quinta-feira, 16 de maio de 2013

GUALBERTO RESSALTA INVESTIMENTOS DO GOVERNO EM ÁGUA E SANEAMENTO.


O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) participou na terça-feira (14) da solenidade de inauguração da barragem Jaime Umbelino de Souza, situada no rio Poxim-Açu, no povoado Timbozinho, em São Cristóvão. Ao lado do governador Marcelo Déda, ele ajudou a fechar as comportas da barragem. “Com esse reservatório ativo, o problema de um possível racionamento de água está descartado pelo menos por 20 anos”, informou o deputado.

A nova barragem de água representa um investimento de R$ 85 milhões, em parceria com o Governo Federal. Segundo o governo, ela irá garantir a qualidade de abastecimento de água para quase 800 mil pessoas residentes na Grande Aracaju. “É uma obra importante, e que ainda leva o nome de um sindicalista querido que faleceu recentemente”, frisou Gualberto, em referência a Jaime Umbleino, falecido no último dia 5 de março, aos 76 anos.

Dados do governo indicam que a barragem do Poxim possui estrutura física com uma cota de 15 metros de altura e uma extensão de 1.125 metros, com uma área de inundação de 5,2 km². A estimativa é de que o reservatório da barragem esteja cheio num período estimado entre 6 e 10 meses. A barragem será um elemento regularizador, acumulando água do rio Poxim nos períodos chuvosos para ser utilizada durante os momentos de estiagem.

Saneamento – No mesmo pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto lembrou que na quarta-feira (15), o governador Marcelo Déda havia anunciado investimentos que superam R$ 156 milhões na ampliação de sistemas de abastecimento de água e saneamento básico. A intenção do governo é assegurar a ampliação do tratamento de esgoto na grande Aracaju, alcançando a cobertura inédita de 90% do território da capital, a maior em todo o Nordeste.

“Isso significa investimento na prevenção à saúde pública. Com essas obras, o nosso governo pretende garantir melhorias nas condições de vida da população, não só de Aracaju, como também das demais cidades ao redor”, argumentou o deputado.

De acordo com o anúncio do governo, as obras contemplam a duplicação de segmentos das adutoras do Alto Sertão e Sertaneja, além da ampliação do sistema de abastecimento de água de Umbaúba, Tomar do Geru e Itabaianinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário