terça-feira, 17 de julho de 2012

DENGUE: MENOR INFESTAÇÃO DOS ÚLTIMOS 4 ANOS.

Realizado de 2 a 6 de julho de 2012 com o objetivo de obter o diagnóstico de infestação do mosquito da dengue em cada bairro da capital para planejar as ações de combate, o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypt (LIRAa) de 2012 mostrou que Aracaju alcançou o menor índice de infestação predial dos últimos 4 anos para o período chuvoso. Os dados foram apresentados pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na manhã desta terça, durante coletiva à imprensa realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Em 2009, durante o período chuvoso, o índice de infestação era de 3,7. Em 2010, o numero caiu para 3,1. No ano seguinte, 2,8 e, em 2012, o índice caiu para 2,7. "O mês de julho é sempre mais difícil por conta das chuvas, mas mesmo assim, graças ao trabalho dedicado e sistemático adotado pela Prefeitura, conseguimos o menor índice de infestação durante o período chuvoso dos últimos quatro anos. Essa é mais uma grande vitoria", observou Edvaldo.

O chefe do executivo explicou que o maior problema ainda está dentro dos domicílios. "Mais uma vez o LIRAa mostrou que o mosquito não está nas ruas, mas dentro dos domicílios, e as lavanderias continuam sendo as grandes vilãs: 62,1% dos focos estão nos reservatórios de água", mostrou. Os depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, etc.) são o segundo maior problema, com 30,6%. Já os entulhos e resíduos sólidos ficam em terceiro lugar com 7,3% dos focos encontrados.

"Sabemos que quando os números caem, as pessoas acabam relaxando um pouco com os cuidados essenciais, mas é preciso redobrar a atenção. A Prefeitura está fazendo seu trabalho, ações educativas, forças-tarefa, visitas domiciliares, aplicação do fumacê costal, mas precisamos que os cidadãos também nos ajudem nessa guerra contra o mosquito", solicitou.

Edvaldo apontou o trabalho intersetorial realizado entre Secretaria Municipal de Saúde, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Secretaria Municipal de Educação como responsável pela queda nos índices. Ele elogiou também a ação dos 236 agentes de endemias que atuam em busca dos focos dos mosquitos. "Esse sucesso que Aracaju tem no combate à dengue devemos, principalmente, ao trabalho, à dedicação e à competência dos nossos agentes de endemias", destacou.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Dornellas, pontuou que o Ministério da Saúde determina que sejam realizados quatro LIRAa a cada quadrimestre, "ou seja, três por ano e nós fazemos seis.Todo esse trabalho de prevenção é exatamente para gente tentar diminuir esses índices e temos conseguido. A Prefeitura está fazendo a sua parte e muito bem feita, há um trabalho intersetorial entre as secretarias de saúde, educação, Emsurb e Emurb e quero reforçar as palavras do Prefeito e pedir que a população nos ajude a evitar a proliferação do mosquito".

Controle

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Aracaju também apresentou um comparativo das ações realizadas desde o ano de 2007 até agora. Para se ter uma ideia, no ano de 2007 foram recolhidos das ruas da capital, 20.587 pneus em desuso. No ano passado, foram 53.779 retirados das ruas. Caíram também o número de casos confirmados da doença. No mês de abril de 2008, por exemplo, foram confirmados 4.494 casos de dengue. Em abril deste ano, apenas 428; uma queda de 90,47% dos casos confirmados.

Com relação ao número de visitas domiciliares realizadas pelo Programa da Dengue em Aracaju, em 2007 foram 207.784 visitas. Em 2011 o número subiu para 1.013.039, o que significa um aumento de 25,41%. Edvaldo explicou que a curva de visita domiciliar é ascendente e o índice de infestação predial é proporcionalmente descendente. "Tanto é que em 2009, o índice de infestação predial era de 2,4 e em 2012 está em 1,5", explicou.

No ano de 2007, ainda não eram realizadas as forças-tarefa de combate ao mosquito. Em 2008 foram 152 ações desse tipo e, em 2011, 186 forças-tarefa, reforçando o fortalecimento das ações intersetoriais.

Ações em 2012

O prefeito apresentou também um relatório com os dados relativo às medidas adotadas pela Prefeitura para o combate ao Aedes Aegypt no ano de 2012. "Foram 19.103 terrenos baldios trabalhados; 4.542 pontos estratégicos trabalhados; já realizamos 90 ações de força tarefa realizadas; aplicamos o carro fumacê em 21 bairros; atuação em 509.570 imóveis; 26.545 pneus coletados das ruas, além da distribuição de 45 banners sobre tratamento do paciente com dengue e veiculação da campanha publicitária ‘A PMA está agindo. Faça a sua parte', via TV, rádio e busdoor".

As equipes de campo foram reorganizadas com a criação de 4 cargos de supervisor geral e de 2 de supervisor de campo; realização de bloqueio de casos pela aplicação do fumacê costal e solicitação da gestão para que os profissionais de saúde pudessem participarem do curso online de atualização no cuidado da dengue pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário