segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ANVISA DETERMINA APREENSÃO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR COMPOSTO DE CATUABA E GINSENG, FABRICADO POR EMPRESA BAIANA.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suco Composto Nutritivo Energit, após relatório técnico de inspeção da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa) atestar a adição de catuaba e ginseng na composição do produto, vendido sob a forma de pó para suco.

De acordo com a Anvisa, a catuaba e a fáfia (ginseng) são substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, não são permitidas em alimentos. A resolução foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

O Composto Nutritivo Energit - mistura para preparo de suco ou vitamina C - contém fibras e é fabricado pela empresa Luciano de Jesus Santos, em Lauro de Freitas, na Bahia. A resolução entra em vigor hoje (31).

Fonte: Agência Brasil (Christina Machado)

GOVERNO INICIA PREPARATIVOS PARA FÓRUM DOS GOVERNADORES DO NORDESTE.

O Governo do Estado já está executando todo o processo de preparação para a realização da primeira edição do Fórum dos Governadores do Nordeste em 2011. O evento será realizado no dia 21 de fevereiro e já conta com a confirmação da presença da presidenta Dilma Rousseff, diante do convite que foi formulado pessoalmente pelo governador Marcelo Déda. Uma reunião para definir procedimentos foi realizada na manhã desta segunda-feira, 31, no Palácio dos Despachos.

De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, o governador Marcelo Déda está coordenando todo o trabalho da equipe de governo para mobilização da estrutura da administração estadual, bem como da articulação com os órgãos do Governo Federal que estarão envolvidos no evento. “O governador está, inclusive, mantendo pessoalmente contato telefônico com os demais colegas governadores para reforçar este trabalho de mobilização”, acrescentou Cauê.

Segundo ele, a definição de toda a agenda do encontro está sendo definida pela Secretaria de Estado do Planejamento. “Estamos organizando a realização de uma reunião preparatória com a presença de representantes de todos os governos do Nordeste e do Estado de Minas Gerais, que também foi convidado para o evento”, explicou o secretário.

Temática

Além da preparação de toda a estrutura para a realização do evento, o Governo do Estado também já deflagrou todo o processo de construção da agenda sobre os temas a serem abordados no evento. “Teremos como tema principal 'O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste', que oferecerá a primeira grande oportunidade para que a presidenta exponha os seus planos para região”, destacou Cauê.

Outro tema que também direcionará as discussões durante o fórum é “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”. Este é um tema que será apresentado pelos governos do Ceará e de Sergipe, dando continuidade aos contatos iniciados ainda em 2009 com o Banco Mundial. Além disso, outros temas conjunturais poderão ser apresentados pelos governadores participantes.

Participaram da reunião na manhã desta segunda-feira, além do secretário de Comunicação, Carlos Cauê, os secretários de Estado da Casa Civil e do Planejamento já indicados, Jorge Alberto e Oliveira Júnior; da Cultura, Eloísa Galdino; o presidente da Emsetur, José Roberto Lima; o assessor econômico do Governo, Ricardo Lacerda; o chefe do Cerimonial, Ednilson Santos, e o comandante do Gabinete Militar do Governo do Estado, tenente-coronel PM Carlos Augusto Bispo.

POLÍCIA FECHA LABORATÓRIO DE REFINO DE DROGAS E APRENDE 50 QUILOS DE COCAÍNA NA REGIÃO CENTRO SUL.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) realiza às 8h30 desta terça-feira, 1º, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizado na Avenida Tancredo Neves, o resultado de uma investigação do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) com apoio do Setor de Inteligência do Comando de Operações Especiais (COE), que prendeu na madrugada desta segunda-feira, 31, oito integrantes de uma quadrilha de traficantes de drogas na região Centro-sul de Sergipe.

A quadrilha tinha como base o município de Boquim, onde mantinha um laboratório de refino de drogas em uma casa da cidade. Os traficantes vendiam o produto nos municípios vizinhos a Boquim, em Itabaiana e até em Aracaju. Com os acusados, a polícia apreendeu 50 quilos de drogas, entre crack, cocaína e pasta base.

RODOVIAS ESTADUAIS SEM REGISTRO DE MORTE DURANTE O FINAL DE SEMANA.

Durante o último final de semana a CPRv registrou nove acidentes de trânsito, sendo seis no sábado (29) e três no domingo (31), resultando destes acidentes oito vítimas lesionadas e nenhuma fatal.
Os acidentes foram registrados nas seguintes rodovias:

• SE 170 município de Tobias Barreto – foi registrado uma Colisão Frontal.
• SE 005 município de Aracaju – foi registrado uma Colisão Traseira.
• SE 100 município de Aracaju – foi registrado um Abalroamento.
• SE 170 município de Campo do Brito – foi registrado um Abalroamento.
• SE 170 município de Itabaiana – foi registrado um Abalroamento.
• SE 100 município de Estância – foi registrado uma Saída de Pista.
• SE 179 município de Simão Dias – foi registrado um Choque.
• SE 065 município de São Cristovão – foi registrado uma Saída de Pista.
• SE 090 município de Nossa Senhora do Socorro – foi registrado um Abalroamento.

No domingo (30) os policiais da CPRv ao atenderem um acidente na rodovia SE 170, município de Itabaiana, envolvendo um veículo Gm Celta, placa MUW 1407 e uma motoneta SHINERAY, foi observado após teste do Bafômetro que o condutor do veículo Celta se encontrava conduzindo o veículo sob influencia de álcool (acima de 0,40 mg/l), sendo o mesmo preso em flagrante e conduzido a delegacia plantonista da região. Neste acidente o condutor da SHINERAY saiu lesionado.

PESSOAS OBESAS SÃO BENEFICIADAS POR LEI DE AUTORIZA DO VEREADOR NITINHO.

Hospitais e unidades de pronto socorro devem possuir macas, cadeira de rodas e de banho dimensionada para pessoas obesas. A obrigatoriedade do equipamento está prevista na lei municipal nº 3.857, de autoria do vereador Nitinho (DEM). A propositura já foi aprovada pelos parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em abril do ano passado.

Nitinho explica que, ao fazer suas visitas periódicas aos postos e hospitais públicos de Aracaju, constatou que pessoas obesas sofrem para serem transportadas de um setor para outro ou até para serem acomodadas em uma cadeira de rodas. Diante da situação, o vereador criou a lei que obriga esses estabelecimentos a possuírem equipamentos adequados ao biotipo dessas pessoas.

“Muitas vezes o paciente obeso passa por constrangimento de não conseguir se encaixar em uma cadeira ou não caber em uma maca. Estes cidadãos também precisam ser transportados com comodidade e conforto”, destacou.

O parlamentar argumenta que parte da população tem problemas com sobrepeso, onde a obesidade pode ser considerada, em alguns casos, uma doença de risco. Deste modo, se faz necessário os hospitais se adequarem a esta realidade. “O objetivo deste projeto é atender estas pessoas com dignidade e respeito, evitando possíveis constrangimentos”, reforçou.

RADIOPATRULHA PRENDE SUSPEITOS DE MATAR PROFESSOR MINUTOS APÓS O CRIME.

A guarnição Leão 11, da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), prendeu o desempregado Maicon Douglas Santos Massarato e o mecânico Diego da Silva Alves na madrugada do domingo, 30, em São Cristóvão. Eles foram detidos após matar o professor universitário Jackson de Jesus Santos, de 35 anos, que foi asfixiado em seu próprio apartamento.

Segundo relato dos envolvidos, eles tinham acertado um programa com o professor, mas, ao chegar ao apartamento, anunciaram o assalto, momento em que entraram em luta corporal e acabaram asfixiando a vítima, que veio a óbito. Os vizinhos ouviram os gritos de Jackson e acionaram a polícia, que, ao chegar ao local já encontraram o homem despido, amordaçado e amarrado na cama, já sem vida.

A dupla foi flagrada no interior do apartamento enquanto retirava utensílios do imóvel. Os militares recolheram os suspeitos e os encaminharam à Delegacia Plantonista. Segundo informações da polícia, Massarato estava em Aracaju há dois meses e já tinha passagem pela polícia em São Paulo.

TRABALHADORES DA VALE DISCUTEM PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS DA EMPRESA.

No último dia 27 foi realizada Assembléia Extraordinária do SINDIMINA – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Mineração do Estado de Sergipe. A assembléia teve a participação de, aproximadamente, 300 trabalhadores da Vale no estado. A pauta única era a apresentação e votação da PR (participação nos resultados) 2010/2011.

A proposta do SINDIMINA é que 8% de todo o lucro da empresa seja repassado aos trabalhadores, sendo 4% de forma igualitária e os outros 4% de forma proporcional aos cargos ocupados.

Porém, a ampla maioria dos presentes à Assembléia decidiu pela aceitação da proposta da Vale, que será calculada a partir das metas alcançadas pela empresa em cada estado, e não os 8%, como reivindica o sindicato.

Para o presidente do sindicato, Davi Bispo, discutir a PR é democratizar os lucros da Vale.“Tudo o que a Vale ganha é fruto do esforço dos seus trabalhadores, por isso temos que participar também dos resultados”, enfatizou.

Ainda segundo Davi, a PR da Vale atualmente está em torno de 5 salários para cada trabalhador, excetuando Sergipe onde os trabalhadores tiveram uma média de 4,3 salários.

Além da participação nos lucros e resultados da empresa, o SINDIMINA tem como principal reivindicação a defesa da saúde e segurança do trabalhador. “A partir daquele fato que ocorreu no Chile, estamos ainda mais atentos com as questões de segurança porque muitos acidentes em minas vêm acontecendo em todo o mundo”, afirmou Davi Bispo.

Fonte: CUT/SE

GATI APREENDE DROGA DURANTE FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES EM PROPRIÁ.

Policiais do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) apreenderam cinco frascos de lança perfume artesanal, droga conhecida popularmente como ‘loló’, durante o patrulhamento ostensivo da festa do Bom Jesus dos Navegantes, ocorrida no último domingo, 30, na cidade de Propriá, distante 98 quilômetros de Aracaju.

A guarnição de serviço, composta pelo aspirante a oficial Lemos, sargento Garcia e soldado Joélita, abordou um grupo suspeito, nas imediações da festa de Bom Jesus dos Navegantes, por volta das 22 horas, e constatou que dois deles estavam em posse dos cinco frascos de lança perfume, além de portarem a quantia de R$ 156,00 em espécie.

A dupla, identificada como Anderson dos Santos, 21 anos, vulgo ‘Edinho’, e Franklin Lúcio dos Santos, 18 anos, o “Feroz”, ambos naturais de Propriá, foi detida em flagrante e conduzida à Delegacia de Própria, para as devidas providências. Com eles, a polícia ainda apreendeu um aparelho de telefonia celular, que também foi levado para a unidade da Polícia Civil juntamente com a droga.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO VERÃO 2011.

Falta pouco para o início do Projeto Verão 2011, evento que promete reunir milhares de pessoas na arena montada na Orla da Atalaia. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, grandes atrações vão se apresentar no palco principal, entre elas Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, Falcão e os Loucomotivos, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots.

Outros artistas locais também terão espaço reservado na tenda cultural. A programação inclui ainda oficinas de artes, torneios esportivos e atividades lúdicas para pessoas com deficiência, crianças e jovens inseridos em programas sociais. A Rua da Cultura, que todo ano é inserida no Projeto Verão, traz Leci Brandão, Cataluzes, Carol Prudente e Reação. Tudo isso na segunda-feira, dia 14. Mais informações no hotsite do Projeto Verão 2011.

Confira a programação completa:

Shows

10 de fevereiro
Palco Oficial - (às 21h)
Pitty
NX Zero
Alapada (SE)

11 de fevereiro
Palco Oficial - (às 21h)
Kid Abelha
Revelação
Mandinga de Praia (SE)

12 de fevereiro
Palco Oficial - (às 21h)
Nando Reis
Alceu Valença
Naurêa (SE)

13 de fevereiro
Palco Oficial - (às 21h)
The Baggios (SE)
Falcão e Os Loucomotivos
KaraRoots (SE)

Atividades culturais

10 de fevereiro
Tenda Cultural - (às 20h)
Dj Montezuma (SE)
Aliquid (SE)
Cabedal (SE)
Oganjah (SE)

11 de fevereiro
Tenda Cultural - (às 20h)
Dj Léo Levi (SE)
Ferraro Trio (SE)
Plástico Lunar (SE)
Kadência do Samba (SE)

12 de fevereiro
Tenda Cultural - (às 20h)
Dj Patrick Tor 4 (SE)
Café Pequeno (SE)
Sinestesia (SE)
Jimmy Loo (SE)

Concurso de Esculturas de Areia - (das 9 às 16h)
Workshop de Esculturas de Areia - (9 às 13h)

13 de fevereiro
Tenda Cultural - (às 20h)
Dj Pango (SE)
Banda dos Corações Partidos (SE)
Mensagem Negra (SE)
Só Lamento (SE)

RUA DA CULTURA (14 de fevereiro)
Leci Brandão
Cataluzes
Carol Prudente
Reação

Atividades esportivas

10 de fevereiro
Projetos Sociais - (08h às 12h)
Tamanco Chinês
Amarelinho
Corda
Vôlei Gigante
Dama
Dominó
Xadrez
Mini Futebol
Handebol
Jogos e
Brincadeiras Populares

Local
Praia de Atalaia

Oficinas
Capoeira
Pipa
Dança
Xadrez
Dama
Peteca

Local
Praia de Atalaia

Pessoas com Deficiência
(14h às 17h)
Parede de Escalada (Tarde)

Local
Praia de Atalaia

11 de fevereiro
Projetos Sociais - (09h às 17h)
Tamanco Chinês
Amarelinho
Corda
Vôlei Gigante
Dama
Dominó
Xadrez
Mini Futebol
Handebol
Jogos e
Brincadeiras Populares

Local
Praia de Atalaia

Oficinas
Capoeira
Pipa
Dança
Xadrez
Dama
Peteca

Local
Praia de Atalaia

14 às 18h
Torneio de Tênis de Mesa

Local
Praça da Juventude

18h
Corrida Noturna

Local
Praia de Atalaia

12 de fevereiro - 08h às 17h)
Handebol de Areia
vôlei 4x4
Vôlei de Dubla
Beach Soccer
Futvôlei
Campeonato Sindijor

Local
Praia de Atalaia

08h às 16h
Kite Surf

Local
Praia de Atalaia

08h às 16h
Body Board

Local
Praia de Atalaia

14h às 17h
Skate

Local
Praça da Juventude

14h
Parede de Escalada

Local
Praça da Juventude

18h às 22h
Parede de Escalada

Local
Praia de Atalaia

Torneio de Xadrez
Praça da Juventude

14h

13 de fevereiro (domingo) - (08h às 17h)
Handebol de Areia
vôlei 4x4
Vôlei de Dupla
Beach Soccer
Futvôlei
Campeonato Sindijor

Local
Praia de Atalaia

07h

Corrida Ciclística
Local

Praia de Atalaia

09h às 17h
Surf

Local
Praia de Atalaia

08h às 17h

Parede de Escalada

Local
Praia de Atalaia

16h às 18h
Skate

Local
Praia de Atalaia

14h
Basquete de Rua

Local
Praia de Atalaia

17h às 22h
Parede de Escalada

Local
Rua da Cultura

domingo, 30 de janeiro de 2011

NOVA TÉCNICA PERMITE OPERAÇÃO DE PRÓSTATA POR UM CORTE DE DOIS CENTÍMETROS.

Uma nova técnica minimamente invasiva para cirurgia da próstata começou a ser usada no Brasil. A primeira operação desse tipo no país foi feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na capital paulista.

A técnica permite que o paciente tenha a glândula operada por meio de um único furo de dois centímetros feito abaixo do umbigo, por onde entram um aparelho chamado de single port e uma câmera.

De acordo com o médico urologista do Centro de Referência em Saúde do Homem, Fábio Vicentini, a técnica é aplicada especificamente para próstatas grandes, que não podem ser operadas pelo método convencional: com acesso pelo canal da uretra. Normalmente a próstata aumentada é operada por um corte grande ou por laparoscopia com quatro ou cinco cortes menores. A técnica é indicada para homens com a próstata pesando 100 gramas. O peso normal é o de 15 a 20 gramas.

“Essa cirurgia é um avanço porque conseguimos fazer com um corte de dois centímetros uma cirurgia tão eficiente quando a aberta, só que mais rápida, com menor sangramento, menos dor. Outro ponto positivo da utilização dessa técnica é a diminuição dos custos, porque o paciente recebe alta no dia seguinte à operação, por isso o custo com a internação e os medicamentos ficam em torno de R$ 1,2 mil por paciente”.

Vicentini disse que fora do país o sigle port foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos. Segundo ele, o método já está implantado no Centro de Referência em Saúde do Homem. Por mês são realizadas cerca de 40 operações de próstata no hospital. Dessas 10 são de próstata aumentada.

“Essa não é uma doença que mata, mas o desconforto é grande porque dificulta muito na hora de urinar. A qualidade de vida do paciente cai muito e muitas vezes ele tem que usar uma sonda porque a urina não sai. Sem tratamento essa doença pode afetar a bexiga e os rins, podendo se tornar uma doença grave”.

Fonte: Agência Brasil (Flávio Albuquerque)

sábado, 29 de janeiro de 2011

NOVO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE DEVERÁ SER O CORONEL RESENDE.

Foto:  Acontece em Sergipe

Segundo o site www.nenoticias.com.br, o novo Comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe será o atual Secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel Resende.

Opinião do blog:

O Coronel Pedroso assumiu o Comando da PM/SE quando o movimento "Tolerância Zero" estava se encerrando, com a conquista do aumento salarial por parte dos militares sergipanos. Teria tido a oportunidade de ser um Comando que certamente entraria também para a história da Corporação como de conceito bom a excelente, porém o que se viu, foram diversas punições para a tropa, muitas delas desnecessárias, ou seja, poderiam ter sido resolvidas através do diálogo, chegando inclusive ao ponto de prender um representante de uma associação militar, o Sargento Vieira, que lutou e ainda luta pela classe, bem como, abrir diversos procedimentos administrativos e inquéritos policiais militares, contra o citado sargento e outros representantes da associação, faltando ao Comando do Coronel Pedroso um melhor assessoramento.

Já o Coronel Resende é tido como um homem tranquilo e de diálogo, o que certamente será um grande passo para se fazer uma excelente Comando à frente da PM/SE. Espera-se que o mesmo possa se cercar de bons assessores, pois isso também é de fundamental importância para quem quer comandar, pois como diz o ditado, comandar é comandar com, e não, sozinho ou na base da imposição. Boa sorte ao Coronel Resende e que possa fazer um excelente comando, pois a tropa está carente disso. Parabéns também ao Secretário de Segurança Pública Dr. João Eloy pela escolha.

Essa é a nossa opinião.

ESTADOS DO NORDESTE TÊM A DISPUTA MAIS ACIRRADA POR BOLSAS DO PROUNI.

Conseguir uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma tarefa mais difícil para os candidatos do Nordeste. Se em termos absolutos, São Paulo e Minas registraram o maior número de inscrições, 173 mil e 133 mil respectivamente, o Maranhão é o estado onde a disputa é mais acirrada, são 29,5 candidatos para cada bolsa ofertada. Em seguida vem o Ceará, com 25, 9 inscritos por vaga, além da Bahia e Paraíba – cada um com 20 candidatos por bolsa. No primeiro semestre de 2011, o número de inscritos para o programa cresceu 17%, atingido a marca de 1 milhão.

Para a professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em políticas de ensino superior Elizabeth Balbachevsky a disparidade ocorre porque a oferta de ensino privado é muito maior no Sudeste do que nas regiões Nordeste e Norte. “O MEC tem dificuldade de mudar essa equação porque no Nordeste o número de instituições privadas é relativamente pequeno. Por mais que a instituição tenha boa vontade, ela não pode oferecer todas as vagas pelo ProUni. Por isso, o problema não é que o ministério deveria oferecer mais vagas, mas é de disparidade regional mesmo”, explica.

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares a ex-alunos de escolas públicas que tenham um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em troca, as faculdades recebem isenção de impostos. Em São Paulo, foram oferecidas no primeiro semestre deste ano 38 mil bolsas – uma concorrência de 4,5 inscritos para cada vaga.

Elizabeth acredita que uma das soluções para superar essa desigualdade seria combinar o ProUni com outras políticas de acesso, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. “Ainda assim o crédito educativo tem alguns problemas que são quase inevitáveis. A população de baixa renda é a que mais tem receio de assumir esse tipo de dívida. Há estudos que mostram que quanto menor a renda, maior é a aversão da família em assumir um financiamento”, aponta.

Confira a relação de inscritos por bolsa em cada estado:


Estado
Número de inscritos
por vaga
Acre
1,42
Alagoas
15,4
Amazonas
9,37
Amapá
9,6
Bahia
20
Ceará
25,9
Distrito Federal
5,97
Espírito Santo
9,84
Goiás
7,2
Maranhão
29,5
Minas Gerais
11
Mato Grosso do Sul
10,45
Mato Grosso
8
Pará
13,6
Paraíba
20
Pernambuco
19,15
Piauí
22
Paraná
4,58
Rio de Janeiro
10,2
Rio Grande do Norte
10,3
Rondônia
9,12
Roraima
17,6
Rio Grande do Sul
8,1
Santa Catarina
2,63
Sergipe
9,79
São Paulo
4,5
Tocantins
9,6



Fonte:  Agência Brasil (Amanda Cieglinski)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SUS VAI AVALIAR SATISFAÇÃO DO USUÁRIO, DIZ PADILHA.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje (28) que vai implementar no Sistema Único de Saúde (SUS) um programa de avaliação da qualidade dos serviços, de acordo com a percepção dos usuários. Segundo Padilha, a ideia é levar para todo o país uma versão do SOU (Soluções e Orientação ao Usuário), um projeto da prefeitura de São Bernardo do Campo, município do ABC paulista.

Durante a inauguração de um Pronto Socorro Obstétrico em São Bernardo do Campo, Padilha se disse impressionado com os resultados do programa SOU. “Nós vamos carregar essa experiência, junto com as secretarias municipais, estaduais e algumas iniciativas diretas do Ministério da Saúde para que a gente possa implantar isso em todo o Brasil”.

Segundo o ministro, criar mecanismos para avaliar a qualidade do sistema de saúde é uma das prioridades da gestão dele. “Para que você tenha metas claras da União, estados e municípios”. Na opinião de Padilha, o programa implentado em São Bernardo do Campo, que conta uma equipe dentro de cada unidade de saúde para coletar as opiniões dos usuários, dá mais agilidade ao processo de avaliação.

Fonte: Agência Brasil (Daniel Mello)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EM SERGIPE DISTRIBUI CARTILHA "DIRETRIZES PARA UMA POLÍCIA CIDADÃ".

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) realiza nesta segunda-feira, 31 de janeiro, uma entrevista coletiva para apresentar a cartilha “Diretrizes para uma Polícia Cidadã”. O objetivo da publicação é esclarecer as pessoas sobre seus direitos e deveres no relacionamento com as Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de aproximar a população dos órgãos de segurança pública do país. A coletiva acontece na sede do MPF/SE (av. Beira Mar, 1064, bairro 13 de Julho) às 15h.

A cartilha foi produzida pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, responsável por assuntos criminais e do controle externo da atividade policial. A publicação explica, com linguagem acessível, as atribuições das instituições responsáveis pela segurança pública, informa sobre como proceder em casos de violência policial e sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

A cartilha será encaminhada para o Programa Cidadania e Paz nas Escolas e órgãos como OAB/SE, Justiça Federal e Ministério Público Estadual. Exemplares ficarão disponíveis na sede do MPF/SE e também, uma versão digital será publicada no site www.prse.mpf.gov.br

Fonte: MPF/SE

DEPUTADA APOIA LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFS EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA.

A deputada estadual Ana Lucia Menezes (PT) voltou a defender a implantação de um campus da Universidade Federal de Sergipe no município de Nossa Senhora da Glória, localizado na região do Alto Sertão.

Ela reafirmou seu apoio à luta da comunidade sertaneja na abertura do Fórum de Educação Territorial do Alto Sertão Sergipano, promovido pelo Colegiado Territorial daquela região, e realizado no Centro de Formação Ana Patrícia, no Povoado Lagoa Redonda.

A deputada Ana Lucia considera a instalação do campus fundamental para o desenvolvimento da região. “Para se fazer uma extensão de uma universidade em determinado local, é preciso avaliar a estrutura que a cidade oferece para acolher os estudantes e, neste sentido, sabemos que Glória é a cidade pólo da região. Além de facilitar o acesso ao conhecimento para os estudantes desta região, também poderá atrair estudantes dos mais variados locais do país”, disse.

No debate, foram aprovados quatro encaminhamentos propostos pela deputada Ana Lucia, dentre os quais uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado onde um representante do Colegiado irá falar sobre a importância e a necessidade do campus naquele município.

A deputada Ana Lucia é militante das causas da Educação. Ela apóia e participa da luta da comunidade do alto Sertão pela implantação da UFS em Nª Srª da Glória desde o ano de 2006. “Eu espero que não se faça valer o dito popular ‘os últimos serão os primeiros’, pois Glória foi a primeira a começar a mobilização para a implantação deste campus da UFS”, ressaltou.

O evento reuniu representantes da Secretaria de Educação do Estado e do Município de Nossa Senhora da Glória, do Legislativo Estadual, dos prefeitos do Alto Sertão, MST, UFS, MDA, Incra, Fetase, Emdagro, Sub-Sede Sintese, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, juventude, associações, comunidades quilombola, indígena e de pescadores.

A primeira fase do seminário encerra na sexta-feira e vai abordar ainda os temas cultura e gênero. Num próximo momento, o Colegiado Territorial do Alto Sertão promoverá outro encontro para tratar de assuntos relacionados à saúde e segurança na região.

Fonte: Assessoria Parlamentar (Adriana Sangalli)

BATALHÃO DE CHOQUE PRENDE ACUSADOS DE PORTAR 3 KG DE MACONHA EM SOCORRO.

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) prenderam na noite de quarta-feira, 26, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, 32 anos, e Ronival da Silva Lima, 38 anos, acusados de porte ilegal de droga no conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro.

A ação aconteceu por volta das 16 horas, quando uma guarnição comandada pelo sargento Fernande Pereira dos Santos realizava rondas na localidade e observou dois indivíduos em uma motocicleta Twister, de cor vermelha, placa IAH 4424, em atitude suspeita, tendo em vista que ficaram nervosos ao perceber a presença da viatura da PM no local.

Os policiais realizaram abordagem e encontraram com a dupla a quantia de R$ 197,20, dois celulares, duas sacolas, dois capacetes e a quantia de 3 Kg de maconha. A motocicleta também foi apreendida. Ronivaldo já responde por receptação pela cidade de São Cristóvão e por homicídio, pela vara Criminal de Nossa Senhora do Socorro. O caso foi encaminhado à 5ª Delegacia Metropolitana.

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO ESTÁDIO PRESIDENTE MÉDICI ESTÃO CONCLUÍDAS.

Considerado a maior praça esportiva do interior sergipano, o Estádio Presidente Médici, situado no município de Itabaiana, distante 59 quilômetros de Aracaju, será reinaugurado no próximo domingo, 30, pelo governador Marcelo Déda, após passar por uma revitalização que além de revigorar o espírito desportivo da cidade, vai ficar marcada como uma das principais obras de infraestrutura no interior sergipano. Na obra, que foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), foram investidos mais de R$ 2 milhões.

O Estádio, que tem 40 anos de fundação e nunca passou por mudanças significativas em sua estrutura, já está com as obras finalizadas, passando apenas por limpeza. Ele voltará a sediar os jogos do seu clube local, a Associação Olímpica de Itabaiana, prometendo alavancar o estímulo desportivo da população.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o estádio estava em condições precárias. “Reformulamos praticamente tudo. Fechamos o anel superior em todo o seu perímetro. É uma obra importantíssima para o município e significa a demonstração da preocupação do Governo do Estado com essas praças esportivas que têm um valor sem igual para a população, além de estimular o esporte”, destacou ele.

O presidente do clube Itabaiana, Eduardo Lima de Almeida, confessa que nessas quatro décadas, a reforma apresenta-se como um presente para população. “Na minha visão é um divisor de águas no futebol de Itabaiana e, principalmente, para o interior sergipano, porque hoje temos um estádio moderno e seguro, e que vai servir à comunidade. Foi um grande presente. A maior mudança foi na questão segurança, porque da maneira que estava era muito perigoso, colocando em risco a vida dos que participavam do jogo. Era tudo deteriorado”, relembrou, acrescentando que o espírito do torcedor é de ansiedade para ver o clube jogar. “Estou orgulhoso e feliz por essa obra”.

Um novo estádio

A reforma abrange a ampliação das arquibancadas, com fechamento do anel, aumentando a capacidade do estádio para mais de 11 mil torcedores sentados; reforma do gramado; a instalação de um novo alambrado e um moderno placar eletrônico; além de novas instalações elétricas e hidráulicas; urbanização das áreas internas e externas; vestiários; refletores; placar eletrônico; calçada externa totalmente recuperada; escudo do clube feito de alvenaria em alto relevo; traves e redes novos; cadeiras da mesma qualidade das que existem no Maracanã; além de tampas do túnel de saída.

Também foram reformados os vestiários dos jogadores e dos árbitros, os sanitários, a implantação de acessos para deficientes físicos e uma sala de enfermagem para atendimentos em casos de emergência.

Jailton dos Santos, de 49 anos, é executor de serviços básicos do estádio há mais de 20 anos. Ele, assim como os itabaianenses, é declarado apaixonado pelo estádio e sente-se honrado em poder vê-lo reformulado. “Foi construído quase que completamente um novo campo. Queremos agradecer ao governador por essa obra, considerada uma das maiores neste município. O governador nos deu um presente: hoje podemos dizer que temos um estádio de futebol, para receber qualquer clube do Brasil.

Os jogadores do Itabaiana, Cristiano da Silva (zagueiro) e Euler Oliveira (atacante), oriundos do Estado do Pará, estão admirados com o novo campo. “Não passa vergonha em ninguém. Está excelente. O povo de Itabaiana está muito agradecido porque temos um estádio com os mesmos padrões que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece”, declarou o zagueiro. O atacante Euler, por sua vez, também aprovou a reforma e não esconde a ansiedade em poder jogar. “A grama parece um tapete. Está lindo”, reforçou.

Os moradores da cidade não escondem o entusiasmo. José Amilton, 50, torcedor assíduo do clube, está feliz. “A reforma é excelente, vai recuperar a nossa autoestima", revelou. Cosme dos Santos, 57, disse que costuma assistir aos jogos nos dias de domingo. “Agora, não vou mais perder um só jogo. As cadeiras estão novas e confortáveis, está uma beleza. Só temos a agradecer ao Governo de Sergipe por isso”. A festa de inauguração vai contar com um jogo amistoso entre o Itabaiana e o Estanciano a partir das 16h.

CUT REPUDIA AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS E MANTÉM MOBILIZAÇÃO.

A prefeitura municipal de Aracaju anunciou na manhã de hoje (28) mais um reajuste na tarifa de ônibus. A partir da próxima segunda-feira (31), os trabalhadores e estudantes de Aracaju e região metropolitana passam a pagar R$ 2,25 por uma viagem de ônibus.

No início do ano, o Sindicato das Empresas de Transportes de Pessoas (SETRANSP), solicitou reajuste de 16,67%, propondo a tarifa em R$ 2,45. Mais uma vez, a prefeitura municipal demonstra que está ao lado do empresariado, defendendo os seus interesses e onerando a classe trabalhadora.

Desde o anúncio do SETRANSP propondo o reajuste, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) se posicionou contrária a qualquer proposta de aumento da tarifa por entender que o aumento representa um duro golpe nos trabalhadores aracajuanos.

Com mais esse aumento, o valor da tarifa na capital sergipana aumentou 150% em 10 anos, passando o valor de R$ 0,90 em 2000 para R$ 2,25. De acordo com o vice-presidente da CUT/SE, Cristiano Cabral, “o índice de reajuste é superior ao valor da inflação no último período, bem como do reajuste do salário mínimo. Ou seja, a nova tarifa piora as condições de vida do aracajuano, representando uma atitude que contraria a intenção de tornar Aracaju uma capital que preza pela qualidade de vida”.

É preciso discutir a qualidade do transporte

Para a CUT o serviço prestado pelas empresas de transporte é de péssima qualidade. “Os empresários exploram os trabalhadores do setor (motoristas e cobradores), oferecem ônibus velhos e superlotados, falta de acessibilidade, impontualidade nos itinerários. Mas, no momento de solicitar reajuste, exibem uma retórica vazia para conseguir ampliar seu poderio econômico, mesmo contrariando o interesse público, o meio ambiente e a qualidade de vida”, enfatiza Cristiano Cabral.

O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o Dudu, concorda e defende que antes de pensar em aumento da tarifa é preciso discutir a qualidade do transporte. “Ainda é pouca a quantidade de ônibus com rampa de acesso para deficiente e muitos trabalhadores não conseguem pegar o transporte porque os ônibus vivem lotados, o que é uma falta de respeito”, afirmou.

Participação social na definição das tarifas

Segundo Dudu, é preciso também democracia e transparência no serviço público de transportes. “É preciso que seja realizada uma auditoria das planilhas de custos e lucros e a partir daí ser feito o debate. Não dá para o empresário sozinho achar que deve aumentar o valor da tarifa sem consulta ao usuário do dia-dia”, afirmou.

Concordando com Dudu, Cristiano denuncia que o processo de definição do índice é obscuro e autoritário, uma vez que, “por exemplo, a composição do conselho não tem paridade entre representantes do poder público e da sociedade, além de não haver a devida publicidade (de forma didática) para a população no sítio eletrônico da prefeitura acerca dos custos e lucros das empresas do setor”.

Para a CUT, o transporte público representa o direito à mobilidade e os valores atualmente cobrados constituem obstáculo à concretização deste direito por parcela significativa da população que percorre longas distâncias à pé ou de bicicleta por não comportar os preços das passagens em seu orçamento mensal.

Por outro lado, segundo Cristiano Cabral, deve-se registrar que um transporte coletivo de qualidade significa melhoria no meio ambiente da cidade, pois levará mais pessoas a utilizar os ônibus e deixar seus carros particulares em casa.

Ato Público e Protocolo no MP

Desde o primeiro momento, a CUT defende o congelamento da tarifa; auditoria pública da planilha de custos e lucros das empresas; abertura de licitação para o serviço de transporte; repúdio a qualquer espécie de desoneração dos empresários. Para tal, diversas mobilizações e atos foram realizados na capital.

No dia 12 de janeiro, a CUT realizou seu primeiro Ato Público contra a proposta de aumento da tarifa. O Ato aconteceu no Calçadão da João Pessoa e conseguiu dialogar com a sociedade e mostrar a indignação da Central. Nesse mesmo dia, a CUT protocolou ofício no Ministério Público solicitando providências do órgão, principalmente no que diz respeito à apresentação das planilhas de custos e lucros das empresas.

“Nós sugerimos ao MPE que convoque o SETRANSP, a Prefeitura de Aracaju e a CUT/SE, como representante dos trabalhadores, para discutirmos não só a planilha de custos das empresas, mas também a planilha de lucros. Há muito a sociedade sergipana clama por um transporte público de qualidade com transparência e participação popular no processo de definição das tarifas. O debate central dessa situação é a questão da licitação. Aqui em Aracaju não se faz licitação para o transporte público. Se o Ministério Público aceitar a nossa sugestão de debate, nós vamos dar um grande passo, de fazer com que a sociedade se envolva e possa, cada vez mais, fazer parte das decisões que dizem respeito a ela”, confirmou Dudu.

Provocação a órgãos públicos

Na semana seguinte, no dia 20, a CUT junto a outras centrais sindicais, movimentos sociais e entidades estudantis protocolaram um ofício unificado na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público.

Dessa vez, o documento reivindicava: o congelamento da tarifa de ônibus, auditoria pública das planilhas de custos e lucros das empresas, além do repúdio a isenção fiscal dos empresários.

Na Prefeitura, o documento foi entregue ao chefe de gabinete, Bosco Rollemberg. Durante a entrega, o representante da prefeitura garantiu que, antes do aumento, era possível uma audiência entre a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e entidades dos trabalhadores. No entanto, a prefeitura não cumpriu com o que foi dito e, mais uma vez, optou por ouvir e atender o empresariado.

Abaixo-assinado e Ato Unificado

No dia 21, mais uma vez a CUT foi às ruas e mostrou o seu lado. Novamente em conjunto com outras entidades do movimento social, a CUT lançou um abaixo-assinado como forma de dar continuidade às mobilizações populares junto aos órgãos públicos.

Para Dudu, o abaixo-assinado é mais um instrumento de pressão, e representa uma forma concreta da população se posicionar. “O abaixo-assinado cumpre duas funções importantíssimas, pois, além de gerar um documento, ele também convoca a população para a responsabilidade. Ao participar do Abaixo-Assinado e colocar o seu nome, o cidadão passa a ser um ator daquele processo, e passa a fazer parte dessa luta contra o aumento da tarifa de ônibus”, afirmou.


Quatro dias depois, no dia 25, a CUT e sindicatos filiados promoveram mais um Ato Público. Com faixas, cartazes e panfletos, a Central pautou a necessidade de manter as mobilizações contra o reajuste da tarifa e em defesa do transporte público de qualidade.

Fortalecimento das elites sergipanas

Para a CUT, o aumento da tarifa significa também que em dez anos de gestão municipal os partidos de esquerda (PT e PC do B) não enfrentaram dois pilares fundamentais do poderio econômico da elite sergipana: o sistema de transporte e o setor imobiliário.

“No primeiro aspecto, não foi realizada sequer a licitação, além de ser mantida a lógica de majoração da passagem e os péssimos serviços. No segundo ponto, não há Plano Diretor que garanta um desenvolvimento econômico e social ambientalmente sustentável para nossa cidade”, frisou Cristiano Cabral.

Completando, Cristiano afirma que não há como argumentar correlação de forças políticas desfavorável, pois “em determinados momentos ao longo destes 10 anos, as gestões gozaram de altos índices de popularidade, conseguindo, inclusive, vitórias eleitorais no primeiro turno. Ora, este acúmulo de forças eleitoral e de aceitação popular poderia ser direcionado para, ao menos, tentar alterar a lógica de funcionamento da cidade em favor da maioria da população com medidas de caráter democrático e popular no sistema de transporte e no ordenamento fundiário da cidade”.

Dessa forma, para a CUT aumentar a passagem acima da inflação significa empoderar ainda mais os grandes empresários do sistema de transporte em detrimento da classe trabalhadora, o que fortalece a direita econômica, social e politicamente em nossa capital.

A CUT/SE continuará a defender um transporte público de qualidade e na próxima semana irá ao Ministério Público, além de definir outras ações no intuito de reverter esse cenário.

Fonte: CUT/SE

SUSPEITOS MORREM EM CONFRONTO COM A PM EM POÇO REDONDO.

A Polícia Militar trocou tiros na manhã desta sexta-feira, dia 28, com dois suspeitos de pistolagem e roubo de gado em Poço Redondo, distante 184 quilômetros de Aracaju. José Acácio dos Santos, conhecido como ‘Zé Claudio’, 41 anos, e José Carlos da Silva, 29, reagiram com disparos de arma de fogo a uma abordagem realizada pelo Pelotão Especial de Patrulhamento em Área de Caatinga (Pepac) e faleceram ao ser atingidos.

Segundo o comandante do Pepac, tenente Manoel Oliveira, a dupla trafegava por uma estrada vicinal que dá acesso ao município de Porto da Folha no momento em que foram abordados por uma equipe da unidade. Eles estavam em uma motocicleta Honda CG Titan 150, de cor azul e placa HZU-3623. "Demos ordem de parada para que fosse feita a revista, mas eles empreenderam fuga e, ao serem perseguidos, dispararam contra a guarnição", resumiu o oficial.

Dois dos disparos atingiram a porta lateral da viatura e um atingiu um dos policiais da guarnição, que não sofreu ferimentos por conta do uso do colete antibalístico. "Com a ação dos indivíduos, a guarnição comandada pelo tenente Fabrício Almeida revidou, desferindo disparos contra a dupla, que foi alvejada e conduzida ao hospital do município de Poço Redondo, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito", acrescentou Oliveira.

Durante a ocorrência, o Pepac apreendeu dois revólveres, sendo um de calibre 38 - com seis munições deflagradas - e outro, de calibre 32, com seis munições intactas, porém 'picotadas'. "O fato dos cartuchos terem sido danificados pela arma evidencia que o indivíduo chegou a disparar, porém o armamento falhou e o projétil não foi deflagrado", comentou o tenente.

O comandante do Pepac acrescentou que os acusados têm envolvimento com roubo de gado e homicídios qualificados - com promessa de recompensa - na região da caatinga em Sergipe, entre outros crimes. “José Acácio era sergipano, ex-presidiário e estava em liberdade após cumprir pena pela autoria de um homicídio que vitimou um casal de idosos há alguns anos, no povoado Umbuzeiro do Matuto, em Porto da Folha, onde residia. Já José Carlos era paulista e residia em um assentamento rural em Poço Redondo", detalhou.

O caso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em Poço Redondo e ficou sob a responsabilidade do delegado Antônio Francisco, da Delegacia Regional de Glória, que atende também coordena à corporação naquele município.

TARIFA DE ÔNIBUS PASSA DE R$ 2,10 PARA R$ 2,25.

Começa a vigorar neste domingo, 30, a nova tarifa do sistema de transporte coletivo da capital e região metropolitana. O valor passou de R$ 2,10 para R$ 2,25, o que representa um reajuste de 7,14%. O percentual de aumento, definido após estudos realizados pela equipe técnica do município, foi homologado na manhã desta sexta-feira, 28, pelo Conselho de Administração da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O índice de reajuste concedido foi menos da metade do que foi solicitado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). Os empresários queriam um aumento de 16,67%, o que elevaria o valor da tarifa para R$ 2,45. "Nunca concedi um reajuste baseado na proposta empresarial, o que reforça que meu relógio não funciona pelo relógio dos empresários do transporte coletivo", disse o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo Edvaldo, a prefeitura tem consciência de que é preciso reajustar a tarifa, em função dos insumos que aumentam os custor do setor. No último ano, os gastos com insumos (pneus, combustável, peças, manutenção e pagamento de pessoal, por exemplo), subiram acima da inflação. "Mesmo assim, tivemos o menor reajuste de todo o nordeste e um dos menores do Brasil", lembrou. Em Salvador o aumento da passagem foi de 8,6%; Recife (8,66%); João Pessoa (10,5%); Natal (10%); e São Paulo (11%).

De acordo com o prefeito, outro fator que deve ser levado em consideração é a renovação da frota em quase 50% (desde 2007 passaram a circular nas ruas da cidade 180 novos ônibus) e o fato de as empresas do setor custearem 60% das tarifas, por conta dos vale-transportes e da meia-passagem para estudantes. "Esses aspectos também precisam ser levados em conta, mas sem deixar de lado o impacto social, o que fez com que a passagem de Aracaju fosse uma das menores do país", ressaltou.

Ao analisar a planilha de custos apresentada pelo Setransp e a planilha aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, que define critérios e orienta o cálculo do reajuste tarifário, o Conselho de Administração da SMTT concluiu que o aumento necessário para compensar a majoração dos custos era menor que o solicitado pelos empresários, de 16,67%.

Além dos aspectos técnicos, o Conselho levou em consideração também, por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, o impacto social do reajuste. "O aumento, inclusive, foi menor do que o concedido no ano passado. O prefeito orientou que o percentual fosse o mais baixo possível, somente para compensar o incremento dos custos e não inviabilizar o serviço", destacou o secretário municipal de Governo e presidente do Conselho Administrativo da SMTT, Lucas Fialho.

Ainda segundo Lucas Fialho, toda a análise seguiu as orientações técnicas e legais constantes na lei municipal que rege o reajuste da tarifa de ônibus. É legislação que detalha como a planilha de custos deve ser elaborada e revisada.

Novidades

O superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, informou que os passes escolares e vales transportes adquiridos com o valor antigo poderão ser utilizados até seu esgotamento. "Não há prazo para sua utilização para que ninguém seja prejudicado", afirmou.

Durante a reunião para homologação do reajuste, Osvaldo anunciou ainda que a Prefeitura de Aracaju dará continuidade ao processo de melhoria do serviço de transporte público. "Uma das providências adotadas ainda neste semestre é a criação de corredores especiais de ônibus, para facilitar a fluidez e reduzir o tempo de viagem", antecipou.