terça-feira, 7 de maio de 2013

AUGUSTO BEZERRA QUER PRESIDENTE DA CODEVASF EM SERGIPE.


O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna para cobrar a visita do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, aos perímetros irrigados na região do Baixo São Francisco. O democrata acusou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) por agir sorrateiramente e impedir a vista de Vaz para conversar com os parceleiros da região. Augusto acha que Valadares se sentiu enciumado e incomodado pelo fato do senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal André Moura (PSC) terem feito convite e acertado todos os detalhes para a visita que estava agendada para essa segunda-feira (6), que foi subitamente cancelada.

Augusto explicou seu ponto de vista pelo fato de cabe sempre ao senador Valadares e ao PSB a indicação do superintendente da Codevasf em Sergipe. O democrata também falou da discussão que travou com o senador em um programa de rádio. “Lamento o destempero do senador Valadares. Eu não sei se ele está com alguma doença, até porque ele marcou sua trajetória política agindo de forma comedida, atuando mais nos bastidores. Agora, ultimamente, ele estranhamente tem atacado os deputados. Fez com Maria Mendonça (PSB), Adelson Barreto (sem partido) e agora me chama de mentiroso! Fui secretário do governo dele e nunca o vi dessa forma! É uma atitude desesperada do senador que me levou a pensar que ele está caducando”.

O democrata lembrou que a cerca de um mês uma comissão de deputados visitou os perímetros irrigados e ouviu as reclamações dos parceleiros. “É uma situação desesperadora dos rizicultores que sofrem com o desprezo da Codevasf em Sergipe. Em momento algum eu ataque o senador Valadares ou o superintendente que ele indicou. O problema é que o convite para o presidente nacional da Codevasf vir a Sergipe foi formulado pelo senador Eduardo Amorim e pelo deputado federal André Moura. É isso que está incomodando”.

“Como o presidente cancelou a viagem, disseram que ia vir um Solon, que diretor de irrigação e operação. No domingo a noite, graças a um telefonema do deputado André Moura, foi que descobrimos que ele não viria mais e que o superintendente Paulo Viana iria representa-lo. Mas isso não é o que os parceleiros querem. Ele não acreditam mais. Nos últimos anos já passaram pela Codevasf, além de Paulo, seu irmão Antônio Viana e até a esposa de Sukita (PSB). No mínimo eles querem esconder que a água dos perímetros irrigados não é limpa, mas a água que é servida ao município e que passa pelo esgoto e depois vai irrigar os lotes”, completou o vice-líder da oposição.

Augusto Bezerra foi ainda mais longe e disse que, mesmo sendo chamado de mentiroso, respeita o cargo de senador da República e a pessoa de Valadares. Agora o democrata pediu que ele parasse de agir à surdina e respeitasse mais as pessoas. “Tem que parar com isso! Todo mundo entendeu que Valadares usou o cargo de senador para proibir que o presidente da Codevasf viesse a Sergipe. Ordenou que Paulo Viana fosse ouvir os parceleiros. Agora quantos trabalhadores se mobilizaram para esse encontro?”.

“Valadares tem que parar com esse jogo rasteiro e depois tentar jogar para a sociedade a imagem de bom moço. A máscara está caindo. Se desligou o telefone durante o nosso debate é porque não tem argumento. Valadares não é o dono da Codevasf, apesar dele fazer do órgão um feudo”, criticou o deputado, voltando a defender que a sede da Codevasf tem que estar instalada na região do Baixo São Francisco. O democrata disse que vai apelar aos senadores e deputados federais para convocaram a visita de Elmo Vaz a Sergipe.
Apartes – O líder da bancada de oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), em aparte, disse que presenciou a água suja sendo deslocada para os perímetros em Propriá. “Vimos máquinas velhas, sucateadas, uma bagaceira! Uma tragédia! Aquele povo do Baixo São Francisco naquela expectativa e a reunião com o presidente da Codevasf não ocorreu”.

Em seguida, Venâncio disse que é amigo de Paulo Viana e que não tem problema algum com ele, mas entende que a gestão do superintendente não agrada. “É um descrédito junto aos parceleiros. Paulo Viana ia fazer o que lá? Os problemas existem e ele não os resolveu! E o mais grave são os relatórios que foram enviados de Sergipe para Brasília apresentando um contexto fora da realidade. Todo mundo está estranhando esse comportamento do senador e o presidente da Codevasf deve uma satisfação aos parceleiros e à população sergipana”.

Além da deputada Angélica Guimarães (PSC), que defendeu uma solução para o problema da sua região, o também deputado Zeca da Silva (PSC) disse que também estranhou o comportamento agressivo do senador Valadares. “Os deputados foram aos perímetros e verificaram que o relatório encaminhado pela Codevasf não condiz com a realidade. Agora o que mais me surpreende é esse nervosismo do senador que foi uma pessoa respeitosa, que é um político experiente”.

Em seguida, Zeca disse que se alguém tem culpa, esse alguém é a Codevasf. “Há seis anos que estou nesta Casa e escuto a mesma história sobre o Baixo São Francisco. Paulo Viana é amigo de minha família, mas a Codevasf não está dando conta do recado. Se for o caso, a gente tira o time de campo e o governo, junto com o senador Valadares, faz uma visita técnica a região. O nosso objetivo é resolver o problema em definitivo! Das três bombas, apenas um funcionou e no dia que os deputados foram lá. Sem contar que a não vinda é um desrespeito a um senador e a um deputado federal que podem muito bem convocar o presidente da Codevasf”.

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) lamentou que o governo federal tenha repassado R$ 10 milhões para a região, mas o dinheiro foi devolvido por falta de investimentos. “A não vinda do presidente da Codevasf foi um gesto de profunda deselegância com os parceleiros, com o deputado André Moura e com o senador Eduardo Amorim. E não deram nem uma satisfação. Todos querem a solução do problema. Muita coisa ruim está acontecendo naquela região. Eu me solidarizo com os rizicultores e os parlamentares”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário