terça-feira, 14 de maio de 2013

DÉDA REALIZA FECHAMENTO DAS COMPORTAS DA BARRAGEM DO RIO POXIM.


Foto:  Marcos Rodrigues

Um investimento de R$ 85 milhões, em parceria com o Governo Federal, e que representa uma conquista histórica para a garantia e qualidade de abastecimento de água para quase 800 mil pessoas residentes na grande Aracaju. Esta é mais uma realização do Governo do Estado que foi efetivada na manhã desta terça-feira, 14, pelo governador Marcelo Déda que fechou as comportas da barragem Jaime Umbelino de Souza, situada no rio Poxim-Açu, no povoado Timbozinho, em São Cristóvão, a 30 km do Centro da capital.

A estrutura física da barragem possui uma cota de 15 metros de altura e uma extensão de 1.125 metros, com uma área de inundação de 5,2 km². A estimativa é de que o reservatório da barragem esteja cheio num período estimado entre 6 e 10 meses. A barragem será um elemento regularizador, acumulando água do rio Poxim nos períodos chuvosos para ser utilizada durante os momentos de estiagem.

Conquista Histórica

“Esta é uma obra que vai cumprir um papel extraordinário na segurança hídrica para a Grande Aracaju no que se reporta ao fornecimento de água tratada. Serão 37 bilhões de litros que representarão a garantia para as próximas duas décadas de que Aracaju não enfrentará racionamento”, destacou o governador Marcelo Déda, logo após descerrar a placa comemorativa ao lado do deputado estadual Francisco Gualberto, que representou a família do homenageado; da prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, e seu esposo, o ex-deputado Armando Batalha, além do presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Sérgio Ferrari.

Ainda conforme o governador, esta barragem consolida toda a estrutura pesada para equilibrar definitivamente a distribuição de água em toda a região da capital. “Nós também duplicamos a adutora do São Francisco, que já se encontra em operação e, com essa nova barragem, nós vamos viabilizar mais tranquilidade. Agora em 2013, a maioria das capitais do Nordeste sofreu com a falta de água e, na maioria dos estados da região, as grandes cidades tiveram racionamento. Em Sergipe, isso não foi necessário, pois tínhamos duplicado a adutora do São Francisco”, ressaltou Marcelo Déda, ao descrever a importância dos investimentos já realizados.

Homenagem

O governador também fez questão de prestar uma homenagem aos trabalhadores operários da construção em todo o estado, batizando esta obra com o nome de um sindicalista que foi por sete vezes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Estado de Sergipe (Sintracon), Jaime Umbelino de Souza. “Estava buscando um nome para essa barragem quando ouvi um pronunciamento do deputado Francisco Gualberto registrando o falecimento deste grande sindicalista que também era meu amigo pessoal. Em nome dele, de toda a sua família e dos operários que edificam as grandes e pequenas obras neste estado essa barragem eternizará o seu nome”, justificou Déda.

Concretização de um Sonho

Para o vice-governador, Jackson Barreto, que também participou do ato, esta obra é a concretização de um antigo sonho do povo de Aracaju. “Esta é uma obra esperada há muitos anos pelo povo de toda a Grande Aracaju. O povo não terá oportunidade de ver essa obra a não ser que venha aqui, mas vai sentir a melhoria na sua qualidade de vida com a entrada em funcionamento desta barragem que muitos governadores, que antecederam ao nosso, prometeram. Estes governantes também prometiam que Aracaju não teria problema com abastecimento, mas todos os anos, particularmente a população da periferia e dos bairros mais carentes. A partir destes investimentos isso é passado. Esta é uma grande vitória da população, do governador Marcelo Déda e da Deso”, argumentou Jackson.

Orgulho e Felicidade

O presidente da Deso externou todo o seu orgulho e sentimento de realização por estar presente ao ato. “Esta obra traduz e cristaliza o esforço do governador Marcelo Déda tem feito no estado de Sergipe para consolidar a segurança do abastecimento de água em todo o estado. Com esta barragem teremos uma regularidade de fornecimento a partir do rio Poxim, eliminando os riscos de desabastecimento da capital. Além disso, todo o esforço do Governo para realizar obras de saneamento na capital e interior, colocou Sergipe este ano, durante a pior seca dos últimos 50 anos, como o único estado do Nordeste onde não faltou água, onde todas as sedes municipais tiveram regularidade no seu abastecimento”, registrou o presidente.

Sensibilidade

O deputado Francisco Gualberto afirmou que o governador batizar uma obra deste porte com o nome de um sindicalista que se notabilizou por cuidar dos operários, é uma demonstração inconteste de sua sensibilidade. “Esta é uma obra construída por um governador que mudou a história do nosso estado. O nome desta barragem homenageia um grande sindicalista, para o qual fiz uma homenagem póstuma com um pronunciamento na Assembleia Legislativa, dois dias depois o governador me ligou dizendo que tinha ouvido o meu discurso e que a barragem do rio Poxim se chamaria Sindicalista Jaime Umbelino. Isto é uma demonstração da sua sensibilidade para com o povo e os operários sergipanos”, declarou Gualberto, em relação à homenagem prestada ao sindicalista falecido no último dia 5 de março, aos 76 anos.

Já o ex-deputado e esposo da prefeita Rivanda Batalha, Armando Batalha, falando em seu nome, destacou a conquista que esta obra representará para o município, oferecendo, inclusive, uma nova fronteira para exploração turística e de lazer do local. “Este é mais um presente que São Cristóvão ganha a partir de ações do Governo do Estado que, além de gerar empregos para a comunidade durante a sua construção, oferecerá a possibilidade de criação de um novo produto turístico. Isto se deve à forma de governar que se revela como uma verdadeira resistência cívica e faz do governador Marcelo Déda um verdadeiro estadista. Esta será mais uma obra que entrará para a história”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário