quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GOVERNO DO ESTADO CERTIFICA QUASE 36 MIL ALUNOS NO "SERGIPE ALFABETIZADO".

O direito a ler e a escrever só foi conquistado por Davilna de Jesus aos 61 anos. Moradora do povoado Pau Amarelo, em Umbaúba, ela lembra bem quando a escola chegou ao seu povoado. “Foi em 1971 com a professora Adelaide Pereira. Eu já tinha 23 anos, estava casada e com uma penca de filhos”, disse. “Era criança quando comecei a trabalhar na roça deixada pelo pai”, conta a agricultora.

Este ano Dalvina conseguiu ser alfabetizada pelo programa ‘Sergipe Alfabetizado’ e ainda conquistou o 3º lugar no I Concurso de Redação do programa. Os certificados e a premiação foram entregues pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, na manhã desta quinta-feira, 17, no Ginásio Constâncio Vieira. A solenidade ainda contou com a participação do governador licenciado, Marcelo Déda.

Em 2009, foram alfabetizadas 35.947.pessoas. Já o primeiro módulo do programa alfabetizou 25.945 pessoas, totalizando 61.892 alfabetizados. “Entendemos que todas as obras que um Governo puder realizar são importantes: desde a construção de uma casa até a construção de uma ponte. No entanto, a construção do saber é a mais importante obra de um Governo. Hoje, Sergipe tem mais de R$ 1 bilhão em obras espalhadas por todos os municípios, mas nos deixa mais felizes saber quer atingimos a marca dos 62 mil sergipanos que agora sabem ler e escrever”, frisou Belivaldo.

O módulo 2009/2010 do programa foi dividido em duas etapas. A primeira, que teve início em dezembro, conta com 31 mil alunos matriculados. Já a segunda etapa será iniciada em fevereiro com 41 mil alunos, totalizando 72 mil inscritos. As turmas, que duram em média oito meses, estão espalhadas por 74 municípios. O módulo 2010/2011 terá como meta atingir 40 mil. “Esse programa atende a um público bem diferenciado: comunidades quilombolas, MST, detentos do sistema prisional. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi ver que a média de idade das pessoas que participaram do programa é de 54 anos”, disse o governador em exercício.

Marcelo Déda, que está licenciado do Governo desde o dia 2 de outubro, fez questão de participar da solenidade. “Estou aqui para dar os parabéns a esses alunos. Muitos de cabelo branco, saindo de casa à noite para aprender a ler. Hoje, esses 35 mil alunos são vitoriosos. Com a mão que já pegou na enxada, hoje essa mão pega uma caneta para, quem sabe, reescrever o destino do país”, salientou Marcelo Déda.

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, reforçou o papel social do ‘Sergipe Alfabetizado’. “Esse programa é uma grande demonstração do compromisso social deste Governo. É um Governo de mudanças que está preocupado com a parcela da população que foi excluída por mais tempo. Nunca um programa tão abrangente foi pensado no estado de Sergipe. Chegaremos à 120 mil pessoas alfabetizadas”, garantiu.

Continuidade

Acácia Maria Dantas viu sua única filha ingressar no curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Mas, aos 49 anos, ela ainda não sabia ler e escrever. “Vi o cartaz no posto de saúde de Nossa Senhora do Socorro e fui atrás das informações. Levei as cópias dos documentos que precisava e esperei começarem as aulas”, lembra. Depois de oito meses em sala de aula, ela afirma que valeu a pena. “Agora eu leio tudo. Se vejo, uma placa vou ver o que está escrito. Não quero mais parar de estudar”.

O coordenador do programa, Genivaldo Martires, explica que um dos principais diferenciais do ‘Sergipe Alfabetizado’ é estimular os alunos a continuar os estudos. “O nosso grande objetivo é inserir esses alunos nas continuidades dos estudos. Se ficarmos somente na Alfabetização, eles deixam de aproveitar muita coisa. Queremos estimular que eles entrem pelo Sergipe Alfabetizado e possam continuar os estudos até, quem sabe, o ensino superior”, disse.

Durante a solenidade também foram entregues os prêmios para os três primeiros colocados do Concurso de Redação do Sergipe Alfabetizado. Os prêmios foram uma televisão para o 1º colocado, um aparelho de DVD para o 2º e um aparelho de som para o 3º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário