de apoio no banheiro feminino para funcionar como fraldário. "Esta é uma obra simples, mas de grande significado. Agora, todos terão à disposição um espaço agradável e moderno", frisou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao assinar a ordem de serviço das obras que têm prazo de conclusão previsto para 30 dias.

"Fiz um trabalho na universidade sobre antigos prédios municipais e o banheiro do Centro estava incluído na pesquisa, porque é um lugar histórico e muito útil para quem anda por aqui", comentou o estudante de História da Universidade Federal de Sergipe, Sérgio da Silva Ramos, que há 10 anos também mantém em funcionamento uma barbearia na travessa. "Em termos de infraestrutura, estava precisando mesmo da reforma. Agora é preciso a população conservar o local, porque muita gente precisa dele em funcionamento diário", completou Sérgio.

Balconista de uma lanchonete localizada a poucos metros de onde acontecem os serviços de melhoria, a jovem Célia Matos garante que os benefícios para os consumidores, comerciantes e transeuntes do Centro da capital serão perceptíveis assim que os trabalhos forem finalizados. "Os clientes muitas vezes não sabem como pedir para utilizar os banheiros das lojas, eles se sentem envergonhados e só pedem em último caso. Ter um banheiro gratuito novo, limpo e disponível a todo o momento facilita para qualquer pessoa", afirmou a funcionária.

Enquanto a reestruturação não é concluída, a Emsurb, responsável pela administração e manutenção do espaço, implantou banheiros químicos no perímetro da travessa Deusdeth Fontes, a fim de suprir a necessidade dos cidadãos enquanto ocorre a reforma dos sanitários. Inaugurados em 1929, na gestão de Teófilo Dantas, os banheiros públicos situados entre os calçadões são os mais antigos em funcionamento na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário