sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BATISTÃO É APROVADO EM TESTES DE SEGURANÇA E ESTÁ APROVADO PARA JOGOS DO CAMPEONATO SERGIPANO.

Foto: Joel Luiz

O estádio Estadual Lourival Baptista, o Batistão, está aprovado para a realização dos jogos do Campeonato Estadual de Futebol, promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF). Esta é a conclusão a que chegaram os representantes dos órgãos de segurança e o Ministério Publico Estadual (MPE) depois da última vistoria realizada nesta quinta-feira, 14, na praça de esportes.

Sob a coordenação do Ministério Público Estadual (MPE), uma comissão formada por representantes da Polícia Militar, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Defesa Civil, Federação Sergipana de Futebol, Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), concluiu que o estádio é seguro e não coloca em risco a integridade física dos torcedores.

A comissão percorreu todas as dependências do estádio, principalmente aquelas em que a presença do torcedor é mais intensa: arquibancadas e áreas de circulação. "Como se trata de uma construção com mais de 40 anos, é necessário que se faça esse tipo de vistoria. Concluímos que, do ponto de vista das edificações, o estádio é seguro, mas precisa de algumas reformas para garantir a incolumidade física e a comodidade dos torcedores", explicou a promotora de Justiça Euza Missano.

"Já estamos com os relatórios técnicos dos órgãos competentes. Alguns reparos já foram feitos pelo Governo do Estado e temos conhecimento que, a partir do mês de maio, o estádio será fechado para uma reforma mais completa", acrescentou a promotora. Representantes da Defesa Civil afirmaram que o estádio não apresenta nenhuma dficiência que comprometa sua estrutura, desde que a lotação máxima seja sempre respeitada.

A conduta dos frequentadores do local também foi discutida no trabalho de vistoria. O Tenente Coronel PM Robson Ornellas indicou algumas alternativas para garantir a segurança dos torcedores, escolhendo uma sala do Batalhão Especial do Patrimônio (BESP) como local de concentração do policiamento nos dias de jogos.

A Polícia Militar vai ser uma força auxiliar dos órgãos de fiscalização e segurança nos dias de jogos. "Faremos o policiamento ostensivo dentro e nas áreas periféricas, com ajuda da cavalaria, Getam [ Grupamento Especial de Motociletas] e agentes de trânsito, que colaboram com a segurança nos arredores do estádio", informou o Coronel Robson.

A promotora Euza Missano reforçou as proibições que permanecem em vigor nos dias de jogos, como o uso de bebidas alcoólicas e a presença das chamadas torcidas organizadas. "Permanece em vigor a liminar que proíbe a entrada de torcedores portando bebidas alcoólicas, bandeiras e alimentos. As torcidas organizadas também foram proibidas. Vamos disciplinar o comportamento dos torcedores, que não poderão entrar com espetinhos de churrasco, nem latas de cerveja e refrigerante. Nas imediações do estádio, os vendedores também serão disciplinados", completou a promotora Euza Missano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário