terça-feira, 18 de setembro de 2012

EMSURB PROMOVE RUA VIVA NO CENTRO DA CAPITAL.

Foto:  Ascom/Emurb

Na manhã desta terça-feira, 18, os aracajuanos que transitam pelo Centro da cidade tiveram a oportunidade de contemplar um cenário diferente do habitual e com destaque para o meio ambiente. Trata-se da quarta edição do projeto ‘Rua Viva', que se estenderá até o próximo dia 21. A intervenção instalada em um dos trechos da praça General Valadão integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro promovidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Durante os dias do projeto, a população poderá visualizar a ação de paisagismo composta por plantas ornamentais e gramado montada pela Gerência de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Um estande da Oficina de Papel também foi instalado no local, onde os transeuntes podem conhecer o trabalho desenvolvido a partir da reciclagem e aproveitamento de jornais e revistas. Participam ainda da atividade agentes ambientais do projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa', com a distribuição de sacolas de lixo para automóveis e orientação sobre coleta seletiva.

"A nossa ideia é de humanizar o espaço urbano que recebe tantas pessoas diariamente ao oferecer uma área verde reservada para que este público aprecie e crie consciência em relação à preservação do meio ambiente. Não poderia ter uma situação melhor para tal iniciativa do que a Semana Nacional do Trânsito, que oferece uma conscientização sobre a mobilidade urbana", destacou a vice-presidente da Emsurb, Adenilde Gama Alves.

O gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Macedo, ressaltou a importância de mais uma realização do projeto no Centro da cidade. "Foi feito um embelezamento do espaço com vários tipos de plantas como palmeiras, bambuzinho, icsória, formosa-emília, e ao exibir o serviço de paisagismo despertamos a conscientização sobre o meio ambiente em áreas urbanas. A aceitação do público foi grande nas outras edições, e por isso temos o dever de consolidar esta ação já que houve um retorno satisfatório", justificou o gerente.

A educadora ambiental Aldrey Karine Oliveira, que realiza o trabalho de conscientização sobre coleta seletiva nas ruas da capital junto com os agentes ambientais, colaborou na distribuição de sacolas de lixo. "Realizamos um trabalho de porta em porta orientando a população sobre o lixo e a coleta seletiva, e esta iniciativa soma com a nossa proposta ao despertar nas pessoas uma reflexão ao direcionamento certo do lixo. Ao distribuir estas sacolinhas os motoristas poderão evitar jogar lixo na rua", acrescentou.

Rua de Lazer

No próximo sábado, 22, o paisagismo da ‘Rua Viva' fará parte da ‘Rua de Lazer'. O evento alusivo ao Dia Mundial Sem Carro será realizado este ano no bairro Industrial, das 7h às 17h. A ação é destinada à conscientização da população sobre o uso consciente de meios de transporte menos poluentes. Entre as atividades no local, haverá prática de atividades esportivas e educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário