quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PAN-AMERICANO DE GINÁSTICA COMEÇA EM ARACAJU.

A nova geração da ginástica brasileira e de outros 16 países das Américas está em Aracaju para participar do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica, o maior evento esportivo internacional já ocorrido na capital sergipana. As disputas têm início nesta quinta-feira, 5, e seguem até domingo, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A abertura do evento, que tem o patrocínio da Caixa e o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado, aconteceu na noite dessa quarta, 4, na Galeria de Artes Ana Maria, na Orla da Atalaia, e reuniu atletas com idade entre 12 e 17 anos, técnicos e árbitros.

Na solenidade, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoilson Leite, representou o prefeito Edvaldo Nogueira e falou da satisfação de ver a capital sergipana sediando o campeonato e de apoiar o evento. "Para nós é um prazer muito grande receber atletas de vários países. Além de competir, quero pedir que todos vocês aproveitem para conhecer a cidade e voltem depois, com parentes e amigos, para desfrutar mais das nossas belezas", disse.
Após as falas das presidentes da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a sergipana Luciene Rezende, e da União Pan-Americana de Ginástica Artística, Zorbeira Hernandéz, que declararam aberta a competição e desejaram sucesso aos competidores, os atletas fizeram o juramento e, em seguida, puderam assistir à performance do ator César Leite e sua boneca Genoveva e à apresentação da quadrilha junina Unidos de Asa Branca.

Expectativa

Ao final da abertura oficial, a expectativa dos atletas para o início das disputas era visível. Além de brigar por medalhas nas modalidades individuais e em grupo, os ginastas vão tentar se classificar para a Olimpíada da Juventude, que será realizada em Cingapura, no próximo ano. Os principais adversários do Brasil são os Estados Unidos e o Canadá.

A ginasta brasileira Letícia Costa, de 14 anos, disse que estava ansiosa, mas confiante. "Treinamos bastante e agora espero conseguir medalhas", destacou, acrescentando que sua especialidade é a prova de salto. A atleta carioca, que pratica ginástica há 9 anos, também tem esperanças de participar da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. "Já fiz as contas e vou estar com a idade certa para competir", revelou Letícia.

Competições

Vão participar das disputas cerca de 160 atletas dos seguintes países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, que, além da disputa por medalhas, brigarão por um lugar. Os principais adversários brasileiros no Pan-Americano Juvenil são Estados Unidos e Canadá.

As equipes femininas vão participar de provas de salto, barras assimétricas, trave e solo, enquanto as equipes masculinas terão que mostrar suas habilidades no solo, cavalo, argolas, salto, barra fixa e barras paralelas. Aqueles que conseguirem as melhores notas individuais vão estar classificados para a Olimpíada da Juventude.

"Esse é um evento de suma importância, pois avaliaremos os ginastas juvenis, que são o nosso futuro", ressaltou a presidente da CBG, Luciene Rezende. O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, também falou da importância da competição. "O Pan-Americano Juvenil de Ginástica é um dos maiores eventos esportivos que Sergipe já recebeu. O Governo do Estado apóia esse evento porque entendemos que o esporte é um valioso instrumento para mudar a sociedade", disse.

2 comentários:

  1. Poxa que legal vcs estão sempre atualizando o site e nos deixa aqui de longe sempre informados sobre a competição sou de guarulhos se der coloquem fotos da competiçõa obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Divulguem também o que ACONTECERÁ em Sergipe.
    Sobre o Panamericano de ginástica mesmo, não consegui achar em lugar nenhum a programação das competições. Eu teria adorado ir ve-las!

    ResponderExcluir