quinta-feira, 1 de março de 2012

GOVERNO PLANEJA NOVAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL.

O grupo gestor do plano estadual de Enfrentamento à Exploração e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes se reuniu nesta quarta-feira, 29, para discutir os últimos ajustes para a programação de ações que deverá ser implantada em Sergipe ainda neste semestre. O encontro aconteceu sob o comando da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, na sala de reuniões da secretaria.

Eliane ressaltou que a iniciativa não será uma campanha pontual, mas um programa de governo. “O trabalho deve ser realizado de maneira articulada, em rede, de forma a transformar o programa em uma política pública estadual. Dentro das nossas limitações, vamos trabalhar com toda a energia para enfrentar esse problema gravíssimo", enfatizou.

O programa visa fortalecer e implementar o Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Sergipe e tem como eixos centrais formação e capacitação dos operadores de direito; Articulação e monitoramento do fluxo institucional do atendimento às vítimas de violência sexual; Incentivo e acompanhamento das notificações através do Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos Contra a Criança e o Adolescente (Salve); Comunicação, Eventos e Publicações; Sistema informativo de coleta e análise dos dados nos serviços de Assistência Social e Enfrentamento a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes; Protagonismo Juvenil.

O grupo gestor do programa é formado por representantes das Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança Pública; Turismo; Educação; Políticas para Mulheres; Direitos Humanos, além da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e do Departamento de Grupos Vulneráveis.

O representante da Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Cláudio Barreto, destacou o importante trabalho que deve ser desenvolvido intersetorialmente para a execução do Programa. “As secretarias não podem desenvolver ações separadamente, é preciso realizar as iniciativas de forma conjunta para que possamos apresentar a sociedade um trabalho concreto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário