terça-feira, 3 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO ASSINA CONVÊNIO COM O SENAI PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES.

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, assinou na manhã desta terça-feira, 3, um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies). O convênio tem como objetivo a realização de dois cursos profissionalizantes para alunos da rede estadual de ensino. O professor Lima ressaltou a importância dessa parceria para a ampliação do ensino profissional no estado. "Esse é um passo de união muito importante. Estamos querendo reforçar a ideia do ensino profissionalizante em Sergipe. Com essa parceria, vamos atender às demandas do empresariado e duplicar o número de alunos que estudam nessa modalidade de ensino", afirmou.

Com esse convênio, serão criados os cursos de Técnico em Administração, para 30 alunos do Colégio Estadual João Alves Filho, e de Técnico em Segurança do Trabalho, para 30 estudantes do Colégio Estadual Presidente Médice. Os alunos serão submetidos a processo seletivo a ser realizado pela Seed. De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação Profissional, Rivânia Andrade, os cursos serão realizados na forma concomitante com o ensino médio regular, sendo o ensino médio de responsabilidade da Seed, e os cursos, de responsabilidade do Senai.

Ampliar o ensino

De acordo com o professor José Fernandes de Lima, um dos objetivos da Seed é ampliar o ensino profissionalizante em Sergipe. Durante a solenidade de assinatura do convênio, ele citou os centros profissionalizantes que estão em funcionamento e os que ainda estão para ser construídos no próximo ano. Segundo ele, em 2007 Sergipe tinha cerca de 3,5 mil alunos no ensino profissionalizante. Com as unidades de ensino que vão ser construídas, passará a ter aproximadamente sete mil.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado, elogiou a parceria entre a Seed e o Senai. "Essa parceria é muito importante para o estado. Esse é o primeiro passo de muitos que ainda vamos dar", disse. O diretor regional do Senai/Sergipe, Paulo Bergamini, também concordou. "Os nossos objetivos são idênticos. E tudo isso está dentro dos objetivos que queremos para o Brasil, que é um ensino profissionalizante de qualidade", afirmou.

Os cursos

A Seed lançará o edital para o processo seletivo, com um total de 30 vagas para o curso de Técnico em Administração e 30 vagas para o de Técnico em Segurança do Trabalho. Participarão os alunos que estão no último ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João Alves Filho e do Colégio Estadual Presidente Médici. Os cursos terão a duração de três anos, articulados com o ensino médio, e as aulas serão realizadas nas próprias escolas.

O diretor do Colégio Estadual Presidente Médici, professor Wilton de Oliveira, se mostrou bastante satisfeito com a oferta desse curso para seus alunos. Quem também elogiou a iniciativa foi a diretora do Colégio Estadual João Alves Filho, professora Adriana Hora Santos. "Vejo isso como uma motivação para os alunos. Vai contribuir para que eles tenham um objetivo. Além disso, eles poderão sair com duas certificações", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário