quinta-feira, 15 de abril de 2010

POLÍCIA CIVIL DIVULGA DETALHES DA INVESTIGAÇÃO DO JOGO DO BICHO EM SERGIPE.

A Polícia Civil de Sergipe prestou esclarecimentos sobre a finalização do inquérito policial que montou uma radiografia detalhada da atuação do jogo do bicho em Sergipe. O superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, e a delegada do Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e a Administração Pública (Deotap), Daniela Garcia, prestaram nesta quinta-feira, 15, detalhes da ação policial que culminou no indiciamento de 21 pessoas envolvidas com a contravenção penal e a apreensão de R$ 700 mil em dinheiro, veículos, dez armas de fogo, munições e uma farta documentação que comprova o envolvimento do jogo do bicho com crimes.

João Batista afirmou durante coletiva à imprensa que a prática do jogo do bicho não tem nada de lúdico, pois a ação gera muita movimentação de dinheiro que pode migrar para atividades ilícitas sem gerar riqueza para o Estado. “A questão não é simplesmente fechar as bancas do jogo do bicho, mas sim montar o esqueleto da contravenção e repassar para a Justiça. As provas e indícios da ligação da contravenção com crimes estão muito explícitos no inquérito policial e são bastante consistentes”, destacou o superintendente.

“O trabalho fez com que identificássemos todo o organograma da contravenção penal no Estado, apontado o cabeça da atividade e os laranjas que participavam da movimentação. O que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de dinheiro movimentado na contravenção. Só em uma operação na cidade de Itabaiana foram apreendidos mais de 600 mil reais”, complementou João Batista.

Ele ainda fez questão de salientar que a contravenção traz sempre a reboque as diversas modalidades de crime. “No Rio de Janeiro, por exemplo, já foram registrados mais de 150 homicídios ligados à atividade, e em Sergipe estamos tentando cortar o mal pela raiz. Essa é a resposta que damos neste inquérito policial”, finalizou Batista.

De acordo com a delegada Danielle Garcia, pela primeira vez a Polícia Civil conseguiu mapear com detalhes esse esquema em todo o estado. “Constatamos que para manter suas atividades em funcionamento muitos banqueiros se valem do dinheiro arrecadado do jogo para enriquecer e subornar policiais militares e civis”, disse a delegada.

Por conta disso, além da Justiça, as Corregedorias das polícias também receberão cópias dos inquéritos a fim de abrir procedimentos administrativos contra os policiais identificados. A primeira operação contra a jogatina foi registrada na cidade de Itabaiana no dia 17 de dezembro do ano passado. Na época, a Polícia Civil apreendeu cerca de R$ 690 mil com os bicheiros e 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Uma das pessoas indiciadas pela Polícia Civil foi o vereador de Itabaiana, Vardo da Lotérica.

Ano passado, o parlamentar municipal ganhou notoriedade na imprensa ao dizer durante um discurso polêmico na Câmara de Vereadores da cidade que cerca de 90% da polícia sergipana é formada por bandidos. “A prova documental está perfeita no sentido de comprovar o envolvimento do jogo do bicho em Sergipe com outros crimes. Com a conclusão do inquérito conseguimos fechar a atuação do jogo do bicho em Sergipe. Infelizmente checamos alguns indícios da participação de policiais com a contravenção e os indiciados responderão pela lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilha”, finalizou Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário