segunda-feira, 30 de julho de 2012

TOMÓGRAFO TRIDIMENSIONAL AMPLIA ATENDIMENTO AOS PACIENTES DO HUSE.

Alta tecnologia na assistência aos pacientes. É dessa forma que o novo Tomógrafo Siemens (64 canais) vem trabalhando para atender com qualidade e eficiência os pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que necessitam realizar um exame de tomografia.

Considerado um dos mais avançados sistemas de tomografia computadorizada que existe no mercado, o equipamento pode expandir os limites clínicos da aquisição de imagens de trauma, cardíacas, pulmonares e pediátricas, com reconstrução em 3D, melhorando a velocidade dos exames.

O novo equipamento de 64 canais substituiu um dos aparelhos existentes anteriormente no hospital de dois canais. Além do ganho em velocidade da realização dos exames, há um aumento da resolução da qualidade das imagens adquiridas, possibilitando diagnósticos mais precisos, como informa o físico médico, Cássio Costa.

“Houve um ganho extraordinário na realização dos exames contrastados já que agora temos à disposição uma bomba injetora (para o contraste) que possibilita a realização dos exames de angio (cerebral, aorta torácica e abdominal, vias urinárias, TEP e até exames do coração)”, explicou.

Atendimentos

Antes, 60 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) eram atendidos diariamente. Com o novo tomógrafo, instalado no espaço compreendido entre o Hospital Pediátrico da unidade de saúde e o pronto-socorro adulto, este número subiu para 100 atendimentos.

De acordo com o gerente de imagem, Erionaldo Andrade, houve um ganho em tempo real no atendimento. “Melhorou consideravelmente, principalmente o atendimento dos pacientes que dão entrada no pronto socorro, com mais agilidade e proximidade do PS. Isso faz com que possamos ter um ganho real em tempo para poder salvar a vida do paciente. Temos laudos em tempo real porque nós temos uma equipe de neuros 24 horas na sala de comando e isso facilita bastante”, informou.

Tempo

O tempo de preparação e realização dos exames (manipulação, posicionamento e punção venosa) também diminuiu com o novo equipamento. Uma tomografia de crânio com contraste que era realizada em meia hora, agora tem o resultado em apenas cinco minutos. Uma tomografia de abdômen total sem contraste que era realizada em 40 minutos, com o novo tomógrafo é realizada em 10 minutos.

Para os exames pediátricos, a diminuição do tempo dos exames possibilitou a execução do aumento dos exames com anestesia e sem anestesia, já que há maior quantidade de dados em menos tempo, evitando assim movimentos involuntários. O novo tomógrafo tem capacidade para suportar pacientes de até 220 kg, possui vários softwares que possibilitam diversas aplicações médicas, tais como imagens cardíacas e vasculares. Além disso, apresenta acessórios específicos para exames pediátricos, a exemplo de suporte de crânio infantil e colchão adaptado.

Manutenção

A cada seis meses, uma manutenção preventiva dentro das especificações do fabricante é realizada. O objetivo é detectar alguma ocorrência que se manifeste no equipamento, visto que, em função da troca periódica de partes do aparelho, existe a possibilidade de entupimento de filtros e desgaste de carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário