segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU INVESTE NO CICLOPATRULHAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL.

Sempre preocupada em melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem melhorando o ciclopatrulhamento da cidade. O trabalho de vigília com o auxílio da bicicleta é feito pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Desde 2009, é muito comum encontrar profissionais fardados sobre duas rodas em pontos de lazer como o Parque Augusto Franco (Sementeira), Orlinha do Bairro Industrial e calçadão do bairro 13 de Julho.

"A resposta vem sendo positiva. Além de ser mais fácil para abordar e perseguir, as pessoas acham interessante o modo como os policiais são fardados [vestindo bermuda, camiseta, capacete e protetores de joelho]. Tem gente até que pede para tirar foto", comenta a coordenadora de Planejamento Operacional da GMA, Tenente Jucimary.

Profissionais

O seleto grupo de ciclopatrulhadores, que se revezam em grupos diários de 10 profissionais, foi treinado no ano de 2009, por especialistas do Polícia Militar de Sergipe (PM), na unidade da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), Orla de Atalaia. Alguns dos temas estudados no treinamento foram perseguição sobre rodas e abordagem direcionada ao público que frequenta locais de lazer.

"Esse tipo de profissional deve estar preparado para situações variadas como evacuar o parque, coibir o uso de drogas, a transgressão às normas do local e o exigir o uso da focinheira por cachorros. Recentemente eles conseguiram coibir o furto de uma bicicleta. O autor foi abordado e levado à delegacia. A tendência é continuar a ampliar esse trabalho", informa a tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário