quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SERGIPE SEDIA CAMPEONATO BRASIL NORDESTE DE MOTO CROSS.

Foto: Joel Luiz
A partir desta sexta-feira 13, o ronco dos motores, os macacões coloridos e as motos envenenadas começam a modificar a paisagem da Orla de Atalaia e a mexer com o cotidiano dos desportistas sergipanos em virtude da realização do Campeonato Brasil Nordeste de Motocross. O evento é uma promoção da Federação Sergipana de Motocross com patrocínios da Honda e da Mobil e total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

Na opinião do secretario de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, a competição marca uma nova era no motociclismo sergipano, especialmente no Motocross, pois além de contar com os maiores nomes desse esporte no Brasil é a primeira prova na nova e moderna pista de Motocross de Sergipe, única do Nordeste situada à beira mar.

"O Governo de Sergipe não mediu esforços para construir uma moderna pista, com toda estrutura necessária. É, sem dúvida alguma, a melhor pista de Motocross do Nordeste e uma das melhores do Brasil. Isso na avaliação feita pelos pilotos, que viram o projeto e que conhecem o trabalho. Nós temos um campeão brasileiro de Motocross, o Rodrigo Lama, e agora teremos uma excelente pista para que ele possa desenvolver o seu talento e aprimorar suas qualidades técnicas", comentou Pimentel.

A pista não será inaugurada com a prova de domingo, mas ela funcionará com um teste para a estrutura que foi montada. "Os últimos ajustes como símbolos de sinalização serão concluídos até a inauguração oficial, marcada para dezembro", informou Juvenal Alves, presidente da Federação Sergipana de Motocross.

A pista

A prática do motocross ganha a cada dia mais adeptos no estado de Sergipe. Atualmente já há mais de 80 praticantes. Projetada pelo engenheiro paulista Paulo Caramez, a pista da Orla de Atalaia tem 900 metros de extensão, com o 12 metros no lado mais largo e 8 metros no mais estreito.

“A pista exige um nível técnico elevado, proporcionando saltos profissionais”, pontua Juvenal Alves. Segundo ele, pelo percurso estão espalhados sete obstáculos. Ao fundo das imagens das motos 'voando', quem for conferir o torneio vai poder observar o mar. “É a única pista a beira mar dentro do campeonato. Aracaju está entre as etapas que têm as plásticas mais legais”, diz Osmar Araujo, da Beilstrein Eventos, organizadora do campeonato.

Campeonato

O Campeonato Brasil Nordeste de Motocross começa com treinos livres na manhã do próximo sábado, 14. À tarde haverá os treinos oficiais, inclusive com as tomadas de tempo para definição do grid de largada. No domingo pela manhã estarão em ação as motos da 1ª bateria com 85 cilindradas. As provas da elite serão disputadas a partir das 14h30 com as motos de 250 cc e 450 cc, e com a presença do sergipano Rodrigo Lama, que vai lutar por mais um titulo de campeão.

Patrocinado pela Honda e pela Mobil, o objetivo do Brasil Nordeste é formar pilotos pela região. Espera-se a presença de pelo menos 120 pilotos da região Nordeste, além de pilotos do Espírito Santo e de São Paulo, incluindo uma representante feminina.

Os pilotos sergipanos Rodrigo Lama e Lucas de Almeida serão as grandes atrações da etapa. Ambos são atletas da capital que participam das categorias MX1, MX2 e 65cc. Rodrigo é campeão brasileiro 2008 na categoria 85 cc., o que mostra que Sergipe vem ganhando notoriedade no esporte em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário