quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ANIMAIS DA PRAÇA TOBIAS BARRETO SERÃO TRANSFERIDOS.

Na manhã desta quarta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), realizou a transferência dos animais da Praça Tobias Barreto para o zoológico de Aracaju, localizado no Parque da Cidade.

Cerca de 50 animais, entre araras, pavões, jabuti e cágado aquático, já estão na nova moradia. Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a ação visa ampliar a atenção e os cuidados com as espécies. "Desde o início do ano, realizamos a transferência de animais. Os primeiros foram os patos, marrecos e cisnes, que atualmente vivem no Parque da Sementeira, inclusive já estão reproduzindo. Tudo foi pensado para não prejudicar as espécies", detalha.

Segundo o veterinário da Emsurb, Júlio César, os animais ficarão de quarentena. "Lá no zoológico eles serão avaliados por uma equipe para posteriormente serem colocados num novo recinto. Ou seja, as pessoas que tinham o costume de ver esses animais continuarão vendo, só que num local melhor", diz.

Atenção

Além de uma dieta específica e tratamento diário, os animais da praça necessitavam de tranquilidade. "Por conta disso, acionamos o Ibama e entregamos os animais para que a instituição escolhesse o melhor destino para eles", explica Lucimara Passos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Fauna do Ibama, Gláucia Maria Lima Bispo, a assistência que a Prefeitura tem dado é excelente. "A preocupação é com relação à estrutura. Tanto a Prefeitura como o Ibama têm interesse em deixar esses animais num local seguro, calmo e ideal para o desenvolvimento", esclarece.

Próxima ação

Nesta quinta-feira, 5, a Emsurb e o Ibama iniciam mais uma transferência de animais, desta vez na Praça Teófilo Dantas (Catedral), no Centro de Aracaju.

2 comentários:

  1. isto ta errado tirar os animais dai ,os bichos são lindos deixam uma impressão boa da cidade eu moro em macae RJ ja fui ai de fereas conheci a praça tobias barreto achei muito bonito por eu dou um conselho que devolvam os animais de volta pra omesmo lugar......brigado....

    ResponderExcluir
  2. Marcos

    Sou morador do Bairro São José desde de 1980,compreendo a preocupação e o bom senso em ajudar os animais pela sua preservação,mais deixar a praça se acabar,com brinquedos infantis quebrados,iluminação precaria,falta de posto da guarda municipal,presença de marginais,paisagismo feio,local onde ficavam os bichos completamente arruínado,deteriorado,é realmente triste ver todos os dias a praça se acabando com o abandono do poder público municipal,por favor prefeito e vereadores da cidade da Qualidade de Vida, salvem a Praça Tobias Barreto!

    Enquanto isso,continuo sonhando ainda,com aquela praça que recebia diversos turístas de todo o Brasil,a banda da Polícia Militar que tocava todos os domingos naquele palco coberto e bem iluminado,crianças brincando e dando pipocas aos peixes,paz e tranquiladade para os moradores especialmente os idosos a fazerem seu cuper matinal sem ser inportunados por delinquentes.
    " O SONHO NÃO ACABOU "

    ResponderExcluir