terça-feira, 17 de junho de 2014

JACKSON AUTORIZA REVITALIZAÇÃO TOTAL DO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE ARACAJU.

Um dos principais símbolos da vida cultural aracajuana – o Centro de Criatividade – será totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, numa obra avaliada em mais de R$ 1 milhão. A ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos foi assinada na noite desta segunda-feira, 16, pelo governador Jackson Barreto.  A obra é uma parceria das secretarias de Estado da Cultura e Infraestrura, com apoio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). 

Fundado em 1985, o Centro de Criatividade, localizado no bairro Getúlio Vargas, é referência para produtores e usuários da cultura nas suas mais diversas formas de expressão. Jackson Barreto o considera o centro de Cultura Popular mais importante de Aracaju, por isso ele fez questão de dar continuidade ao projeto de recuperação encomendado pelo governador Marcelo Déda.

“Pela primeira vez o Centro de Criatividade vai receber uma reforma profunda em suas instalações. Isso aqui é o berço da cultura popular de toda essa região. É o espaço mais democrático de toda a cultura popular de Aracaju. Está parcialmente destruído, mas com a política do governo, política de cultura, vamos recuperá-lo, revitalizá-lo e ampliar os espaços de cultura da nossa cidade e, de forma mais objetiva, da cultura popular. Fui criado aqui no bairro Cirurgia, aqui é a nossa antiga Caixa D’Água transformada no Centro de Criatividade, então estou em casa. Morei 40 anos aqui e estou feliz porque estou assinando esta ordem de serviço”, destacou o governador.

A moradora da comunidade Rosália Alves definiu o sentimento dos moradores ao receber a notícia. “Estou feliz pela revitalização do Centro de Criatividade. Eu me criei brincando aqui dentro, hoje o meu irmão é funcionário e nós estamos há muito tempo lutando pela revitalização desse espaço, que precisava ter vida. Então, nós da comunidade Getúlio Vargas, Cirurgia e Maloca agradecemos a revitalização do centro”, disse.

O vereador Robson Viana, que também é da localidade, falou da satisfação em receber a obra e agradeceu. “Agradecer porque é uma felicidade muito grande essa revitalização, foi uma luta desde o governador Marcelo Déda e hoje o governo vem realizar junto com outro presente que foi o asfaltamento de ruas no bairro Cirurgia. Obrigada governador por olhar pela nossa comunidade”. 

Força cultural

De acordo com a secretária Eloisa Galdino, a obra além de uma grande ação do governo tem um significado especial, pois pretende criar um novo conceito do Centro de Criatividade que trabalhe com os elementos da comunidade da Maloca, remanescentes de um quilombo urbano e donos de uma cultura negra muito forte. 

“A nossa ideia é equipar o Centro com os espaços de auditório, de laboratório inclusive de audiovisual para uma mudança na política de uso do espaço. A obra é uma iniciativa do governador Jackson Barreto, ele que viveu nessa comunidade, e para nós é uma satisfação imensa poder recuperar completamente o Centro, dando a ele uma nova vida, não só do ponto de vista estrutural, mas sobretudo vocacional, uma vez que aqui nós temos oficinas das mais diferentes áreas. Tudo isso revigorado para atender a população sergipana e a população que habita o entorno do Centro de criatividade”, ressaltou a secretária, lembrando que a obra faz parte de um plano de recuperação das unidades culturais que o governo tem realizado dando mais vida e criando alternativas para a juventude e para a população em geral.

A revitalização


O secretário de Infraestrutura, Valmor Bezerra explicou que obra não vai mudar a estrutura do espaço. “Ela vai reformar melhorando, adaptando a acessibilidade naquilo que for possível, para não descaracterizar esse espaço onde a cultura sergipana é mostrada permanentemente”, informou. 

A obra fará revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, construção de guaritas nas entradas, revisão de esquadrias, revestimento, implantação de sistema de combate a incêndio, pavimentação e pintura de todo o espaço, e construção de plataforma elevatória e rampas para pessoas com deficiência. Serão realizados também projetos de paisagismo e de urbanização, além de restauração da cobertura existente. Será construído ainda um alojamento que ficará a disposição dos artistas. 

Durante a assinatura da ordem de serviço também estiveram presentes o secretário adjunto da Cultura, Wellington Mangueira, o diretor da Cehop, Antônio Carlos, o representante da empresa realizadora da obra, Carlos Henrique,o secretário de Planejamento Augusto Gama, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, os deputados Fábio Reis,  Garibaldi Mendonça e João Daniel, o vereador Emanoel Nascimento e o coordenador especial da Juventude Fredson Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário