segunda-feira, 13 de maio de 2013

FEIRA DA PRAÇA TOBIAS BARRETO CONTINUA FUNCIONANDO EM RUA ADJACENTE.


Tradicional nos domingos aracajuanos, a feirinha da Praça Tobias Barreto não parou seu funcionamento nem mesmo com a reforma promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju no espaço público ocupado semanalmente por cerca de 50 comerciantes. Enquanto a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalha para deixar toda a área da praça e sua estrutura prontas para proporcionar comodidade e segurança para seus frequentadores, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos manteve os vendedores do segmento de alimentação e artesanato bem próximo ao seu local de origem.

"A nossa ideia foi de manter o comércio destes vendedores enquanto a reforma é executada. Decidimos remanejá-los para um local próximo e adequado tanto para estes como para os moradores da região. Concentramos a feirinha na rua Nossa Senhora do Socorro entre a avenida Gonçalo Prado e a rua Guilhermino Rezende, inclusive com a presença da SMTT no local. Ou seja, a feira permanece em sua região característica, e o paliativo tem a aprovação destes comerciantes, já que a medida possibilitou uma nova organização do comércio habitual sem grandes alterações", comentou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.  

É o que confirma Bruna Roberta, que trabalha com os pais e os irmãos na Tapioca do Beto e da Maria, banca atuante na feira há cerca de 30 anos. "A solução (durante a reforma) foi boa, com o fechamento da rua a feirinha ficou num bom lugar. Temos clientes fiéis que saem da missa e vêm pra cá. Quando a praça estiver pronta vai melhorar 100% o ambiente, com mais iluminação e segurança", afirmou ela.

O fato de a feira estar sendo realizada na rua não gerou transtornos ao fluxo de pessoas na região. Todas as bancas foram alocadas num trecho interditado ao trânsito de veículos. "A feira é realizada aos domingos, um dia mais calmo naquela região, das 17h às 22h, permitindo que a prática do comércio seja realizada de modo concentrado e preservando a tranquilidade dos moradores que residem ali", ressaltou Selma França.

Maria Auxiliadora Andrade Menezes, moradora do bairro e frequentadora assídua da feirinha, aprovou a mudança temporária. "Há 16 anos eu já vinha comprar brinquedos de madeira para meu neto. A necessidade dessa reforma vem de muitos anos. Eu mesma já caí lá e machuquei o braço", conta ela, que agora com mais uma netinha (de 6 meses) quer fazer tudo novamente e dar a ela jogos tradicionais. "Daqui uns dias Maria Júlia vem também!", emenda a mãe da moradora, Maria Loeser, de 93 anos.

Reforma

A obra de reestruturação da área de 14.000m² da Praça Tobias Barreto está orçada em mais de R$ 1,8 milhão e será entregue à população no prazo de 120 dias, tempo que a população espera ansiosamente. Dentro da filosofia de fazer com que a capital sergipana tenha áreas verdes e de lazer para a população, a Prefeitura Municipal de Aracaju tem como meta fazer uma reforma estrutural em todas as praças de Aracaju e implantar de forma eficaz a segurança, através da Guarda Municipal. A área verde da praça será totalmente preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário