quarta-feira, 9 de junho de 2010

VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL SERÁ NESTE SÁBADO.

Neste sábado, dia 12, todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju estarão abertas para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. Serão imunizadas crianças menores de cinco anos de idade. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal, o que na capital corresponde a 45.567 meninos e meninas.

Para facilitar o acesso à vacina, as unidades de saúde funcionarão ininterruptamente das 8 às 17 horas. As gotinhas também estarão disponíveis em postos volantes nos dois shoppings da cidade, das 10 às 17 horas. Somente neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar 825 profissionais.

O lançamento oficial da campanha acontece às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, próximo ao final de linha. As estratégias de vacinação foram traçadas na última segunda-feira, 7, durante reunião dos profissionais da Rede de Atenção Básica (REAB).

O encontro contou com a participação de enfermeiros, gerentes e os oito coordenadores da REAB. "Nós estamos nos mobilizando para garantir o sucesso da campanha e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", informa a coordenadora de imunização da SMS, Débora Moura, lembrando que os pais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação da criança.

Erradicação

A paralisia infantil já foi erradicada no Brasil há alguns anos. Atualmente, apenas quatro países sofrem de fato com a doença: Índia, Paquistão, Afeganistão e Nigéria. "Mas isso não nos conforta. Com o aumento das viagens internacionais e o fluxo de pessoas por vários países, temos que criar mecanismos para evitar a reintrodução do vírus em nosso país", alerta Débora Moura.

As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarreia não devem tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de portadores de HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

H1N1

Também neste sábado, 12, as Unidades de Saúde estarão vacinando crianças menores de cinco anos contra H1N1. Meninos e meninas nessa faixa etária que já tomaram a primeira dose da vacina contra H1N1 deverão tomar a segunda dose, obedecendo ao intervalo mínimo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário